Divulgação/UBC
Projeto pioneiro no país teve mais de 400 inscrições e colaborou para alavancar a carreira de Romero Ferro, Canto Cego e Mulamba
in

UBC lança ebook do Projeto Impulso, laboratório de aceleração e gestão de carreiras de novos artistas

Divulgação/UBC

Lançado em junho de 2019 pela União Brasileira de Compositores (UBC), o Projeto Impulso foi um dos primeiros laboratórios de aceleração e gestão de carreiras para jovens artistas no Brasil. Durante 1 ano, as bandas Canto Cego, Mulamba e o cantor Romero Ferro, selecionados entre os mais de 400 inscritos, passaram por um processo de capacitação, mentoria e networking com grandes nomes da indústria da música. 

Agora, o processo que alavancou suas carreiras e aumentou suas receitas de direitos de execução pública em mais de 400%, em média, está sendo compartilhado de maneira gratuita, com o lançamento do eBook Projeto Impulso, disponível para download no site da UBC, clique aqui para fazer o download.

Os estudos de caso apresentados no ebook revelam não apenas os números, metodologia resultados obtidos pelos artistas, mas cada etapa do projeto, boa parte delas replicável, e como elas impactaram de maneira positiva suas carreiras. Idealizado por Elisa Eisenlohr, gerente de comunicação da UBC, o Impulso teve orientação de Iuri Freiberger, produtor de mais de 100 álbuns, fundador e diretor da Gramo Design Estratégico, empresa de inteligência para mercados criativos. 

O lançamento do ebook será marcado por uma live especial com Iuri Freiberger na Janela UBC, programação semanal de entrevistas da UBC, no instagram @UBCmusica, hoje, dia 13 de outubro, às 16h.

 width=

Foto: Trecho do ebook Projeto Impulso detalhando o desenho estratégico do programa. Créditos: UBC

 

O time de mentores contou com nomes como Constança Scofield, diretora artística; Fabiane Costa, produtora do Espaço Favela do Rock in Rio; Fátima Pissarra, fundadora e gerente geral da Music2/Mynd 8; Lucas Silveira, Compositor, produtor musical e vocalista da banda Fresno; Marcel Klemm, diretor-geral da editora Warner Chappell e ex-gerente de produção musical na TV Globo; Marcus Preto, jornalista e diretor artístico; Marina Mattoso, especialista em marketing digital e CEO da Jangada Comunicação; Marisa Gandelman, advogada especialista em direitos autorais; Paulo Monte, coordenador do selo Slap da Som Livre; Pedro Dash, produtor musical; Pedro Seiler, Sócio-fundador do Queremos! e Rafael Rossatto, empresário musical.

Esta reunião de talentos e competências diversas do showbusiness gerou um conteúdo educativo único, ao explorar temas que abraçam quase que integralmente a gestão de carreira de um artista. Como direção de shows, cenários, design, branding, relacionamento com fãs, participações em festivais, produção e distribuição musical, estrutura de custos de equipe e fontes de receitas, desde os direitos autorais até publicidade e exploração de marca. Todos apresentados em detalhes no ebook do Projeto Impulso, clique aqui para fazer o download.

 

 width=

Foto: Trecho do ebook Projeto Impulso detalhando o desenho estratégico do programa. Créditos: UBC

Segundo Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC, “o Projeto Impulso se transformou rapidamente numa das senhas da identidade e da cultura da UBC. Uma incubadora de formação e capacitação de novos talentos, em um mercado dominado pela autogestão de carreiras. Sem ambições proprietárias. Aprendemos muito com os projetos escolhidos e no processo de curadoria, com mentores representativos do mercado. Uma experiência à qual daremos continuidade e sequência”.

Enquanto a já aguardada segunda rodada do Projeto Impulso não é aberta, artistas, produtores, executivos e toda a cadeia produtiva da música pode mergulhar desde já nos aprendizados e experiência do Impulso através do ebook, mais uma iniciativa da UBC com foco em gerar conhecimento e valorizar o trabalho dos artistas brasileiros.

Confira as informações completas sobre o Projeto Impulso clicando aqui para acessar ao site.

Escrito por Redação POPLine

Britney Spears ou Christina Aguilera? Cena de “Laços de Família” cita divas do pop e repercute na internet

Cardi B e Nicki Minaj podem lançar nova parceria, afirma site