O Warner Music Group (WMG) firmou um acordo de licenciamento global com o SoundCloud. Com isso, a Warner passa a ser a primeira grande gravadora a adotar o modelo de pagamento da plataforma, o Fan-Powered Royalties (FPR), conhecido também como “user-centric”. Lançado em 2021, o FPR é o primeiro modelo de pagamento em atividade do mercado musical que é “impulsionado pelos fãs”.
Leia Mais:
- “Fan-Powered Royalties”: tudo que você precisa saber sobre a nova forma de pagamento do SoundCloud
- Deezer celebra apoio do SoundCloud ao modelo de pagamento user-centric; saiba mais
- SoundCloud adquire empresa de tecnologia de música AI Musiio
- Mike Shinoda, do Linkin Park, é nomeado como Conselheiro de Inovação da Warner Music
- Warner Music lança instituto e compromissos globais de diversidade, equidade e inclusão
O “user-centric” promete estabelecer aos artistas mais controle, além de abrir novos produtos e oportunidades de monetização por meio dos fãs. De acordo com o SoundCloud, o FPR fornece maneiras equitativas e transparentes para todos os artistas, em quaisquer estágios das suas carreiras, de ganhar dinheiro diretamente de seus fãs. O modelo vigente de pagamento adotado pelas plataformas digitais é o “pro-rata”, saiba mais sobre a diferença entre os modelos acessando aqui.
Warner Music e SoundCloud: pagamento aos artistas com base no consumo dos fãs
Com o acordo, todos os artistas do casting do Warner Music Group serão pagos com base no comportamento de audição dos fãs no SoundCloud. Sob o FPR, a assinatura de cada fã ou receita de publicidade é distribuída entre os artistas que eles ouvem, ao invés de ser agrupada sob o modelo tradicional proporcional que a indústria da música vem usando há mais de uma década.
“O acordo de hoje é um marco importante porque, sob o Fan-Powered Royalties, mais artistas recebem mais dinheiro. Mas ainda mais importante, o Fan-Powered abre o caminho para os artistas criarem ainda mais oportunidades de monetizar sua arte além do streaming e criar mais valor, impulsionado pelo envolvimento com seus fãs”, disse Eliah Seton, presidente do SoundCloud.
“O Warner Music Group é conhecido por desenvolver alguns dos maiores superstars da atualidade e ajudá-los a construir carreiras de longo prazo, investindo em tecnologias e modelos que cresçam e apoiem suas comunidades de fãs. Isso os torna um parceiro ideal para o SoundCloud e estamos empolgados em trazer nosso produto revolucionário dirigido por fãs para sua incrível lista de artistas. O SoundCloud é conhecido por nossa comunidade de fãs amantes da música e essa parceria se alinha com nosso compromisso com um negócio centrado em artistas e movido por fãs”, ressalta o presidente do SoundCloud.
Oana Ruxandra, diretora digital e vice-presidente executiva de desenvolvimento de negócios da Warner Music, acrescentou:
“A evolução da indústria da música traz novas maneiras de criar, consumir e monetizar. À medida que o ecossistema se expande, o WMG está focado em avançar e experimentar novos modelos econômicos para garantir que as oportunidades para nossos artistas e suas comunidades sejam maximizadas. O SoundCloud tem sido um parceiro incrível na conexão de artistas e fãs, aprofundar nosso relacionamento nos permitirá construir proativamente o futuro.”
“Este acordo inédito criará oportunidades para artistas de todos os gêneros, de emergentes a superstars, de se envolverem com seus fãs pela primeira vez”, disse Troy Carter, membro do Conselho de Administração do SoundCloud e fundador e CEO da Venice Music. “Estou emocionado por fazer parte de um grupo de líderes dinâmicos comprometidos em nos aproximar um passo de uma indústria da música centrada no artista”, finaliza o executivo.