O que era para ser um momento de diversão acabou se transformando em uma situação constrangedora para um grupo de fãs surdos de Gusttavo Lima… É que, na noite desta sexta-feira (14), em Teresina, Piauí, o cantor e sua equipe ‘barraram’ uma intérprete de libras de participar do show do sertanejo, o que fez com que o grupo deixasse o evento devido ao descaso e falta de acessibilidade. O ocorrido gerou revolta nas redes sociais e chegou até o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos de Pessoas com Deficiência de Teresina.
LEIA MAIS:
- Bloco de Gusttavo Lima no Carnaval de Salvador amarga vendas e é cancelado
- Simaria diz que Gusttavo Lima se inspirou em Bar das Coleguinhas
- MP Eleitoral pede a condenação de Gusttavo Lima após propaganda eleitoral irregular
O vídeo que registra o momento, viral nas redes sociais neste fim de semana, foi publicado pelo influenciador Ivan Baron, que afirmou que o próprio cantor e sua equipe inviabilizaram o acesso da intérprete de libras ao show.
No caso, o grupo de fãs, ainda no local do evento, se queixa diante ao ocorrido e cobra o direito à acessibilidade, endossado pela intérprete que estava pronta para subir no palco. “Estamos indo pra casa. Vamos fazer o que?! Não vamos assistir a um show de uma pessoa que não aceita uma causa [pela] qual a gente luta. Eu tô muito triste […], chega fico com vontade de chorar”, relatou ela.
A intérprete reportou, ainda, que já tinha ensaiado todas as músicas de Gusttavo para que pudesse apresentá-las da maneira correta aos fãs surdos, sendo esse mais um motivo para ir embora do show após a negativa.
Veja o vídeo:
Após a situação, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos de Pessoas com Deficiência de Teresina expressou publicamente sua posição através de uma nota de repúdio, fundamentando que a prática em questão é considerada ilegal.
“O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos de Pessoas com Deficiência Conade-TE manifesta seu repúdio e indignação às atitudes tomadas pela Kalor Produções e equipe do show do cantor Gusttavo Lima na noite do dia 14 de julho em Teresina. Ação essa discriminatória, vexatória, caracterizada pela proibição dos intérpretes de Libras no palco como garantia de acessibilidade ao evento. A infeliz atitude vai na contramão da Lei nº 5920, de 29 de maio de 2023, que determina a obrigatoriedade de inclusão de intérprete de Libras em eventos públicos realizados no município de Teresina”, diz a nota.
Até o fechamento desta matéria, Gusttavo Lima ainda não havia se pronunciado sobre o ocorrido.
LEIA MAIS:
- Simone agradece bênção de Gusttavo Lima e Xand Avião
- Fã que roubou o colar de Gusttavo Lima é identificada
- Bloqueado: Gusttavo Lima é condenado por citar telefone em música
Que susto! Fã quase se afoga em gravação de Gusttavo Lima
A gravação do novo projeto audiovisual de Gusttavo Lima, “Paraíso Particular”, quase terminou em uma tragédia. É que o evento, que aconteceu em Goiânia no último dia 4, recebeu fãs e uma jovem acabou caindo na piscina do local. Um vídeo do momento está circulando nas redes sociais e mostra que ela quase se afogou.
A gravação celebrou os 15 anos de carreira de Gusttavo Lima. O evento contou com 300 convidados, entre eles fãs, influenciadores e artistas, recebidos na famosa mansão do sertanejo. Nomes como Jorge & Mateus, Maiara & Maraísa, Matheus & Kauan, Wesley Safadão, Ana Castela, Mari Fernandez, Bruno & Marrone, Simone Mendes, George Henrique & Rodrigo, Hugo & Guilherme e Zé Neto & Cristiano passaram por lá.
Não está claro o que aconteceu de fato com a jovem que caiu na piscina, mas no vídeo é possível ver que o diretor responsável pela produção do audiovisual, Anselmo Troncoso, pulou na água para resgatar a fã.
“Nossa senhora, ela não sabe nadar. Agora lascou foi tudo! coitada”, diz um homem que presenciou a cena.
Confira o exato momento a seguir:
Fã participa do DVD do Gusttavo Lima, cai na piscina e quase se af*ga. Pessoas vendo a situação apenas observam e apenas um produtor do show se joga para salvá-la. pic.twitter.com/1uEcs0j00S
— JORNAL INFORMAL (@diogesluiz) July 5, 2023