O YouTube lançou “O espaço dos compositores no YouTube” em junho. A página é destinada para compositores, produtores e suas equipes prosperarem na plataforma. Segundo o site da Billboard, o anúncio foi feito pelo gerente de parcerias de publicação de música da empresa, Eric Knapp, durante um painel na A2IM Indie Week, em Nova York.
Leia Mais:
- YouTube abre inscrições para turma 2023 do Fundo Vozes Negras
- #BaileDoShorts: YouTube lança desafio em comemoração ao mês do orgulho LGBTQIAP+
- YouTube Shorts quadruplica crescimento e supera 30 bilhões de views diárias
De acordo com a Billboard, a iniciativa está disponível em todo o mundo em 20 idiomas e pretende ser um espaço educacional “sob medida” para criadores de música e aqueles que trabalham no setor editorial. O objetivo do YouTube é ensinar sobre como usar a plataforma para fins promocionais.
“O espaço é para o compositor, produtor e engenheiro de mixagem começar a crescer e manter sua própria discografia digital no YouTube”, disse Knapp ao site da Billboard.
As guias do espaço dos compositores no Youtube
As guias do espaço dos compositores incluem páginas de discussão como “compositores e produtores”, “editores e sociedades”, “dicas privilegiadas”, “estratégias de conteúdo” e informações sobre a nova iniciativa de vídeo vertical de formato curto do YouTube Shorts – a resposta da empresa ao crescimento do TikTok e do Triller.
Segundo o site da Billboard, o YouTube enfatizou que os canais não são apenas para artistas que publicam seu próprio conteúdo, mas também são úteis para outros criadores de música.
O site da Billboard apontou que Knapp enfatizou que os compositores e produtores, que trabalham com uma variedade de artistas, podem criar “prateleiras” digitais em seus próprios canais com as gravações compiladas.
O gerente de parcerias de publicação de música do YouTube deu como exemplo o produtor James Fauntelroy que, ainda de acordo com o site, durante a apresentação do A2IM, mostrou como ele pode criar um canal com prateleiras personalizáveis intituladas “licenciamento de sincronização”. Com isso, conseguiu apresentar anúncios e programas usando o seu trabalho ou uma “discografia visual” para apresentar videoclipes das músicas que ele participou da produção.
Outras iniciativas do YouTube
Além disso, ainda de acordo com o site da Billboard, o YouTube destacou o lançamento de outras iniciativas para editores como CREDITS, que consiste em uma série mensal de playlists que destaca o trabalho de hitmakers da atualidade. Nela, estão incluídos Quincy Jones, Nija Charles, Starrah e Tainy, entre outros. Também há o Black Voices, a nova turma anual de produtores e compositores negros de vários gêneros.
“Dada a escala de nossa plataforma, sabemos que o YouTube tem uma enorme responsabilidade de apoiar momentos culturais”, disse Kristine Mbadugha, gerente de desenvolvimento de negócios e parcerias de gravadoras independentes do YouTube.