Twitch lança “incubadora musical” para capacitar artistas. O programa “The Collective” pretende treinar e apoiar artistas a construírem uma comunidade de seguidores na plataforma. A iniciativa agrupará músicos em grupos, somente para convidados, chamados “collectives” (coletivos) que contarão com o apoio da Twitch e empresas parcerias da indústria, incluindo: Amazon Music, TuneCore, United Masters, DistroKid, entre outros. Para participar, acesse aqui.
> Twitch lança novo recurso ‘Metas do Criador’; conheça
“Há um monte de coisas que podem tornar os músicos bem-sucedidos no Twitch, mas ouvimos de muitos músicos que pode ser difícil começar no Twitch”, disse Tracy Chan, vice-presidente de Twitch, Chefe de Música, disse em uma entrevista à Billboard.
“Queríamos muito formar um programa para ajudar a garantir que os criadores tivessem sucesso em nosso serviço. Queremos ajudar os artistas a aprender o manual de música da transmissão ao vivo. Este é um novo formato, sabemos que existem certos comportamentos, certas ferramentas, certas configurações de software que realmente ajudam os músicos a ter sucesso“, pontuou Chan.
The Collective🗣️ We’re partnering with @Twitch to elevate musicians who are at the frontier of what’s next in the music industry, and we want you to be a part of it. The Collective is a live streaming incubator program for music innovators. Apply now: https://t.co/cvNQC67WLe pic.twitter.com/rOiORbIEQ6
— TuneCore (@TuneCore) November 9, 2021
Como funcionará o programa da Twitch, The Collective?
Os coletivos serão selecionados para grupos de músicos por origens, gêneros e estágios de carreira, de acordo com Twitch. Os membros serão orientados pela equipe e mentores do Twitch sobre como crescer e monetizar seus seguidores e melhorar suas estratégias por meio de uma série de workshops e suporte direto. Chan disse para a Billboard que haverá “dezenas” de artistas dentro de um coletivo, e vários serão lançados no próximo ano.
“Estamos à procura de artistas que gostam de transmissão ao vivo, que realmente queiram interagir com sua comunidade”, disse Chan. “O programa em si terá várias semanas e temos um currículo que abordará diferentes partes do que é necessário para transmissão ao vivo. Tudo a partir do básico: ‘aqui está uma configuração de software, aqui está a configuração de hardware’; até diferentes tópicos, sobre como você constrói uma comunidade?”, revela Chan.
Leia Mais:
- Hacker vaza dados da Twitch (como ganhos de streamers)
- Warner Music Group e Twitch anunciam parceria inédita
- Twitch se posiciona sobre greve de streamers brasileiros
- Twitch reduz preços de inscrições e visa ganhos ao criador
- Twitch cresce 62% em downloads no primeiro trimestre de 2021
“Uma vez que os membros se formem no coletivo conforme o progresso de seus canais, conforme eles começam a construir seu público, eles terão muitas oportunidades de descoberta, promoção e ativações ao vivo”, disse Chan.
As empresas TuneCore, DistroKid e UnitedMasters farão parceria com a Twitch para identificar e convidar artistas em suas respectivas plataformas para se inscreverem – o processo de inscrição é aberto a todos – e Amazon Music e Rolling Stone apresentarão artistas selecionados em seus canais Twitch.
> DistroKid anuncia parceria com a Twitch para viabilizar que artistas ganhem dinheiro na plataforma
A mudança vem na esteira de Twitch movendo-se para normalizar suas relações com a indústria da música após um contencioso 2020 cheio de avisos de retirada de gravadoras e editoras. Em setembro, a plataforma de streaming chegou a um acordo sobre o uso anterior de música com a National Music Publishers ’Association (NMPA) e fechou um acordo com o Warner Music Group para trazer canais de artistas e programação musical original para Twitch. Para participar do The Collective, acesse aqui.