(Foto: Globo)
in ,

BBB22: Piadas sobre o ‘sonho’ de Luciano são uma forma de racismo estrutural?

Ator, bailarino e modelo, o brother vê no programa a oportunidade de se tornar famoso

Dentre os participantes do time Pipoca, Luciano Estevan é um dos que mais se destaca no BBB22. Em sua apresentação ele se mostrou muito autoconfiante ao se considerar “um cara extremamente bonito e também não esconde de ninguém seu maior sonho: tornar-se famoso como Beyoncé. O objetivo, no entanto, vem repercutindo negativamente nas redes sociais. Afinal, é um tanto inusitado — mas não deixa de ser um sonho… Então qual o problema disso?

Bate-Papo BBB: Luciano diz que contragolpe de Naiara foi chocante

(Foto: Globo)

Leia mais: 

O programa completou uma semana no ar e nesse curto período Luciano, que é ator, modelo e bailarino, falou mais de uma vez quer ser famoso. Ele contou que já teve algumas oportunidades, mas que no BBB a história é completamente outra. Afinal, é o maior reality show do Brasil. Sua chance, no entanto, está por um fio porque ele disputa o primeiro paredão contra Naiara Azevedo e Natália.

Este sonho, vale dizer, já promoveu algumas discussões na casa, principalmente porque Luciano é o único brother que assume estar em busca da fama, e também abriu portas para diversos tipos de brincadeiras fora do programa.

Na noite da última segunda-feira (24), por exemplo, a rede de fast food McDonald’s surfou na onda após o ator revelar que deseja ser famoso a ponto de não conseguir sentar no restaurante e comer um lanche.

O melhor lugar para os fãs do Luciano do BBB pedirem para tirar uma foto com ele“, diz a descrição do McDonald’s no Instagram.

Claro que a atitude viralizou e muita gente não perdeu a oportunidade para fazer piada, já que até a rede de restaurantes está comentando a participação do ator.

Ser famoso nos parâmetros de Beyoncé pode ser algo quase inalcançável, mas no fundo é o sonho dele (e todo mundo tem o direito de sonhar). Foi com esta premissa que o roteirista Adalberto Neto levantou uma questão envolvendo o paredão de Luciano e o comparou com racismo estrutural. Você já tinha pensado nisso?

Luciano é o brother menos popular nas redes sociais, com apenas 293 mil seguidores. Em uma enquete parcial promovida pelo POPline, mais de 59% dos leitores torcem pela sua eliminação. Este é um ponto abordado por Adalberto, já que o ator disputa a berlinda contra Naiara, que além de já ter se envolvido em uma polêmica com Jair Bolsonaro, teve falas problemáticas durante o programa e pediu para ser eliminada por ocasião da formação do primeiro paredão.

Se tem um preto sonhando em ser tão famoso igual à Beyoncé, meu bem, ele vira prioridade. ‘Mais pretos no topo não’ e mesmo estando no topo vão tentar desqualificar”, cita o roteirista, referindo-se a forma como a sociedade tenta impedir que uma pessoa negra ascenda socialmente.

“Não importa de onde você vem e o que você já conquistou, quando você é preto que nem eu, que nem ele, que nem a Beyoncé, vão fazer de tudo para você não avançar na pirâmide social e uma vez que você se mate e chegue no topo, vão fazer de tudo para te empurrar de lá de cima“.

Adalberto ainda diz que Luciano virou chacota para o McDonald’s mesmo depois de fazer uma publicidade gratuita. Afinal, milhares de pessoas acompanham o BBB. O roteirista ainda sugere boicote à rede:

“Liga não, Lu. Você vai sair do BBB, vai ficar muito famoso igual a Beyoncé, e eu ainda vou pedir para fazer uma selfie com você, mas em um restaurante que não faz piada com pessoas da nossa cor“.

As atitudes de Luciano, por mais curiosas que sejam, mostram o quão honesto ele é em assumir para o Brasil inteiro seus desejos. Ele é um artista, não vamos esquecer, e no fim seu discurso traz a idealização da fama como lugar de reconhecimento.

“Eu cheguei aqui na casa e falei: ‘tudo bem, pessoal? Sou Luciano Estevan, tenho 28 anos, sou ator, modelo e bailarino’. Eu já falei a minha profissão para as pessoas. Quando eu falei fama, a pessoa tem que ter discernimento de entender que eu quero fama com as coisas que falei no começo“, declarou o brother em uma ocasião.

A fama (e tudo que a acompanha) são elementos que inevitavelmente validam as minorias. Neste caso, em especial, pessoas pretas a terem seu espaço porque são amadas e não por simplesmente existirem.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Elton John testa positivo para a covid-19: “sintomas leves”

Juliette começou assim: Paulo André solta a voz durante o dia no BBB22