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Dentro da iniciativa Juntos Pela Música, a UBC, em parceria com o Spotify, lança um fundo de ajuda aos seus associados, para mitigar a paralisação da atividade econômica decorrente da epidemia de COVID-19.
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UBC e Spotify lançam fundo para compositores e artistas afetados pela crise da COVID-19 no Brasil

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A UBC (União Brasileira de Compositores) e o Spotify anunciaram hoje (17) o lançamento de fundo de ajuda para compositores e artistas afetados pela crise da COVID-19 no Brasil. A iniciativa faz parte do movimento #JuntosPelaMúsica promovido pela UBC.

Como parte do projeto global Spotify COVID-19 Music Relief, o Spotify se compromete a equiparar doações arrecadadas em parceria com a UBC no Brasil para atender centenas de filiados em dificuldades financeiras decorrentes da pandemia da COVID-19.

Dentro da iniciativa Juntos Pela Música, a UBC, em parceria com o Spotify, lança um fundo de ajuda aos seus associados, para mitigar a paralisação da atividade econômica decorrente da epidemia de COVID-19. Essa iniciativa no Brasil faz parte do projeto global Spotify COVID-19 Music Relief, que recomenda instituições que oferecem alívio financeiro para as pessoas da comunidade musical mais necessitadas do mundo.

Serão disponibilizados R$ 500 mil pela UBC, montante ao qual se somarão outros R$ 500 mil aportados pelo Spotify. O valor inicial da doação de R$ 1 milhão será distribuído a centenas de associados afetados pela crise.

Para pleitear uma das ajudas, é preciso que o associado cumpra os seguintes requisitos:

  • Ser filiado à UBC há pelo menos um ano;
  • Já ter recebido um mínimo de R$ 800 e um máximo de R$ 12 mil da UBC em direitos autorais em 2019;
  • Passar genuinamente por dificuldades financeiras devido às perdas causadas pelo coronavírus. Uma força-tarefa da UBC analisará cada uma das solicitações.

Podem solicitar a ajuda pessoas físicas e microempreendedores individuais. O benefício, uma iniciativa humanitária e de duração limitada, será na forma de uma ajuda mensal de R$ 400 a cada contemplado. Serão quatro parcelas mensais, e centenas de associados serão incluídos na ação.

A iniciativa também será aberta para que outras empresas e organizações, além de pessoas físicas, possam fazer doações aos artistas, através de uma plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding). Neste caso, o Spotify se compromete a equiparar a doação em 1:1, ou seja, a empresa vai doar 1 real para cada 1 real equivalente arrecadado pela campanha, até o limite do seu programa global de ajudas do gênero.

A plataforma escolhida pela UBC para a ação de crowdfunding é a Benfeitoria. No link benfeitoria.com/juntospelamusica, você também pode ajudar a financiar algum associado em dificuldades ao longo destes tempos de confinamento. É simples e rápido. A plataforma desconta 4,5% do total cobrado a título de taxa de administração, excetuando doações corporativas e individuais acima de 25 mil reais.

A equipe da UBC já está mobilizada e treinada para avaliar as solicitações, de modo que a liberação dos valores de ajuda emergencial levará poucos dias para ser autorizada a partir da análise do pedido. Espera-se que a primeira leva chegue até os associados antes do fim deste mês de abril. Os pagamentos seguintes serão realizados ao redor do dia 25 de cada mês.

“A UBC sabe que o mundo não pode viver sem arte e não poderia deixar seus artistas e colaboradores abandonados. Nossa ajuda se impõe, é uma obrigação moral e social. E é o que estamos a fazer, sem medir esforços. Agora, junta-se a nós o Spotify, em preciosa parceria, nesta luta humanitária em que estamos empenhados”, disse Paulo Sérgio Valle, presidente da UBC.

“Vivemos um momento em que a palavra ‘coletiva’ de nossa gestão nos impõe responsabilidade e solidariedade. Estes são valores cotidianos para a UBC. Gostaria de agradecer ao Spotify pela inquietação comum, por ajudar aos autores, intérpretes, músicos e produtores, e convidar outras empresas que orbitam o mundo da música, assim como pessoas físicas, a também se mobilizarem. É uma ajuda vital neste momento sem precedentes de nossa história recente”, completou Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.

“Diante desse cenário, o Spotify tem engajado com parceiros de toda a indústria para discutir como podemos apoiar artistas e a comunidade criativa que foram profundamente afetados. Embora o streaming continue a desempenhar um papel fundamental na conexão dos criadores com seus fãs, várias outras fontes de receita foram interrompidas por essa crise. Combater o impacto dessa pandemia na indústria da música exigirá um enorme esforço global, e essa parceria com a UBC possibilita trabalharmos rapidamente para otimizar esses novos recursos aos artistas no Brasil”, afirma Mia Nygren, diretora-geral do Spotify para a América Latina.

É importante lembrar que a ajuda é emergencial e durará exclusivamente durante os quatro meses propostos. A iniciativa, trata-se de uma doação, e o valor não precisará ser devolvido à UBC e ao Spotify. No link para a página da ação, há um formulário, no qual o candidato à ajuda deverá informar dados pessoais (como nome completo e CPF) e responder a um questionário justificando a necessidade do auxílio.

Sobre UBC

União Brasileira de Compositores – UBC é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural.

A UBC foi fundada em 1942 por autores e atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 30 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras.

Sobre Spotify

O Spotify transformou o mundo da música para sempre quando foi lançado em 2008. Sua missão é liberar o potencial da criatividade humana, dando a um milhão de artistas a oportunidade de viver sua arte e a bilhões de fãs a oportunidade de se divertir e se inspirar nesses artistas. 

Há mais de 50 milhões de músicas de maneira gratuita, ou por meio do Spotify Premium, o usuário pode acessar recursos exclusivos, incluindo modo offline, qualidade de som melhorada, Spotify Connect e músicas sem anúncios.

Atualmente a plataforma é o maior serviço global de assinatura de streaming de música com uma comunidade de mais de 271 milhões de usuários ativos, incluindo mais de 124 milhões de assinantes do Spotify Premium, em 79 mercados.

 

Escrito por Redação POPLine

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