in

TuneCore alcança $ 3 bi em receita para artistas independentes

O valor alcançado foi acumulado pela empresa desde 2006, quando foi fundada

Foto Divulgação

A TuneCore, distribuidora de propriedade integral da Believe,  alcançou US$ 3 bilhões em receitas para artistas, desde que a empresa foi fundada em 2006.

Segundo Bruno Duque, Head da TuneCore LATAM e Brasil, o valor atingido é um marco importante para os artistas independentes da empresa, que mostram a suas forças não só em playlists e charts, mas também nos números.

“A força dos artistas no Brasil e América Latina reflete nos $3 Bilhões de dólares em royalties, pagos exclusivamente a eles. Nossa missão é proporcionar o melhor serviço, oferta e a liberdade para esses artistas criarem e ganharem dinheiro para investir em suas carreiras. Música é criação, paixão e acima de tudo dedicação!”, diz Bruno Duque, Head da TuneCore LATAM e Brasil.

Bruno Duque, Head da TuneCore LATAM e Brasil. Foto: Divulgação

Leia Mais:

Com mais de 8 mil artistas, a TuneCore oferece recursos nos serviços de distribuição e uma estrutura de suporte para crescimento de carreira a longo prazo. Para Denis Ladegaillerie, CEO da Believe, a conquista de 3 bilhões de dólares ganhos por artistas independentes fala sobre a importância de apoiar igualmente a comunidade artística.

“É por isso que toda a comunidade artística deve ser apoiada sem diferenciação para permitir o surgimento de uma nova classe de artistas independentes que sejam capazes de se sustentar vivendo de sua arte. Nem todos os artistas pretendem se tornar super estrelas, mas todos os grandes artistas precisam de uma plataforma de lançamento para alavancar suas carreiras”, comentou Denis Ladegaillerie, CEO da Believe.

Denis Ladegaillerie, CEO da Believe. Foto: Divulgação

 Na última contagem, mais de 400 artistas da TuneCore foram para os níveis de serviços premium da Believe, Label and Artist Solutions (LAS), bem como para a Artist Services (AS). Ao fortalecer as conexões entre Believe e a TuneCore, o Grupo construiu uma oferta que atende às necessidades dos artistas em todos os estágios de seu desenvolvimento e criou um ambiente onde os artistas têm a liberdade de experimentar todos os gêneros musicais.

“Temos orgulho de oferecer serviços inovadores baseados em tecnologia a preços acessíveis para todos os artistas, seja você um iniciante ou um artista de ponta. Ed Sheeran, Lizzo e Chance the Rapper começaram suas carreiras na TuneCore. Nosso objetivo é dar a todos os artistas independentes a liberdade de criar, testar, aperfeiçoar – e ganhar dinheiro com sua música, sem restrições. Quando você promove um espaço onde a criatividade flui, os artistas são capazes de ultrapassar limites e é aí que mora a inovação – artistas colaborando para criar novas músicas, novos sons e novos gêneros”, diz Andreea Gleeson, CEO da TuneCore

Andreea-Gleeson-ceo-distribuidora-tunecore
Andreea Gleeson, CEO da TuneCore. Foto: Divulgação/TuneCore

Entre a nova geração de artistas que optam por manter o controle de suas carreiras e construir sua própria carreira como um artista TuneCore independente, está a sensação da música country Maggie Baugh. 

Em 2021, seus singles ‘Drinking To The Broken Hearts’ e ‘Think About Me’, lançados pela TuneCore, acumularam mais de um milhão de streams cada um apenas no Spotify, e Baugh recusou repetidamente ofertas de gravadoras enquanto sua música se tornou viral nas redes sociais. 

“Como artista independente, trabalhamos horas e horas para alcançar nossos objetivos e sonhos. Nós comemos, respiramos e dormimos nossas carreiras. Claro, ninguém deve trabalhar mais do que o artista, mas há algo a ser dito sobre ter uma equipe fantástica e um grupo de pessoas apoiando você. Continuo a me manter independente após o sucesso porque quero encontrar o grupo certo de pessoas que tenham interesse verdadeiro pela minha música, que estejam dispostas a trabalhar duro comigo e empolgadas com o que estou fazendo como artista”, disse Maggie Baugh.

Maggie Baugh. Foto: @jacksonyoung_1

No início deste ano, a TuneCore apresentou sua nova estrutura no plano ilimitado, permitindo que os artistas criem,  experimentem diferentes estratégias de lançamento para avançar em suas carreiras e alimentar sua base crescente de fãs. 

Já em novembro de 2021, a plataforma disponibilizou a ‘Redes Sociais’, que permite aos artistas fazerem o upload de suas músicas  diretamente nas bibliotecas de música de plataformas como o TikTok, YouTube Shorts, Stories e Reels do Facebook e Instagram.