Quem pode atuar em nome do Ecad?
Ecad explica quem pode atuar em se nome e quais as formas de identificação dos profissionais habilitados. Foto: Divulgação/Ecad
in

Quem pode atuar em nome do Ecad?

Ecad explica como funciona a identificação e atuação dos colaboradores na realização da cobrança de direitos autorais

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) explicou como funciona o processo de cobrança de direitos autorais e quem pode atuar em nome do escritório. O processo é feito por meio de ligações telefônicas, e-mails e atendimentos presenciais. Tanto os colaboradores diretos quanto os funcionários das agências terceirizadas podem atuar em nome do Ecad, e todos são identificados com o crachá funcional.

Leia Mais:

Foto: Reprodução/Relatório Ecad

Se você ficar em dúvida ou quiser confirmar a identidade da pessoa que entrou em contato, no site do Ecad há uma seção específica, atualizada mensalmente, para consultar os nomes​ dos funcionários próprios e terceirizados habilitados para realizar essa atividade em nome do Ecad, clique aqui para acessar.

É importante lembrar também que o pagamento do direito autoral é feito exclusivamente por meio de boleto bancário. Nenhum funcionário está autorizado a receber qualquer valor em espécie ou quaisquer outras formas de pagamento.

> Clique aqui e saiba como reconhecer um boleto do Ecad​

Caso você desconfie de alguma irregularidade, envie uma mensagem o Canal de Denúncias do Ecad​ ou procure uma das unidades do escritório.

Profissionais e representantes habilitados e inabilitados​ do Ecad​

Para cuidar da arrecadação e da distribuição de direitos autorais em todo o Brasil, o Ecad conta com 21 unidades nas principais capitais e regiões do Brasil, além de 17 agências credenciadas que auxiliam nos locais em que não há escritórios próprios.

Apenas os profissionais que atuam como técnicos e cadastradores das unidades de arrecadação e os representantes autorizados das agências são habilitados para realizar a cobrança de direitos autorais em nome do escritório. No site do Ecad, é possível conferir os nomes dos profissionais que são habilitados para cobrança, bem como os nomes dos profissionais que deixaram de ser habilitados para cobrança nos últimos três anos.​

Todas as informações sobre esses representantes são atualizadas em tempo real e de forma automática.​ Confira todos os dados acessando aqui.

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Escrito por Láisa Naiane

Covid-19: Jimin, do BTS, recebe alta de hospital após cirurgia

Rodrigo reencontra affair após eliminação do BBB22; veja foto!