in

Opinião: Como aparecer nas redes? Marina Mattoso entrevista Yasmin Torres, A&R na Believe

Artigo de opinião assinado por Marina Mattoso, para o POPline.Biz é Mundo da Música

Opinião: Como aparecer nas redes
Marina Mattoso (Foto: Divulgação) e Yasmin Torres (Foto: Divulgação)

Hoje a coluna tá diferente!

Convidei a Yasmin Torres, gerente de A&R na Believe e minha parceira na coordenação do curso de Produção de Conteúdo para Artistas, do Music Rio Academy. E a série de conteúdos que vêm a seguir será sobre…. Produção de conteúdos!

Leia Mais:

Formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Rio e com MBA em Marketing Digital pela FGV, Yasmin possui mais de 10 anos de experiência no mercado. Como supervisora de Marketing Internacional e Local na Sony Music Brasil, esteve a frente das campanhas de artistas como Beyoncé, Adele, Foo Fighters, Pink Floyd, Camila Cabello, Harry Styles e outros. No marketing local foi responsável pela estratégia de lançamentos de artistas como Matuê, Luan Santana, Ney Matogrosso, Martinho da Vila, Skank, Dennis, Sorriso Maroto e mais. Hoje atua como Gerente de A&R na distribuidora Believe.

Começando pelo começo, perguntei para Yas o que o artista deve considerar antes de pensar em produzir conteúdo… Dá uma olhada na resposta dela (com a qual concordo 1000%):

 A resposta é bem simples, não existe uma fórmula concreta, aliás, música não é matemática. Como tudo que gira em torno da arte, precisamos entender quem fala, qual estilo de música será lançada, qual a mensagem quer passar e com quem falar.

A partir das respostas podemos iniciar a construção de um plano de conteúdo que seja o retrato da musicalidade e da personalidade de quem está se apresentando na rede. Ações que funcionam para um público, podem não dar certo para o outro. Vamos às dicas:

MM: Em primeiro lugar, qual é a dica que você daria para um artista na hora de produzir conteúdo?

YT: Respeitar a verdade artística, seja dentro do estúdio ou nas redes sociais, o público quer saber quem é aquela pessoa e só vai engajar quando se identificar com o conteúdo.

MM: Yasmin, o que é necessário para o artista conhecer o público-alvo?

YT:  Antes de começar um planejamento, é preciso ouvir o público. Fãs amam falar e amam, principalmente, serem ouvidos. Então, prestem atenção nos posts que os seguidores engajam mais, quais os comentários que fazem e o que deixa todo mundo mais interessado em continuar voltando. Se você ainda não tem um público formado, faça a pesquisa nos canais de outros artistas que comuniquem com seu público-alvo.

MM: Yasmin, como saber exatamente qual mensagem passar para o seu público-alvo?

YT: Lembrando que mensagem não é somente a legenda, já que mais da metade da comunicação é feita sem linguagem. O que isso quer dizer? É importante sempre se preocupar com o local em que os conteúdos são gravados, as roupas usadas, o que aparece no fundo, as expressões faciais. Tudo é mensagem! Artistas que falam de amor em suas músicas, por exemplo, devem se preocupar em passar essa mensagem nos seus conteúdos. Existem diversos recursos como a escolha de cores, filtros, elementos, objetos e uma porção de simbolismos que expressam o amor sem usar a palavra ou se quer um coração.

MM:  E, por fim, como se comunicar com os seus fãs?

YT: São várias plataformas com inúmeros formatos e ferramentas: Short videos, long form vídeos, tweets, foto, live, carrossel, áudio e por aí vai.. em um mundo cada vez mais rápido é importante estar por dentro das novidades, e principalmente, saber exatamente o momento certo de estar presente em cada plataforma. Além disso, é fundamental saber a sua capacidade de criar conteúdo relevante pro seu público-alvo em cada plataforma que decidir ativar. Mais importante do que estar em muitos canais é estar sempre produzindo valor para o seu público.

Na próxima coluna, eu trago a Yas de novo pra falar um pouco mais sobre esses conteúdos e se quiser se aprofundar, vem e se inscreve no curso “Produção de Conteúdo para Artistas” em parceria com a Rio Music Academy, que começa no dia 10 de outubro de forma online e com professoras expert em suas áreas.

___________

Marina Mattoso atualmente CEO da Jangada Comunicação, agência focada em Planejamento Estratégico e Marketing de Conteúdo que tem “a bordo” artistas como: Gilberto Gil, Adriana Calcanhotto, Maria Rita, Claudia Leitte, Kell Smith, entre outros. Marina também é coordenada do curso Marketing Digital para Artistas, do Music Rio Academy.