in

Facebook e Instagram investirão R$ 5 bilhões em criadores

“Investir em criadores de conteúdo não é novidade para nós, mas estou ansioso por expandir este trabalho ao longo do tempo”, diz o CEO Mark Zuckerberg

Saiba mais sobre o recuo das mudanças implementadas no Instagram
Foto: Paul Marotta/Getty Images)

O Facebook e o Instagram irão investir US $ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões) aos criadores de conteúdo até 2022, como uma forma de incentivo para usar as plataformas, disse o CEO e Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, nesta quarta-feira (13) em uma publicação em sua plataforma.

“Queremos criar as melhores plataformas para milhões de criadores de conteúdo ganharem a vida, por isso estamos criando novos programas para investir mais de US$ 1 bilhão até 2022 para recompensar os criadores por grandes conteúdos que criam no Facebook e no Instagram. Investir em criadores de conteúdo não é novidade para nós, mas estou ansioso por expandir este trabalho ao longo do tempo. Mais detalhes em breve”, disse Zuckerberg.

O programa será apenas para convidados, mas permitirá que os criadores ganhem dinheiro usando alguns recursos do Facebook ou Instagram, como a transmissão ao vivo. De acordo com o The Hollywood Reporter, haverá também estruturas de bônus que incentivam os criadores a se inscrever para anúncios no IGTV, criar Reels ou usar anúncios in-stream (anúncios curtos antes, durante ou depois de um conteúdo em vídeo) no Facebook.

Esta não é a primeira vez que o Facebook tenta atrair criadores para suas plataformas usando o dinheiro como incentivo. No ano passado, a empresa abordou alguns dos criadores mais populares do TikTok e fez-lhes ofertas para usar o Reels, relatou o Wall Street Journal na época. A empresa também lançou um Black Gaming Creator Program em dezembro que vai pagar aos criadores que usam jogos do Facebook um total de US $ 100 milhões nos próximos dois anos como uma forma de atrair os jogadores do Twitch.

A promessa de US $ 1 bilhão do Facebook também está de acordo com os fundos para criadores entregues por outras plataformas de mídia social importantes. Quando o TikTok apresentou seu fundo de criadores pela primeira vez em julho passado, a empresa disse que começaria com um pagamento de US $ 200 milhões – um valor que logo aumentou para US $ 1 bilhão para criadores dos EUA, a ser pago em três anos.

Enquanto isso, o YouTube lançou um fundo de US $ 100 milhões em maio para criadores do YouTube Shorts, que serão pagos até 2022.  O Spotify também anunciou um Fundo para Criadores, que ajudará os criadores de áudio ao vivo a monetizar seu trabalho. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever para saber mais sobre a participação no Fundo para Criadores.

“Acreditamos que o Spotify tem uma oportunidade não apenas para permitir transmissões ao vivo, mas para ajudar na descoberta, impulsionar o consumo e acelerar o crescimento da categoria ao vivo em geral”, diz a plataforma. Saiba mais detalhes acessando aqui.

Chefe do Instagram diz que app ‘não é mais sobre fotos’

Se o Instagram foi criado com o intuito de compartilhamento de fotos, isso ficou na história do aplicativo. Agora, o objetivo é entretenimento e vídeos, de acordo com publicação feita por Adam Mosseri, Chefe do Instagram, no início do mês. Saiba mais detalhes acessando aqui.