O Lollapalooza Brasil realizou a sua nona edição nesse final de semana, marcando o retorno da agenda de grandes festivais do Brasil. Foram três dias de música para todos os gostos, encontros inesperados e muitas atividades espalhadas pelos 600 mil m² do Autódromo de Interlagos, em São Paulo, rendendo mais de 1,4 milhão de Tweets no mundo todo. Entre os destaques, o público conferiu shows potentes, realizou manifestações políticas, participou de inúmeras ativações das marcas e homenagens, principalmente ao baterista do Foo Fighters,Taylor Hawkins, que morreu na última sexta-feira (25).
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O entusiasmo do público e a vontade dos artistas em apresentar algo grandioso, somados à saudade que todos estavam fizeram desta edição uma edição histórica. Ao todo, 302.235 pessoas curtiram mais de 68 horas de música nos três dias do festival. Na sexta (25), foram 100.980 pessoas. O sábado (26) contou com 103.000 pessoas e o último dia, domingo (27), teve 98.255 pessoas.
Miley Cyrus, uma das mais aguardadas, foi a artista mais comentada no Twitter durante todo o evento e entregou tudo no palco, além de ter contando com a participação surpresa de Anitta que subiu ao palco para cantar a música “Boys Don’t Cry”, sendo a segunda artista mais mencionada.. Além de Miley ter sido a artista mais mencionada na plataforma, seu show teve o maior pico de conversas durante todo o Lollapalooza e a hashtag #MileyCyrusNoMultishow foi a segunda mais usada, ficando atrás apenas de #LollaBRNoMultishow.
A banda de rock brasileira Fresno (@fresnorock), que se apresentou no domingo, 27, completou o top 3 de artistas do Lollapalooza mais comentados na plataforma. O cantor Jão (@jaoromania) também apareceu entre os artistas mais comentados do festival, com a hashtag #JãoNoMultishow. Os fãs também acompanharam e repercutiram a apresentação da rapper norte-americana Doja Cat (@DojaCat), que liderou conversas na sexta-feira, primeiro dia de festival, e se manteve entre os artistas mais comentados do #LollaBR no Twitter, com a hashtag #DojaCatNoMultishow.
The Strokes, A$AP Rocky e Martin Garrix também brilharam. E os artistas nacionais mantiveram a energia do festival lá no alto. Emicida fez um show poderoso, as luzes e o som da apresentação de Alok contagiou a todos e Gloria Groove não poderia ter feito a estreia da turnê do seu novo disco, Vermelho, de forma mais potente.
O encerramento do Lollapalooza Brasil 2022 ficou por conta da emocionante homenagem organizada para o amigo Taylor Hawkins, do Foo Fighters, um dos melhores bateristas do mundo, que faleceu na última sexta-feira. Artistas expressivos da música brasileira, como Emicida, Mano Brown, Rael, Criolo, Planet Hemp e Ego Kill Talent, fizeram parte do tributo, que contou ainda com a transmissão de trechos do show do Foo Fighters no Lollapalooza Brasil 2012.
Neste ano, o Lollapalooza Brasil bateu o recorde de parcerias com marcas. Ao todo, foram 21 parceiras, sendo 6 novas e 15 renovações. Elas foram responsáveis por criar conteúdo e atividades por meio de suas ativações. Budweiser, adidas, Chevrolet, Samsung, Sadia e Mc Donald’s foram apenas algumas das que marcaram presença, além da Vivo, que apresentou o Lolla Lounge by Vivo, um dos espaços mais concorridos do LollaBR. A estreia do Lolla Comfort, espaço que trouxe conforto extra ao festival, também foi um sucesso.
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Além da entrega de brindes, as marcas presentes no Lollapalooza 2022 investiram na experiência e espaços personalizados para a conexão do seu público, completam a lista recorde de parceiros do festival: Coca-Cola, Tanqueray, Johnnie Walker, Braskem, Instagram (Social Media Partner), Melissa, Olla, Chilli Beans e Globo.
O objetivo da Chilli Beans, por exemplo, era engajar o público, levando-o ao estande e fazendo impressões de lambe-lambes personalizados. Como resultado, além do produto temático, a marca se sedimenta com destaque com o público, tendo alcançado engajamento superior ao esperado já no primeiro dia de shows.
“Tínhamos feito uma média de 600 impressões ao dia, levando experiência além dos óculos para cada um que quisesse montar seu pôster. Porém, alcançamos mil já no primeiro dia de festival”, afirma Caito Maia, CEO e fundador da marca.
Os modelos da coleção são inspirados na cultura pop, mais precisamente em ícones das décadas de 90 e do início dos anos 2000, como flores, tribais, pager, game boy e ursinho clubber, reproduzidos nas hastes das peças, além da logo #LollaBr e aplicações de stickers do próprio festival.
“Sempre gostamos de deixar nossa marca em ações e eventos que traduzem a nossa essência. Com o Lollapalooza Brasil não é diferente, tanto que fomos uma das primeiras empresas a investir na edição brasileira do evento, ainda em 2013. Essa é a coleção mais fashion e divertida do momento, em que trazemos as inspirações da arte, da música e da moda de décadas passadas para peças icônicas que refletem a vibe do festival e, claro, da Chilli Beans”, completa Maia.
O Chef Stage transportou os principais restaurantes e bares de São Paulo para dentro do festival, com opções veganas, lanches práticos e refeições mais substanciais. A Casa do Porco, o Pirajá e o Bar da Dona Onça foram apenas alguns dos que forneceram combustível para o público enfrentar a maratona de shows.
Na frente de sustentabilidade, o Planeta Lolla reuniu 10 ONGs, que apresentaram suas causas e amplificaram mensagens socioambientais que merecem atenção, além da Braskem, que trouxe a ação Rock and Recycle, responsável por receber itens para reciclagem.
O Lolla Market foi ponto de encontro para aqueles que procuravam improvisar o visual e visitar lojas, como a collab adidas x Lollapalooza, que comercializou itens feitos em parceria, como um tênis exclusivo e três camisetas com estampas criadas para o LollaBR 2022. Mesmo com imprevistos por conta das condições climáticas, o público se manteve eufórico durante toda a programação que está confirmada para 2023.