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TikTok: 92% descobrem novos conteúdos que gostam, afirma pesquisa

Estudo mostra que TikTok é a plataforma que as pessoas buscam para “levantar o ânimo” e um espaço de descoberta para novos produtos e marcas
Foto: Solen Feyissa/Unsplash

TikTok revelou que 92% dos usuários que descobrem novos conteúdos na plataforma gostam do que encontram por lá. O dado faz parte do “Estudo sobre Autenticidade”, conduzido pela empresa de pesquisas Nielsen contratado pela plataforma. O objetivo da pesquisa é fornecer às marcas insights mais aprofundados sobre o que significa “ser real” na plataforma.

O estudo mostra que TikTok é a plataforma que as pessoas buscam para “levantar o ânimo” e um espaço de descoberta para novos produtos e marcas. Confira os principais insights:

Comunidade e autenticidade

A pesquisa revelou que o TikTok é o único app (entre os principais aplicativos de vídeo/social) em que as pessoas declaram “para levantar meu ânimo” como uma das principais razões para usar. “As pessoas não precisam ser perfeitas e isso é perfeito. Todos têm lugar na comunidade do TikTok e são aceitos. E isso faz com que as pessoas se conectem descobrindo novos conteúdos”, destaca a plataforma.

Segundo o estudo, 88% dos usuários acham que o TikTok é um lugar onde as pessoas podem se expressar abertamente; 81% dos usuários sentem que podem ser eles mesmo quando usam o app e 60% dizem que a descoberta de novos conteúdos é uma razão para usar o aplicativo, sendo que 92% afirmam descobrir conteúdos novos e que gostam.

De acordo com a pesquisa, 75% dos usuários têm um senso de comunidade quando usam o app e 80% se identificam com o conteúdo que veem no TikTok.

Leia mais:

Autenticidade no marketing

Na relação das marcas com a comunidade TikTok não é diferente. Segundo a plataforma, as empresas estão abraçando o espírito criativo e autêntico do TikTok. “Elas têm a oportunidade de criar TikToks que falam com a comunidade e a convidam para entrar na conversa, alcançando potenciais consumidores de maneira inovadora”, diz a empresa.

O estudo revela que 73% de todos os usuários acham que a publicidade no TikTok é única e diferente e 61% que os anúncios se misturam com o conteúdo, o que faz com que a experiência seja fluída e o usuário tenha a mesma sensação de estar consumindo um conteúdo orgânico da plataforma.

“A autenticidade e a criatividade são fatores chave para as marcas criarem uma conexão significativa com a comunidade. As tendências no TikTok criam movimentos que saem da plataforma e se tornam parte do nosso dia a dia. É esse tipo de engajamento e relevância que as marcas buscam”, explica Gabriela Comazzetto, Head de Soluções Globais para Negócios do TikTok For Business na América Latina.

Mais de 70% dos usuários querem saber mais sobre produtos anunciados

A pesquisa mostra também que 76% dos usuários estão abertos a anúncios sobre novos produtos; 67% dizem que não se importam com os anúncios se eles forem divertidos e 72% participariam de uma tendência/hashtag iniciada por uma marca.

Esse cenário, destaca o estudo, tem potencial para se refletir em conversão de vendas, especialmente com recursos disponíveis no TikTok for Business: 72% dos usuários têm interesse em aprender mais sobre o produto/marca ao ver um anúncio na plataforma; e 1 em cada 3 comprou algo que não estava considerando antes.

“Vemos o impacto positivo que a criatividade e as histórias das marcas trazem para a comunidade TikTok e para a experiência na plataforma. Ficamos felizes em saber que o TikTok tem se mostrado uma peça importante nas estratégias de marketing das marcas, pela sua eficiência e resultado de alcance global. Vamos seguir investindo em soluções que permitam as marcas gerar inspiração, serem descobertas e se conectarem de maneira significativa com a comunidade do TikTok”, finaliza Comazzetto.

A pesquisa foi encomendada pelo TikTok para entender as percepções dos usuários sobre conteúdo e autenticidade das marcas na plataforma. Foram entrevistados usuários frequentes de mídias sociais, com mais de 18 anos, entre 23 de fevereiro e 2 de março de 2021.

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