A Sony Music Brasil está com inscrições abertas para o “Crias da Música”, um curso gratuito de qualificação de artistas, produtores, empreendedores e pessoas interessadas em trabalhar no setor musical. Em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e a Escola Música & Negócios (PUC-Rio), o projeto é especialmente voltado para jovens negros de três comunidades localizadas na Zona Norte do Rio de Janeiro: Jacaré, Maré e Alemão.
O programa inédito é fruto da parceria de um ano entre a gravadora e o ID_BR, que, juntos, já realizam uma série de ações para promover a diversidade e a inclusão na companhia. O “Crias da Música”, inteiramente gratuito, terá a duração de dez semanas e será realizado online, com algumas aulas presenciais. Já a certificação é do Instituto Gênesis (PUC-Rio). As inscrições estão abertas até o dia 21 de junho, clique aqui para se matricular.
Leia Mais:
- Cristiane Simões é a nova Vice Presidente de Marketing e Promoção da Sony Music Brasil
- Luísa Sonza assina contrato com a Sony Music; entenda a valorização da sua carreira
- Sony Music e Luísa Sonza inovam e recriam ‘anúncio de assinatura de contrato’
- Universal e Sony Music transformam catálogo de Bob Dylan em NFT
- GIULIA BE assina contrato global com a Sony Music Publishing
Ao longo do curso, que se inicia na primeira semana de agosto e vai até outubro, os participantes terão um panorama da indústria da música, sua história, inovações e tendências. O programa também vai oferecer conhecimento e ferramentas para aplicação no gerenciamento de carreiras artísticas, cargos executivos e negócios na música.
“Esta é mais uma ação da Sony Music para promover a diversidade e a inclusão no mercado da música. Não existe inclusão genuína que não passe pela criação de possibilidades para aquelas pessoas que enfrentam dificuldades estruturais de acessos. A gente tem muita a ganhar com a soma das trajetórias, da criatividade e da inventidade das pessoas que participarão do curso, ao mercado da música”, comenta a head de RH da Sony Music Brasil, Bruna Araújo.
Sony Music Brasil e a iniciativa “Crias da Música”
Dados da pesquisa “Coronavírus nas Favelas: A Desigualdade e o Racismo sem Máscaras”, divulgada no final de 2021, mostram que 54% dos moradores de favelas no Rio de Janeiro perderam o emprego na pandemia. O estudo, realizado pelo coletivo “Movimentos”, formado por jovens de diferentes favelas da cidade, com apoio do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), ainda mostrou que apenas 26% dos moradores possuem emprego com carteira assinada.
As inscrições para o “Crias da Música” devem ser feitas até o dia 21 de junho, por meio do link. Para se inscrever, é preciso residir em um dos territórios contemplados pelo programa – comunidades do Jacaré, Maré e Alemão – e realizar a autodeclaração racial.
Essa é mais uma ação afirmativa promovida pela Sony Music Brasil, dedicada a pessoas que se autodeclaram negras (pretos e pardos). Em 2022, a companhia também passou a oferecer vagas de estágio 100% afirmativas para jovens negros, e que serão promovidas dessa forma ao longo de todo o ano.