(Foto: Instagram)
in ,

Visibilidade negra: 5 tiktokers que você precisa conhecer!

Murilo Lorran, Tami Dagnes, Esdras Comedy, Thallita Xavier e Pedro Ottoni… Já ouviu falar?

A cada dia a visibilidade negra precisa (e vai) ganhar mais espaço. Apesar dos obstáculos estruturais ultrapassados da sociedade, felizmente temos muitas personalidades que dão voz à causa. Os criadores de conteúdo, por exemplo, também têm seu papel nesta luta. E em homenagem ao Dia da Consciência Negra, neste 20 de novembro, então que tal expandir sua rede e conhecer alguns deles?

(Foto: TikTok)

Leia mais:

Criadores de conteúdo ocupam a internet em sua maioria com posts no Instagram e vídeos no YouTube. Nos últimos tempos, porém, a pandemia da Covid-19 influenciou o surgimento de uma nova leva provinda do TikTok – e são eles o mote desta matéria!

O POPline selecionou 5 tiktokers negros que abordam assuntos diversos, desde humor e música, até culinária e estética, são eles: Murilo Lorran, Tami Dagnes, Esdras Comedy, Thallita Xavier e Pedro Ottoni. Juntos, eles somam mais de 5,1 milhões de seguidores na rede social!

Murilo Lorran

A viralização de Murilo Lorran começou ligada à música quando ele compartilhou dublagens de Beyoncé — de quem é fã assumido — nos shows. Seu vídeo mais famoso soma 8 milhões de views, um reflexo da popularidade no TikTok.

Natural de Uberlândia, Minas Gerais, Murilo viu sua fama crescer rapidamente no começo deste ano e, para além dos vídeos de humor, também passou a criar conteúdos voltados para moda e beleza, em especial capilar! Se você deseja conhecer mais sobre seu cabelo, sobretudo se os fios são enrolados ou crespos, pode confiar que no perfil dele o que não faltam são dicas!

@murilorranA Beyoncé sabe ser debochada né?! 😂😂 Ib: @michaelc.love ❤️ #beyoncé♬ original sound – Michael Love

@murilorranQuem vc seria?!🔥😅🇧🇷 AGORA SOMOS 1 MILHÃO!! Obrigadooooo ❤️❤️❤️##missgrandinternational♬ sonido original – Roly Reyes Lozano

@murilorranVocês pediram e eu trouxe!!🚿Veja como eu finalizo o meu cabelo 3c/4a com a linha Unidas Pelos Cachos de @pantenebrasil ❤️😍✨ ##finalização ##publi♬ som original – murilorran

Tami Dagnes

Tami Dagnes vai na mesma pegada! Ela mora em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, e além de estudar Jornalismo atua como digital influencer criando conteúdos de beleza específicos para peles negras há três anos. Viciada em skin care, em seus vídeos ela faz reviews sobre produtinhos e divide um pouco de sua rotina.

Para quem não sabe, Tami é conhecida também como estagiária da Manu Gavassi e tem uma vibe bem blogueira, dedicando-se à moda e viagens!

@tamidagnesEi pretinha! ##NaMinhaPelePreta ##fy♬ som original – T A M I

@tamidagnesVocês conseguem ver os conteúdos no inst4 do boticario e no meu @ tamidagnes #fy #queroesseestagio #exponhasuascores #manugavassi♬ The Magic Bomb (Questions I Get Asked) [Extended Mix] – Hoàng Read

@tamidagnesOps!🤡😁 ##fy ##foryou ##looks ##monogromatico♬ som original – T A M I

Esdras Comedy

Esdras Saturnino se popularizou nas redes como Esdras Comedy em 2020 ao apostar na carreira de criador de conteúdo, comediante e cantor. Ele mora na Zona Leste de São Paulo e se destaca pela criatividade, já que criou um “universo próprio” que flerta com surrealismo em seus vídeos.

Ele começou lá atrás, no falecido aplicativo Vine, e escolheu seguir nessa temática. Para seus vídeos, Esdras cria e encena situações do cotidiano, em sua maioria com um toque de humor, além de também divagar com análises e reflexões inusitadas.

@esdrascomedyO novo 007 – ##SemTempoParaMorrer esta disponível hoje em todos os cinemas! Será que posso integrar o MI-6 numa próxima,@Universal Pictures Brasil? *ad♬ som original – Esdras Comedy

@esdrascomedyO Feminino de São Paulo… ##Comédia♬ som original – Esdras Comedy

@esdrascomedyAmor♬ som original – Esdras Comedy

Thallita Xavier

E se você curte mais um lance culinário, vale a pena conhecer Thallita Xavier. Ela mora em Niterói, no Rio de Janeiro, e trás consigo a realidade de muitas pessoas em meio a suas receitas. “Negra, Favelada e Antiespecista“, diz a descrição de seu perfil nas redes.

Seus vídeos sempre começam com os dizeres “mais um dia no barraco” e a frase acabou virando uma espécie de bordão. Muitos internautas chegaram até ela, inclusive a jornalista que vos fala, através da receita de carne de casca de banana, que além de criativa, carrega um significado bem especial para Thallita. Confira:

@thallitaxavierResponder @schmidtavila ##receita ##fyy ##fy ##foryou ##banana♬ som original – thallitaxavier

@thallitaxavierMais um dia no barraco! Pratinho pra quem assim como eu está na própria Arendelle de Frozen 🤡 ##foryou ##fy ##receita♬ som original – thallitaxavier

@thallitaxavierMais um dia no barraco! ##foryou ##fy ##receita♬ som original – thallitaxavier

Pedro Ottoni

E para finalizar, Pedro Ottoni! O TikTok também impulsionou o jovem ator que já gravou duas séries da Netflix, “De Volta aos 15” e “A Sogra Que Te Pariu“. Ele tem 21 anos de idade, é cria de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro, e usa o pseudônimo “ATORmentado” nas redes sociais.

Sua trajetória na internet começou como uma brincadeira em 2017, quando Pedro criou um canal no YouTube. O tempo foi passando, o termo tiktoker ganhou força, e ele se viu criando vídeos, em sua maioria encenando situações engraçadas, para plataforma. Atualmente ele soma mais de 18,6 milhões de curtidas.

@pedroottoni_#fy #fyp ME DÁ♬ som original – Pedro Ottoni

@pedroottoni_#fy #fyp ME DÁ♬ som original – Pedro Ottoni

@pedroottoni_#foryou #foryoupage #fy #fyp♬ som original – Sam Puckett💛

Claro que selecionar 5 nomes não representa nem 1% da quantidade de criadores de conteúdos pretos, principalmente porque, se tratando de algoritmos, existe uma grande injustiça quando falamos sobre reconhecimento. Uma prova disso ficou evidente em julho deste ano quando tiktokers negros promoveram um boicote e deixaram de criar trends e coreografias de músicas porque somente pessoas brancas ganhavam destaque.

Na época um representante do TikTok se pronunciou, negando esse abismo de interação pautado na cor da pele: “Nos preocupamos profundamente com a experiência dos criadores negros na nossa plataforma e continuamos a trabalhar todos os dias para criar um ambiente de apoio para a nossa comunidade, ao mesmo tempo que incutimos uma cultura onde honrar e creditar os criadores pelas suas contribuições criativas é a norma”.

Como sabemos que entre a teoria e a prática existe um abismo, que tal começarmos por nós? Quantos criadores de conteúdo negros você segue? Quantos amigos negros estão próximos a você? No seu ambiente de trabalho existe equidade entre brancos e negros nas mesmas funções? A luta antirracista começa por cada um de nós e é uma causa de TODOS!

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Adele domina as paradas do Spotify com o álbum 30!

Adele domina as paradas do Spotify com o álbum 30!

Socadona: Ludmilla, Mariah Angeliq, Mr. Vegas e Topo La Maskara estão no clima tropical em clipe

Socadona: Ludmilla, Mariah Angeliq, Mr. Vegas e Topo La Maskara estão no clima tropical em clipe