A Editora Musical Sony Music Publishing anunciou hoje (3) a assinatura de um contrato de administração de obras musicais a nível global com a cantora Anitta. A Editora, que possui um papel distinto de uma Gravadora, também administra catálogos musicais de artistas como: Ed Sheeran, The Beatles, Beyoncé, Queen, Rihanna, Lady Gaga e Pharrel.
> O que faz uma Editora Musical?
Sobre o novo contrato, Anitta disse: “Estou super entusiasmada em juntar-me à família Sony Music Publishing e ansiosa para continuar promovendo minha música em escala global, com grandes expectativas em relação aos resultados dessa nova parceria!”
Aloysio Reis, Managing Director da Sony Music Publishing Brasil disse: “Anitta rompe barreiras, vence todas as resistências e domina plateias cada vez maiores com sua música carregada de espontaneidade. Suas canções não respeitam fronteiras. É um grande privilégio para todos nós na Sony Music Publishing poder ajudá-la a escrever as próximas páginas dessa linda história.”
Brandon Silverstein, empresário de Anitta, fundador e CEO da S10 Entertainment declarou: Nós estamos super motivados com a parceria de Anitta e seu time com Jon Platt e a família Sony Music Publishing. Acreditamos muito nesse trabalho a nível global e nos resultados que o futuro vai nos trazer.”
NEW YEAR, NEW FAM 🚀💥🇧🇷
We couldn’t be more thrilled to welcome @Anitta, a true phenomenon, to the SMP family! pic.twitter.com/fOBkqyBpew
— Sony Music Publishing (@SonyMusicPub) January 3, 2022
Jon Platt, Chairman & CEO, Sony Music Publishing disse: “Anitta é uma artista brilhante cuja autenticidade como autora transcende culturas naturalmente. Enquanto ela continua expandindo sua influência em todo o mundo, a Sony Music Publishing vai ter o prazer de apoiá-la nesse caminho. “
Jorge Mejia, President & CEO, Sony Music Publishing Latin America and U.S. Latin declarou, “Anitta é um fenômeno – uma artista e compositora capaz de reunir diferentes mundos, gêneros e linguagens com seu jeito único, conquistando sempre muito sucesso. Estamos muito empolgados em tê-la em nossa família e dedicados a fazer com que ela se sinta realmente em casa.”
O que faz uma Editora Musical?
O papel das editoras se tornou ainda mais importante em um cenário socioeconômico de incertezas como o atual, ocasionado pela pandemia do coronavírus. O papel de uma editora, de forma bem objetiva, é garantir que a Obra Musical dos compositores seja corretamente cadastrada, registrada, trackeada e remunerada.
> Qual a diferença entre Obra Musical e Fonograma?
As Editoras possuem o papel de divulgar, promover e administrar as obras musicais de um autor. Ou seja, atuam em todas as áreas que exigem a cobrança e o controle dos direitos do compositor. As Editoras são responsáveis pela garantia de administração e proteção dos direitos gerados pelas obras musicais, como em Reproduções e Sincronizações das letras. Contudo, os Direitos de Execução Pública (execução em Cinemas, Shows, Plataformas Digitais, entre outros) são de responsabilidade do Ecad e das Associações Musicais que pertencem a Gestão Coletiva.
> O que é Direito de Reprodução ou Fonomecânico?
No entanto, um artista não é obrigado a assinar com uma Editora, mas, a presença delas na carreira artística, desempenha um importante elemento estratégico por serem responsáveis por funções democráticas e de promoção das obras musicais.
Catálogo Musical de Anitta
Nascida no Rio de Janeiro, Anitta leva o funk brasileiro para o grande público em todos os continentes. Seu single “Girl From Rio”, explodiu nos Estados Unidos atingindo o Top 40 das rádios americanas e o Top 30 na parada Billboard’s Pop Airplay, somando atualmente mais de 100 milhões de streams e e o vídeo ultrapassou 35 milhões de views no YouTube.
Leia Mais:
- Miley Cyrus agradece fãs de Anitta por colocarem música em primeiro lugar no ITunes
- Internacional: Veja performances de Anitta no especial de réveillon da Miley Cyrus
- Olivia Rodrigo assina com a Sony Music Publishing
- Após 25 anos, Sony/ATV passa por reformulação e volta a ser chamada de Sony Music Publishing
- Confira mais detalhes sobre acordo global da Beyoncé com Sony/ATV Music Publishing
Além disso, ela participou em outros grande sucessos nas paradas através de colaborações com outros artistas em hits como “Faking Love” ft. Saweetie, “Me Gusta” ft. Cardi B e Myke Towers, “Tócame” ft. Arcangel e De La Ghetto, além de “Fuego” com DJ Snake e Sean Paul. Anitta estará trabalhando diretamente com os times de executivos da Sony americana e também com a divisão Latina dos Estados Unidos, incluindo as Vice Presidentes Senior Amanda Hill e Katie Welle, além de Monica Jordan, Diretora Criativa da U.S. Latin.
O trabalho de Anitta inclui quatro discos de estúdio e uma grande variedade de colaborações com outros artistas. Ela é a recordista de streamings no Brasil e vem conquistando público no mundo inteiro, reunindo mais de 56 milhões de seguidores no Instagram. Ela tem 6 indicações para o Grammy Latino, ganhou 9 prêmios MTV EMA, recebeu mais de 5 bilhões de views no YouTube, and 6,5 bilhões de streams no Spotify. Em setembro de 2021 ela fez história como a primeira brasileira a atuar no MTV Video Music Awards.
Atualmente, Anitta está finalizando o seu esperado quinto album de estúdio – Girl From Rio – com os novos singles “Envolver” e “No Chão Novinha” ft. Pedro Sampaio, lançados no fim de 2021.