in

Entrevista: Gloria Estefan fala sobre o novo álbum, visita ao Brasil e sobre as cantoras Jennifer Lopez e Adele.


A Rainha do Pop Latino, Gloria Estefan está de volta com seu 26º álbum, “Miss Little Havana”. A cantora de origem cubana, criada em Miami, vendeu a notável marca de 90 milhões de álbuns em todo o mundo e ganhou sete Grammys desde a estreia no que viria a ser a Miami Sound Machine, banda a qual se juntou ainda adolescente ao encontrar seu atual marido e produtor Emilio Estefan. Por telefone, o POPLine conversou com a cantora que contou várias novidades sobre a sua carreira.

POPLine: Este é o seu primeiro álbum em inglês desde 2003. Sentiu-se nervosa?

Gloria Estefan: Na verdade eu nem estava preparada e não tinha planos, nem gravadora para gravar um álbum, mas um amigo mútuo me disse que o Pharrell tinha uma música para me mostrar, “Little Miss Havana”, e eu amei. E foi um processo bem diferente porque nós gravamos ao mesmo tempo que escrevíamos as faixas. Pharrel produziu nove músicas deste disco e o Emilio, outras quatro. Estamos muito felizes com o que criamos.

POPLine: O álbum não foi pensado como uma história, mas acabou se transformando em uma.

Gloria Estefan: Verdade. Escrevemos várias músicas e em um momento eu disse ‘Pharrell, há uma história aqui”. Então organizamos a ordem das músicas para que ele contasse e enfatizasse essa história de uma jovem cheia de sonhos. A música “Little Miss Havana” conta quem ela é, depois ela se encontra com o ex em uma festa em “Come Let’s Party”, ela assume essa paixão em “So Good” e “Make My Heart Go”.

POPLine: Ouvi trechos das faixas e posso dizer que é um álbum sexy e bem energético. A ideia era essa desde o início? Me lembrou muito a Gloria nos anos 90, mas com um tom mais moderno.

Gloria Estefan: Agradeço muito o comentário porque quando estávamos no estúdio criando as faixas, foi um processo bem rápido. Você não sabe como será a recepção. Queríamos fazer um disco de dance, mas não igual ao que se ouve nas boates atualmente. Queríamos celebrar a música de Miami, a Miami Sound Machine.

POPLine: Podemos dizer que é um disco dedicado às comunidades latinas em Miami?

Gloria Estefan: Miami me viu crescer. Me mudei muito novinha de Cuba para lá e antigamente haviam poucas comunidades latinas. Hoje em dia temos latinos de todas as partes das Américas do Sul e Central. Criamos esse conto-de-fadas, esta história. É uma celebração da música e aconteceu naturalmente.

POPLine: Como foi trabalhar com Pharell, que possui um estilo musical bem diferente do seu?

Gloria Estefan: Ele é muito talentoso. Criamos nove faixas do “Miss Little Havana” juntos e ele arranjou tudo.

POPLine: Em uma das suas entrevistas você falou que “I Can’t Believe” é uma faixa que se aproxima do som da Bahia. Você é fã da música brasileira?

Gloria Estefan: Muito. Os primeiros álbuns sempre tiveram uma referência à música brasileira. “Rio” é um deles. Cheguei também a gravar uma versão em espanhol de “Lança Perfume”, da Rita Lee. Simone, Roberto Carlos também são grandes artistas.

POPLine: Para este álbum você lançou “Let’s Get Loud”, que foi escrita por você e gravada por Jennifer Lopez.

Gloria Estefan: Eu agradeço a Jennifer por ter gravado a música. Eu fazia um álbum na época e tinha esta faixa, mas ela não se encaixava em nada com o que estávamos criando. No mesmo período, Jennifer estava em estúdio e ela gravou. Se tornou um grande hit. Para o “Miss Little Havana”, nós resolvemos mudar o arranjo.

POPLine: De acordo com o NY Post, você acabou de assinar um contrato para ser modelo de uma agência famosa. Você sempre foi ligada em moda?

Gloria Estefan: Confesso a você que sou feliz com uma camiseta, mas estou em uma profissão que você precisa estar ligada nesse lado. E a música se encaixa com o conceito de moda. Sou muito simples, mas adoro os vestidos Dolce, por exemplo. Também não sou muito de sair comprando, mas estou adorando o fato de agora todo mundo resolver tudo pra mim. [risos]

POPLine: Com um disco novo no mercado, você planeja voltar ao Brasil?

Gloria Estefan: Estou bem ansiosa para voltar. Já estive aí para entrevistas, mas nunca fiz nenhum show. Acredito que em breve eu vá ao Brasil divulgar o “Miss Little Havana” e quem sabe eu não faça uma apresentação?

POPLine: Já sabe quais cidades irá visitar?

Gloria Estefan: [risos] Eu sou a última pessoa que sabe disso. Às vezes descubro no Twitter, acredita? Até o desempenho das músicas na Billboard. Você fica tão focada no trabalho de divulgação que não tem tempo de acompanhar, mas os fãs me avisam.

POPLine: Falando em Billboard, ela divulgou a lista das principais músicas e discos de 2011 e você foi citada em “Dance Club”. Adele foi eleita a Artista do Ano. Você é fã?

Gloria Estefan: A Adele é prova de quem a música sempre irá se sobressair. Trabalhei com minha filha, que também é musicista, em uma música dela semana passada e ela falou da Adele várias vezes. E perguntei a ela o que a Adele tinha que a fascinava tanto e ela me respondeu o mesmo que disse a você. Ela canta o que viveu e isso se destaca com um simples piano ou um violão.