in

Vendas de vinil nos EUA atingem os níveis mais altos desde 1991, aponta relatório

Segundo os dados 2,32 milhões de álbuns de vinil foram vendidos na última semana antes do Natal de 2022

Foto: Unsplash

Luminate aponta que 2,32 milhões de álbuns de vinil foram vendidos na semana que terminou em 22 de dezembro, a última semana antes do Natal.

De acordo  com a  Billboard, esse foi o maior período de vendas de LPs desde que a Luminate começou a rastrear eletronicamente as vendas de música em 1991. Além disso, essas vendas nos Estados Unidos também atingiram a marca de mais de 2 milhões em dezembro de 2021. Assim, mostrando a presença eterna de álbuns como presentes de Natal. As informações são do Digital Music News.

Leia Mais:

Foto: Unsplash

O álbum mais vendido foi ‘Midnights’, de Taylor Swift, alcançando 68 mil cópias de vendas. Parte desse sucesso, de acordo com o Digital Music News, pode ser atribuída à disponibilidade de cinco variantes de vinil – incluindo uma exclusiva da Target. 

As vendas de álbuns de vinil para o ano de 2022 são de 41.891, o que representa um aumento de 3,6% em comparação com 2021. O formato ainda continua a representar a maior parte de todas as vendas de álbuns físicos com 63% das vendas físicas no formato de vinil. O estoque limitado das fábricas em comparação com o grande número de gravadoras em todo o mundo ajuda a contribuir para as restrições de oferta de LPs.

Foto: Unsplash

A era do vinil

A era do vinil das décadas de 1960 e 1970 atingiu o pico em 1978, com vendas unitárias de 341 milhões e receita de $ 2,5 bilhões antes de um declínio constante. O mercado entrou em queda em 2005, com apenas US$ 14 milhões em vendas naquele ano. 

No entanto, as vendas de LPs aumentaram e renderam US$ 1 bilhão até o final de 2021, representando 7% de toda a receita de música e 12% do total de unidades vendidas. 

O Digital Music News aponta que os fatores motivadores para uma nova geração que está sendo exposta a LPs de vinil pela primeira vez é uma apreciação da ‘autenticidade’ e do ‘calor’ dos discos. No entanto, ainda segundo o site,  os ‘novatos’ consumidores do formato também estão valorizando mais a embalagem e a arte dos álbuns que consomem antigos e novos.

Foto: Unsplash