A UBC promove o projeto ‘Impulso 2.0’ com capacitação, mentoria e networking aos artistas. Como um verdadeiro acelerador de carreiras e do desenvolvimento cultural, a iniciativa gratuita trará uma estrutura gamificada remodelada à proposta original. As inscrições estão abertas e podem ser feitas acessando o site do Impulso, clicando aqui.
Nesta nova versão, além da parceria inédita com a fintech cultural Noodle, o projeto será dividido em três fases, objetivando que mais artistas sejam impactados e tenham a chance de desenvolver melhor suas carreiras, através de uma experiência digital e moderna. Os artistas interessados podem obter mais informações no site oficial do Impulso 2.0, acessando aqui.
“Estamos motivados para o início do Impulso 2.0. A pandemia inviabilizou a continuidade imediata do projeto em 2020 mas encontramos na Noodle a parceria ideal para anabolizar esta ideia de uma aceleradora digital de talentos e potencial carreiras futuras, sem fins proprietários, com a ambição de ser uma incubadora para tanta gente buscando soluções para seguir em frente. Uma equipe de mentores qualificados se junta a UBC neste propósito nobre e fundamental”, afirma Marcelo Castello Branco, Diretor-Executivo da UBC.
A orientação do Impulso 2.0 fica a cargo de Iuri Freiberger, fundador e diretor da Gramo Design Estratégico – empresa de inteligência para mercados criativos, que conta com 25 anos de experiência nos setores cultural e musical. Iuri aplicará uma metodologia de imersão nas histórias artísticas pregressas dos selecionados.
O Ecossistema Estratégico do Impulso (Mentoria, Capacitação e Networking) é a base geral dos temas que serão trabalhados durante a execução do projeto, sob a orientação dos mentores especialistas em cada setor. Iuri é, atuando como músico multi-instrumentista, produtor musical, pesquisador, professor universitário, gestor público, empreendedor criativo e articulador do setor cultural.
Impulso 2.0: experiência digital de capacitação
Mais do que planejar, é necessário executar. Por isso, o projeto reunirá diferentes profissionais a fim de gerar um aprendizado 360º sobre a gestão da carreira para o artista. Entre os nomes que irão o compor o time dos workshops coletivos e/ou mentorias individuais, estão:
- Renata Mader (Altafonte Brasil);
- Pablo Bispo (selo Inbraza – Som Livre/ Brabo Music Team);
- Elisa Eisenlohr (Warner Chappell Brasil);
- Leo Feijó (Música & Negócios);
- Kamilla Fialho (K2L);
- Luisi Valadão (Lupa Comunicação);
- Marina Mattoso (Jangada);
- Constança Scofield (Toca do Bandido);
- Fabiane Costa (Produção Artística/Espaço Favela – Rock In Rio);
- Marisa Gandelman (Advogada especialista em Direitos Autorais e Ex-CEO da UBC);
- Pedro Seiler (Queremos!);
- Pedro Tourinho (MAP Brasil);
- Igor Bonatto e Fabiano Guimarães (Noodle);
- Romero Ferro (Cantor, Compositor e vencedor da 1a edição do Impulso);
- Maurício Spinelli (Rabixco);
- Fernando Lobo (Head of Music na TV Globo);
- Paula Lima (cantora e Diretora da UBC).
“Este projeto esteve muito dentro do pensamento de impulsionar, mas também de mergulhar na parte de criação artística e gestão de carreira, que é fundamental! Eu sentia muita falta de projetos que falassem também de gestão e conceito criativo, pois uma carreira é um processo 360, onde todos os lados são importantes e precisam ser desenvolvidos”, relata Romero Ferro, artista vencedor do 1º Projeto Impulso.
Entre os diferenciais desta nova edição, o destaque vai para o ineditismo da parceria com a fintech cultural Noodle. A empresa traz como premissa a missão de conectar a indústria global da música através de uma rede dinâmica de recursos, informações, pessoas e ideias democratizar o acesso a recursos — almejando, assim, que a indústria cresça de uma forma mais simples, diversificada, justa e acessível.
Leia Mais:
- UBC lança ebook do Projeto Impulso, laboratório de aceleração e gestão de carreiras de novos artistas
- Djavan recebe Prêmio UBC em cerimônia com shows; confira artistas
- UBC lança série sobre a ponte aérea musical entre Portugal e Brasil
- De cada R$100 distribuídos de direitos autorais, apenas R$9 vão para as mulheres, revela UBC
Além dos vídeos sobre educação financeira que serão fornecidos aos participantes, no Impulso 2.0 a Noodle irá aplicar sua plataforma de inteligência para auxiliar na seleção para as fases finais, financiar participantes elegíveis e, por fim, os fundadores Igor Bonatto e Fabiano Costa serão mentores com foco em finanças.
“O único caminho para garantir que o crescimento observado no mercado da música seja bem distribuído é através da educação. Ao somarmos forças com a UBC, conseguimos dar escala na capacitação do mercado, formando uma geração mais preparada para as novas dinâmicas da indústria”, afirma Igor Bonatto.
As 3 Fases do Impulso 2.0
A 1ª fase (Seleção por Interesse)
Terá duração de 2 meses e irá acolher até 10.000 associados da UBC inscritos para participar de um ambiente virtual onde terão acesso a conteúdos educativos sobre direitos autorais, indústria musical e finanças, além de quizzes para testar o conhecimento.
Durante este período, os participantes serão pontuados, na medida em que forem consumindo essas mídias e respondendo aos quizzes. Ao final dessa fase inicial, a equipe da UBC fará uma seleção de 100 participantes, levando em conta a pontuação, o empenho e o potencial para desfrutar a próxima etapa.
A 2ª fase (Seleção por Qualificação)
Com duração de 2 meses, os 100 artistas selecionados terão acesso a uma capacitação mais aprofundada e exclusiva, com workshops coletivos – gravados e ao vivo –, tendo como base 10 temáticas ligadas aos principais desafios levantados pelos vencedores da última edição do Projeto Impulso, como: Rede de Contatos/Parceria; Planejamento; Sentimentos; Participação Feminina; Discurso; Conceito/Qualidade; Marca; Produto; Valores/Recursos; e Regionalismo.
Os participantes desta fase também terão acesso a um edital com informações para inscreverem seus projetos e concorrerem a uma vaga na 3ª fase.
A 3ª e última etapa (Seleção por Resultados)
Irá selecionar 5 dentre estes 100 artistas com base na performance e nos projetos apresentados. Durante 6 meses, esses vencedores irão receber mentorias individuais, com capacitação e soluções personalizadas. Além disso, também serão premiados com um conjunto de serviços e um song camp exclusivo oferecidos por parceiros da UBC. Os artistas interessados podem obter mais informações no site oficial do Impulso 2.0, acessando aqui.