in

Prêmio da Música Brasileira se une à UBC e lança nova categoria em 2024

Nova categoria “Prêmio do Músico Brasileiro” estreia na 31ª edição do PMB, que homenageará Tim Maia, no dia 12 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Prêmio da Música Brasileira se une à UBC e lança nova categoria em 2024
Prêmio da Música Brasileira se une à UBC e lança nova categoria em 2024. Foto: Divulgação

O Prêmio da Música Brasileira (PMB) e a União Brasileira de Compositores (UBC) se unem em uma parceria inédita e anunciam a criação da nova categoria “Prêmio do Músico Brasileiro”, com estreia na 31ª edição do PMB, que homenageará Tim Maia, dia 12 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A iniciativa é dedicada a celebrar, premiar e reconhecer a contribuição vital dos músicos para a construção da música brasileira. O anúncio do primeiro vencedor, uma figura central na criação da nossa música contemporânea, em diversos gêneros, promete ser um dos pontos altos da premiação.

Leia Mais:

Parceria entre o Prêmio da Música Brasileira e a UBC

A união entre o Prêmio da Música Brasileira e UBC tem o objetivo de valorizar a arte e a contribuição dos músicos na construção e alcance da música brasileira. O movimento parte do entendimento comum entre o Prêmio e a entidade, de que a música, em sua essência, não teria a mesma riqueza sem a participação vital dos músicos, que são responsáveis por dar vida às composições e performances.

A partir da parceria entre o Prêmio da Música Brasileira com a UBC, homenagearemos a cada ano um músico de excelência para a nossa história. A premiação surge para que coloquemos um foco merecido nestes grandes artistas do Brasil. Agradecemos imensamente a UBC. Juntos, seguiremos em busca do melhor para a música e o artista brasileiro”, afirma Zé Maurício Machline, diretor e realizador do PMB.

Zé Maurício Machline, diretor e realizador do PMB
Zé Maurício Machline, diretor e realizador do PMB. Foto: Divulgação

Os artistas brasileiros, reconhecidos mundialmente por sua inventividade, talento, dedicação ao estudo e excelência técnica, são fundamentais para o sucesso de muitas carreiras e canções icônicas. Agora, com a iniciativa, o PMB e a UBC pretendem sinalizar, tanto ao mercado, quanto para os fãs de música, que esses profissionais devem ter o merecido reconhecimento, em especial no palco de uma das principais celebrações da cultura brasileira.

Com a transformação dos meios de lançamento e audição de música na era digital, muitos músicos enfrentam um cenário de desinformação sobre créditos. É comum que as participações de músicos nas gravações não sejam reconhecidas, levando a uma falta de crédito e, muitas vezes, de remuneração devida.

“A criação desta categoria é uma forma de agradecimento pela imensa contribuição dos músicos para a diversidade e riqueza da nossa música. O músico brasileiro, admirado, respeitado e incensado no mundo inteiro precisava dessa homenagem no seu próprio país. Creditar os músicos não é apenas uma questão de justiça e remuneração, mas essencial para a criação de um mercado musical sustentável e digno da grandeza da música brasileira”, pontua Marcelo Castello Branco, diretor executivo da UBC.

Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo da UBC
Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo da UBC. Foto: Miguel Sá/Divulgação UBC

Com a novidade, sobe para 33 o número de categorias em que artistas brasileiros terão seus talentos reconhecidos no 31º Prêmio da Música Brasileira. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal Brasil e pelo canal do Prêmio da Música Brasileira no YouTube.