#Noticias

Após dois anos no topo, BTS fica fora de ranking global da IFPI em 2023

(Foto: Big Hit Music)

Nesta quarta-feira (21) a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) divulgou a lista dos artistas mais consumidos do mundo em 2023 e, pela primeira vez em cinco anos, o BTS ficou de fora do ranking. O grupo de K-Pop, que atualmente está em hiato devido ao alistamento militar dos sete membros, chegou a figurar o topo duas vezes seguidas entre 2018 e 2022.

LEIA MAIS:

(Foto: YouTube HYBE)

Apesar das indicações e eventuais vitórias em premiações mundo afora, é fato que o BTS deixou de despontar no mercado musical internacional como grupo nos últimos tempos. Individualmente, os integrantes até obtiveram destaque, como Jungkook, por exemplo, que no ano passado ficou entre os artistas mais buscados no Google, apareceu na seleção anual do Spotify e, de quebra, se tornou o dono do álbum solo de K-pop mais estável na Billboard 200. Ainda assim, não se compara ao que o septeto apresentou (e conquistou) antes de anunciar sua pausa.

A primeira vez que o BTS apareceu na análise feita pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) foi em 2018, quando ficou em segundo lugar. À época, o grupo surfava no sucesso da era “Love Yourself” e sua turnê mundial.

2018

  1. Drake
  2. BTS
  3. Ed Sheeran
  4. Post Malone
  5. Eminem
  6. Queen
  7. Imagine Dragons
  8. Ariana Grande
  9. Lady Gaga
  10. Bruno Mars

No ano seguinte, com o “Map of the Soul: Persona” e a turnê “Speak Yourself”, arrematou a sétima posição.

2019

  1. Taylor Swift
  2. Ed Sheeran
  3. Post Malone
  4. Billie Eilish
  5. Queen
  6. Ariana Grande
  7. BTS
  8. Drake
  9. Lady Gaga
  10. The Beatles

Só que o jogo virou em 2020, pois, mesmo com todo planejamento perdido da divulgação do álbum “Map of the Soul: 7” por causa da pandemia da Covid-19, o grupo liderou como o artista mais consumido daquele ano. Muito desse crescimento exponencial ocorreu pelo sucesso da música “Dynamite”, a primeira completamente em inglês do BTS, que ficou marcada como a melhor estreia do ano nas paradas musicais.

2020

  1. BTS
  2. Taylor Swift
  3. Drake
  4. The Weeknd
  5. Billie Eilish
  6. Eminem
  7. Post Malone
  8. Ariana Grande
  9. Juice WLRD
  10. Justin Bieber

LEIA MAIS:

E o protagonismo se repetiu em 2021, com o BTS se aventurando mais uma vez no mercado estadunidense com o single em inglês “Butter”. De acordo com a Billboard, o grupo K-Pop teve a música mais vendida digitalmente naquele ano, contabilizando a marca de 1,89 milhão de cópias vendidas em solo norte-americano entre 1º de janeiro de 2021 a 30 de dezembro de 2021.

2021

  1. BTS
  2. Taylor Swift
  3. Adele
  4. Drake
  5. Ed Sheeran
  6. The Weeknd
  7. Billie Eilish
  8. Justin Bieber
  9. SEVENTEEN
  10. Olivia Rodrigo

Já em 2022, o primeiro ano do hiatoTaylor Swift desbancou o septeto após anos na cola do primeiro lugar.

2022

  1. Taylor Swift
  2. BTS
  3. Drake
  4. Bad Bunny
  5. The Weeknd
  6. SEVENTEEN
  7. Stray Kids
  8. Harry Styles
  9. Jay Chou
  10. Ed Sheeran

Por fim, em 2023, a cantora se manteve na lista e novos grupos de K-Pop ganhara espaço, como SEVENTEEN, Stray Kids, TXT e NewJeans.

2023

  1. Taylor Swift
  2. SEVENTEEN
  3. Stray Kids
  4. Drake
  5. The Weeknd
  6. Morgan Wallen
  7. TXT
  8. NewJeans
  9. Bad Bunny
  10. Lana Del Rey

Será que em 2024 isso vai mudar? Quem sabe em 2025… Já que é o ano em que o BTS prometeu voltar às atividades, visto que todos os integrantes estarão dispensados do serviço militar sul-coreano.

(Foto: Twitter @bts_twt)

Destaques

#Internacional

A época de natal é aquela que une a família e une também estilos musicais! As canções temáticas têm um papel especial em trazer...

#Internacional

"All I Want For Christmas Is You" lidera as paradas todos os anos e isso significa um dinheirão para a conta de Mariah Carey....

#Internacional

Jisoo, do BLACKPINK, é a protagonista da série de zumbis "Newtopia", que estreará na plataforma Prime Video.

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile