#BIZ

Rock in Rio lança seu 1º podcast e exalta mulheres na indústria da música

Roberta Medina (Foto: Divulgação) e Luísa Sonza (Foto: Instagram/@luisasonza)

Rock in Rio estreou em parceria com a TIM nessa terça-feira (19) o podcast “SHE ROCKS”. O programa será disponibilizado às terças-feiras no Spotify e na Deezer com conversas entre mulheres inspiradoras de diversas áreas da cena musical, entre elas artistas, compositores e profissionais técnicas.  

Leia Mais:

O projeto nasce da observação de diversos dados relativos à representatividade da mulher na indústria da música Segundo a União Brasileira de Compositores, em 2021, as mulheres receberam apenas 9% do total distribuído em direitos autorais no país e esse é só um exemplo de indicador que mostra como um grande caminho de transformação na indústria ainda precisa ser percorrido. 

Rock in Rio Lisboa. Foto: Divulgação/Rock in Rio Lisboa

De acordo com Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio, a presença feminina na indústria da música ainda está muito aquém do seu potencial. Para ela, a força de comunicação e engajamento do Rock in Rio pode contribuir para que mais rápido vejamos mudanças nesta realidade.

“O Rock in Rio é um ponto fora da curva, pois aqui nós mulheres ocupamos 65% dos cargos de liderança. Acreditamos que, enquanto nos divertimos e cantamos juntos, podemos também semear conversas relevantes para a sociedade, por isso na edição deste ano, o festival terá um dia inteiro dedicado à elas, com as mulheres compondo 100% do line-up de alguns palcos da Cidade do Rock, no dia 11 de setembro. A proposta do ‘SHE ROCKS’ é alimentar essa conversa de agora até lá e dar visibilidade à potência feminina no setor, que ainda está ocupado em sua maioria por profissionais homens”, afirma Roberta Medina.

Roberta Medina. Foto: Divulgação

Os episódios do “SHE ROCKS” serão comandados por Gaía Passareli e Renata Simões, que receberão convidadas para falarem sobre carreira, preconceitos, desafios, conquistas, fãs, shows e tudo o que permeia atuar na indústria da música. 

“SHE ROCKS” terá playlist co-construída pelas convidadas do podcast

Além disso, ao final dos episódios, o “SHE ROCKS” disponibilizará uma playlist co-construída pelas convidadas do podcast. A cada programa, novas músicas são sugeridas pelas participantes. A ideia surgiu após uma análise feita pelo Music Technology Group (MTG) e da Universidade de Utrecht que mostra que grande parte do consumo de música é de canções compostas e interpretadas por homens, mas não por falta de oferta feminina e sim porque o algoritmo está “viciado”. 

Dessa forma, o podcast incentiva e estimula a recomendação de músicas compostas, produzidas e interpretadas por mulheres como mais uma forma de dar mais exposição para as vozes femininas que, ainda em suas estreias, já saem prejudicadas pelos algoritmos.

Foto: Divulgação/Rock in Rio Lisboa

As convidadas de “SHE ROCKS”

O primeiro episódio foi lançado nessa terça-feira (19).  As convidadas da estreia são Roberta Medina e Luisa Sonza. Dentre as próximas participantes, o “SHE ROCKS” receberá Bia Ferreira, cantora, compositora, multi-instrumentista e ativista brasileira; Guta Braga, criadora da MCT, co-criadora e apresentadora do FastForward Podcast; Erika Lôbo, compositora e produtora musical, além de sócia da Duophono e membra do database da @SheIsTheMusic; Ana Paula Castello Branco, diretora de Comunicação e branding da TIM. Além das diretoras do Rock in Rio, Ana Deccache (Comunicação), Ana Biavaschi (Cenografia), Renata Guaraná (Parcerias) e Juliana Ribeiro (Ticketing) e a VP de Learning Experience, Agatha Arêas.

Agatha Arêas, vice-presidente de Learning Experience do Rock in Rio | Foto: Divulgação

Os episódios de “SHE ROCKS”

Cada episódio vai focar em uma temática diferente da indústria da música. Entre eles, estão o “Minha canção é meu manifesto”, com artistas que trazem em suas letras questões e situações atuais do dia a dia; “Pioneiras sim!” com as primeiras profissionais em determinados campos, seus desafios e como chegaram lá; “O show que a gente dá por traz do show que você adora ver”, com as mulheres que cuidam e fazem parte do time de backstage, montagem de palcos e camarins.

 “SHE ROCKS”: Rock In Rio 2022 e a parceria com a TIM

Para a TIM, patrocinadora oficial do Rock in Rio Brasil 2022, participar de uma iniciativa que dê mais visibilidade para as mulheres está em linha com seu compromisso com temas como equidade de gênero e combate ao machismo. 

“Temos utilizado cada vez mais a nossa plataforma de música para tratar de temas relevantes para a sociedade e promover reflexões importantes. O lançamento do ‘SHE ROCKS’ faz parte dessa estratégia”, comenta Ana Paula Castello Branco, Diretora de Comunicação e Marca da operadora.

Ana Paula Castello Branco. Foto: Bruno Ryfer/Divulgação

O parceiro responsável pela co-criação e produção do conteúdo é o A-LAB Content Lovers, que cuida de toda a comunicação e de toda a produção de conteúdo do festival, bem como é o parceiro do Rock in Rio em diversos projetos realizados junto a marcas, como é o caso do “SHE ROCKS”.

Destaques

#Internacional

Ariana Grande alcança pico histórico de ouvintes mensais no Spotify para uma mulher. Ela é a 2ª artista mais ouvida do planeta atualmente.

#Mercado

Mais um capítulo da novela de Drake e Kendrick Lamar! Brincadeiras à parte, após o canadense acusar o Spotify de cooperar com a Universal Music para...

#Internacional

Música de Bruno Mars e Lady Gaga, "Die With a Smile" completa 91 dias no topo da parada global do Spotify.

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile