No domingo, 15 de março, o Brasil comemorou a inclusão do remix de Pedro Sampaio na performance que Cardi B fez de “WAP” no Grammy, maior premiação da música, acompanhada de Megan Thee Stallion. Ela inseriu a batida do funk e até trechos em português. No entanto, nem todo mundo viu isso com bons olhos, incluindo o produtor Rick Bonadio.
Teve remix funk do @DjPedroSampaio no #GRAMMYs 😱 A #CardiB fez uma performance de tirar o fôlego ao lado de #MeganTheeStallion e deu um mimo pro Brasil ao colocar uma versão funk de WAP no final da apresentação! Vem ver o vídeo completo no site: https://t.co/yWGijVEszm pic.twitter.com/y5qPGZ6B5W
— POPline (@POPline) March 15, 2021
Ele usou suas redes sociais para criticar o funk, afirmando que é o “pior tipo de música produzida no país“. Para ele, deveríamos nos orgulhar em exportar música de qualidade.
Leia o que ele escreveu:
“Já exportamos Bossa Nova, já exportamos Samba Rock, Jobim, Ben Jor. Até Roberto Carlos. Mas o barulho que fazem por causa de 15 segundos de funk na apresentação da Cardi B me deixa com vergonha. Precisamos exportar música boa e não esse ‘fica de quatro'”, soltou ele.
No Instagram, ele continuou o assunto: “Ontem no Grammy a Cardi B mostrou o PIOR tipo de música produzida no país e a galera tá comemorando? Vamos valorizar o que deve ser valorizado! O Brasil tem muita música boa de verdade“, soltou.
Repercussão
É claro que Rick Bonadio recebeu uma série de críticas negativas, contestando sua opinião. Veja:
Ver um produtor musical, como Rick Bonadio, se dizendo envergonhado pelo funk, desqualificando o gênero como manifestação de arte, explica um pouco a tragédia do Brasil de 2021.
Nos anos 30/40 diziam que samba era “coisa de vagabundo”.
— Brisa (@Donna_dBrisa) March 15, 2021
Eu fico muito reconfortado com o tweet do Rick Bonadio pois mostra que o pop e a cultura jovem estão funcionando perfeitamente: o rebeldinho de ontem vira o velho chato que odeia o que os jovens fazem e consomem. Tudo na mais perfeita ordem. pic.twitter.com/Bm1QqTbxM2
— philo (@philosopop) March 15, 2021
que delícia de comentário preconceituoso. A pessoa viver de arte e não ter entendido ainda que toda manifestação artística é válida e merece respeito (não somente a que eu gosto e julgo “boa”) é de uma prepotência descabida. 🙄
— Roque de te colher (@millateixeira_) March 15, 2021
Tréplica
Vendo a repercussão negativa, Bonadio até apagou o Tweet. Ele tentou se explicar:
Não tenho nenhuma intenção de criar polêmica muio menos desmerecer o trabalho de ninguém . Espero que evoluam e entendam as críticas. Só aplauso pode ser alienação.
— Rick Bonadio (@rickbonadio) March 15, 2021
Eu sinto a necessidade de criticar algumas situações pq vejo uma alienação generalizada. O Funk precisa evoluir. Os funkeiros precisam ousar evoluir musicalmente para crescer. Não se pode fazer o mesmo sempre pq isso da certo. Meu post anterior não teve a intenção destrutiva.
— Rick Bonadio (@rickbonadio) March 15, 2021
Não da pra aceitar que sempre a mesma batida com letras de putaria seja algo necessário ou a ” cultura do país ” . De qqr forma eu respeito todos do Funk por suas batalhas e vitórias. Desculpem se ofendi, nunca é minha intenção.
— Rick Bonadio (@rickbonadio) March 15, 2021
O que eu espero é que ao fazer sucesso o Funkeiro busque melhorar , estudar música, letra e crescer musicalmente para então tornar o gênero crossover definitivamente mas com qualidade.
— Rick Bonadio (@rickbonadio) March 15, 2021
LEIA MAIS:
>> Anitta rebate Rick Bonadio após crítica ao funk
>> Luísa Sonza rebate Rick Bonadio: “produtor ultrapassado”