A nova canção de Rosalía arrebatou a internet antes mesmo de seu lançamento oficial nas plataformas de áudio. A cantora espanhola testou músicas inéditas com o público de seus shows da “Motomami Tour” e não demorou para que as performances viralizassem nas redes sociais e, mais tarde, trechos da versão de estúdio que a própria artista liberou no TikTok.
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A expectativa do público foi instigada quando os spoilers de “Despechá” começaram a viralizar. A estratégia de testar a música antes do lançamento e consagra-la nas redes sociais funcionou. O novo single de Rosalía teve a melhor estreia global do Spotify, à frente das músicas do novo disco de Beyoncé.
O modus operandi usado pela Motomami tem se popularizado na indústria da música e conta com bons exemplos no recente cancioneiro brasileiro, especialmente entre o rap e o funk, como é o caso de TZ da Coronel. Com apenas 21 anos, sendo dois de carreira, o artista investe em estratégias inovadoras para ganhar o público das plataformas digitais.
Dono de hits como “Anota a Placa“, “Trajado de Glock” e “Filho do Dono”, com L7, TZ da Coronel passou a disponibilizar suas faixas inéditas apenas nas redes sociais e não mais lança-las nas plataformas digitais.
“Minhas músicas explodiram na pandemia, mas eu não podia fazer show, não podia tocar na pista e aí eu decidi segurar os lançamentos. Pra continuar alimentando os fãs e o meu nome que estava na Internet passei a soltar prévias e vazar as músicas” , disse o artista. Ele, agora, planeja o lançamento das faixas que fez enquanto estava sem shows.
Músicas como “Alma“, “Gênio (Mente Confusa)” e “Jogo dos Tronos” estão passando por esse processo estratégico e acumulam milhões de reproduções em plataformas não exclusivamente musicais, como Instagram, Tik Tok e Youtube.
@tzdacoroneloficial Previa!! “JOGO DOS TRONOS” Tz da Coronel#tzdacoronel #previa #gameofthrones ♬ som original – tzdacoronel
O single “Mão Na Gola“, uma parceria com Tizi Kilates e Ariel Donato, chegou às plataformas de áudio já consagrada de forma orgânica através de uma live feita por TZ da Coronel. O trecho foi reproduzido mais de um milhão de vezes antes da canção ser disponibilizada nos streamings e ganhou outras 2,4 milhões reproduções após o lançamento.
Outros exemplos
Antes de lançar o single “Boys Don’t Cry“, Anitta deixou um trecho da música disponível apenas no reels do Instagram para que os fãs produzissem conteúdo com a faixa. Também na gringa, recortes de “Have Mercy”, single de Chloe Bailey, viralizaram no TikTok antes do lançamento do single. O mesmo tem acontecido com Nicki Minaj e a sua próxima aposta, “Super Freak“, que será lançada no dia 12 de agosto, mas tem sido usada como trilha para vídeos nas redes sociais.
A reprodução de “Baile do Morro“, de Mc Taion e MC Vitin da Igrejinha, também viralizou nas plataformas através de uma live em que os artistas colocaram a faixa para tocar. “O Fim é Triste“, de MC Hariel, assim como “Ilusão (Cracolândia)” (parceria do funkeiro com Alok, Salvador, MC Ryan SP e MC Davi), tiveram excelentes resultados com a liberação de prévias estrondosas nas redes sociais.