Uma carta escrita por John Lennon para Paul McCartney será leiloada. Ela foi escrita pelo músico depois que os Beatles já tinham se separado, no ano de 1971. Segundo informações da revista Rolling Stone, é esperado que a carta seja vendida por US$ 40 mil, cerca de R$ 206 mil na cotação atual.
LEIA MAIS:
- Beatles: diretor de “Get Back” planeja novo filme sobre a banda
- Harry Styles coloca 4 músicas no Top 10 da Hot 100 e iguala recorde dos Beatles
- The Voice+: estreia da nova fase “Top dos Tops” tem música dos Beatles
Datilografada, a carta com três páginas traz reclamações de Lennon que chama McCartney de “ingrato” e afirma que o ex-colega estava recebendo uma boa quantia referente aos trabalhos do antigo grupo. O motivo da desavença foi a reclamação que McCartney fez em uma entrevista sobre questões financeiras envolvendo o fim dos Beatles, que haviam anunciado o término da banda um ano antes. Além disso, ele também deu sua opinião sobre o casal Lennon e Yoko Ono.
À época, John Lennon escreveu à revista britânica Melody Maker pedindo que a carta fosse publicada. Nela, ele falou sobre a batalha judicial entre os dois e detalhou seu relacionamento tenso que tinha sido gerado enquanto seus respectivos advogados negociavam royalties das músicas.
“Se você não é o agressor (como você disse), quem foi que nos levou ao tribunal e ‘cagou’ em nós publicamente? Quem estava comprando as ações da Nothern Shares [empresa fundada por McCartney e Lennon] pelas minhas costas?”, questiona a carta.
LEIA MAIS:
- Busca por cartas perdidas de fã dos Beatles tem final feliz!
- The Beatles: documentário “Get Back” será lançado em blu-ray e DVD triplo
No registro, Lennon também acusa McCartney de tentar fazer com que George Harrison e Ringo Starr se voltem contra o guitarrista na batalha legal. O músico ainda fala sobre o posicionamento político do ex-colega, chamando-o de “conservador”. Por fim, John Lennon diz não ter “ressentimentos”. “Eu sei que, basicamente, queremos o mesmo, e como eu disse no telefone e nesta carta: sempre que você quiser me encontrar, tudo o que você precisa fazer é ligar.”
Atendendo ao pedido de Lennon, o editor da revista britânica, Richard Williams, publicou a carta em uma edição seguinte da Melody Maker.