Selo Mondé Musical realizou uma imersão voltada para profissionais negros no mercado musical no sábado (7), no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, bairro do Rio de Janeiro.
A ‘Imersão #blackmusicbusiness’ teve como objetivo promover troca de conhecimento sobre o mercado da música pela ótica preta e criar oportunidades para o networking entre profissionais da área. O evento contou com a presença de artistas, estudantes e profissionais do meio corporativo que já atuam ou que buscam se aprofundar nesse mercado.
Leia Mais:
- ONErpm faz balanço sobre representatividade de negros na distribuidora
- Sony Music Brasil promove curso gratuito para preparar jovens negros ao mercado musical
- ‘Black Sessions’: duo ÀVUÀ celebra a afetividade negra em série da Meta
O evento ainda teve a fala do fundador do selo. O músico e produtor musical, Gabriel Marinho, iniciou contando sua história, como se capacitou profissionalmente e como a Mondé foi criada.
“A Imersão foi ao meu ver algo atemporal, tanto do ponto de vista do evento em si, porque unimos algumas gerações ali discutindo o mercado pela nossa ótica, como também do ponto de vista de que apesar de o movimento #blackmusicbusiness já ter 4 anos desde seu lançamento público”, diz Gabriel Marinho, fundador da Mondé. “Essa foi a nossa primeira Imersão nesse pensamento, então estou considerando como um primeiro passo, a real fundação de uma ideia e, claro, foi atemporal porque nos marcou muito emocionalmente também, quem esteve conosco viveu o dia 07 de janeiro de 2023 de forma muito intensa”, completa.
A Imersão terminou com a festa de encerramento, com sets de DJ Pretinha e Afreekassia. Todos os painéis que aconteceram durante o evento foram gravados e serão divulgados ao público como episódios do podcast #blackmusicbusiness, acesse aqui.
A primeira edição da iniciativa foi patrocinada pelo FOCA – Programa de Fomento Carioca, da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com apoio cultural do Oi Futuro.
Black Music Business
O movimento Black Music Business surgiu em janeiro de 2019, questionando a representatividade negra em cargos de liderança no mercado musical e se desdobrou em muitas vertentes até chegar ao podcast, de mesmo nome, que já oferece duas temporadas disponíveis nas plataformas digitais.
Ao longo dos últimos 2 anos, nasceu também a parceria com a Escola Música & Negócios da PUC-Rio, na qual a Mondé colaborou com a distribuição de mais de 80 bolsas integrais para pessoas negras de todo o Brasil.
Confira os temas da Imersão #blackmusicbusiness
A imagem que comunica: branding, tendência e comportamento, com Aila Oliveira e Vladimir Ventura. Painel mediado por Letícia Nunes.
A influência da cultura urbana no meio corporativo, com Aori Sauthon, Bárbara Portela e Gabriel Marinho. Painel mediado por Marcão Baixada.
Gestão Independente, com Damiana Farias e Rodrigo Caê. Painel mediado por Gabriel Marinho.
Maneiras criativas de desenvolver ações nas plataformas, com Marcão Baixada e Afreekassia. Painel mediado por Vladimir Ventura.
Outras experiências no áudio: Mídias e podcast, com William de Abreu e Letícia Nunes. Painel mediado por Gabriel Marinho.