Geração Z: 76% consomem Internet e TV ao mesmo tempo, aponta o relatório da Kantar IBOPE Media, “O desafio Z: Comunicação para a geração hiperconectada”, que revela dados sobre o comportamentos dos jovens nascidos entre 1995 e 2010, conhecida por ser a primeira leva de nativos digitais. O estudo aponta como ter a Internet sempre à disposição, sem a necessidade de adaptações à tecnologia, impacta a forma como esse público se relaciona, consome e usa a mídia.
Uma das características marcantes da Geração Z é ser altamente conectada: 98% deles acessam a internet. No entanto, conectividade não é só “estar online”. Os gen Zs se destacam, também, pela intensidade do uso da tecnologia: acessam à Internet de mais dispositivos e por mais tempo. Enquanto a população geral navega, em média, cerca de 5h26 por dia, os gen Zs passam 6h45 na web.
O dispositivo mais comum para realizar essa “missão” é o smartphone: 98% acessam a internet por meio dele. Computador ou notebook (37%), Smart TV (25%) e videogame (5%) são as outras plataformas de consumo escolhidas.
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Entre os conteúdos mais acessados, por sua vez, as redes sociais têm grande impacto para esta geração. É válido destacar que eles preferem comunicações rápidas, o que faz com que foquem mais em stories (publicações curtas e temporárias) e menos na linha do tempo (posts longos e permanentes).
Apesar de o Facebook ser o mais consumido entre todas as faixas etárias, ganham destaque redes sociais como Instagram, TikTok e Twitter, com o uso muito acima do que a média da população.
Geração Z e o relacionamento com as marcas
Por serem altamente conectados, os integrantes da Geração Z são expostos a uma grande quantidade de informação diariamente. Segundo o relatório da Kantar IBOPE Media, as marcas que querem se destacar nesse mar de conteúdo precisam agir justamente como esse público, ou seja, marcar presença em múltiplos canais.
Quando o assunto é relacionamento, 60% dos gen Zs costumam seguir marcas nas redes sociais. O número está muito acima da população geral: 36%. Ainda vale ressaltar que 62% conversam com muitas pessoas sobre produtos e serviços. Os dados divulgados fazem parte da edição de setembro do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela Kantar IBOPE Media, confira o relatório completo acessando aqui.