A receita da música latina nos EUA cresceu 37% e alcança US $ 407 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões) no primeiro semestre de 2021, continuando sua recuperação, de acordo com relatório divulgado pela RIAA. O desempenho da música latina ultrapassou o crescimento geral das receitas de música no EUA, que cresceram em participação para 5,8%. Já as receitas de formatos de streaming, cresceram 37% em relação ao ano anterior, e em US $ 393 milhões representaram 96% da receita total.
As assinaturas pagas de streaming de música continuaram sendo as maiores impulsionadores do crescimento da receita de música latina. As receitas provenientes das assinaturas cresceram 41%, alcançando US $ 279 milhões e representando mais de 2/3 de todas as receitas de música latina dos EUA no 1º semestre de 2021.
O número de assinaturas pagas atingiu um recorde de 82 milhões, embora esse número não seja específico da música latina. Streams sob demanda com suporte de anúncios – de serviços como YouTube, Vevo e a versão gratuita do Spotify – cresceram 30% em comparação com o primeiro semestre do ano anterior, para US $ 77 milhões.
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Os resultados positivos para o streaming retornam o crescimento mais forte para esta categoria que foi significativamente impactada em 2020, pela a publicidade ter diminuído devido à Covid-19. Comparado com as receitas gerais de música nos EUA, esta categoria com anúncios significativamente se destaca em participação de 19% do total de receitas de música latina, contra 11% no geral.
O crescimento também se recuperou para receitas de digital e serviços de rádio personalizados – como Pandora, SiriusXM e serviços de rádio na Internet – que cresceu 24% para US $ 37 milhões nesse primeiro semestre, após uma ligeira queda em 2020.
Embora representem apenas 1% das receitas de música latina, os formatos físicos se recuperaram no primeiro semestre de 2021, após desafios significativos para as vendas físicas apresentados pela Covid-19 paralisações relacionadas no ano passado. Receitas de formato físico subiu 77% para US $ 2,7 milhões, impulsionado por aumentos em ambos os CDs (até 121%) e LPs de vinil (até 31%).
Os Downloads de música latina caíram ligeiramente, 2% abaixo do ano anterior a US $ 7 milhões. Os dados RIAA para música latina dos EUA incluem estimativas para gravadoras grandes e latinas com distribuição independente música, confira o relatório completo acessando aqui.