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Reels: conheça as 12 práticas para ter sucesso com o formato

Um dos formatos que mais crescem do Instagram e Facebook, os Reels podem ajudar no alcance de novos públicos e na monetização dos criadores

Reels conheça as 12 práticas para ter sucesso com o formato
Reels: conheça as 12 práticas para ter sucesso com o formato. Foto: Unsplash

O Reels, formato de vídeos curtos do Instagram e Facebook, pode liberar um enorme potencial de crescimento para os criadores. De acordo com a Meta, o recurso pode abrir portas, tais como: mais oportunidades de ferramentas de criatividade, descoberta, desenvolvimento de público e monetização.

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Pensando nisso, a companhia de Mark Zuckerberg reuniu as 12 melhores práticas que podem aumentar a probabilidade dos vídeos serem descobertos por novos públicos e ajudar a desencadear sua próxima grande ideia.

Reels: conheça as 12 melhores práticas para produção de conteúdo

1. Relacionar-se com seu público

Crie conteúdo que conecte-se com as pessoas. Se eles assistirem ao seu Reels e pensarem: “Isso sou literalmente eu”, você está no caminho certo. Mostre situações nas quais as pessoas possam se reconhecer. E olhe para as lentes! Tente usar sua câmera selfie para criar conteúdo acessível em primeira pessoa.

2. Compartilhe seu ponto de vista exclusivo

Mostre sua personalidade, sua energia e atitude. Compartilhe suas paixões, ensine algo novo às pessoas ou comunique algo que é exclusivamente parte da sua característica.

3. Trace o enredo

Grandes Reels são construídos a partir da narrativa. Alguns dos mais populares têm um começo, meio e fim claros, ou têm um forte gancho ou recompensa, como uma grande revelação, piada ou reviravolta na história.

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Reels: conheça as 12 práticas para ter sucesso com o formato. Foto: Unsplash

4. Esteja no momento

Compartilhe seu ponto de vista sobre as conversas do momento. Certifique-se de adicionar seu toque único no momento da tendência e que seja relevante para o seu nicho e público.

Para ajudar a ampliar seu alcance, use uma ou duas hashtags que sejam tendência e/ou relevantes para os temas do seu conteúdo. (Dica profissional da Meta: Hashtags como #Explorepage ou #Reels não ajudarão você a aparecer.)

5. Inicie uma tendência

Inspire e inicie uma tendência que outros possam facilmente participar ou remixar. Aproveite o o “Calendário de Momentos Culturais” e conecte-se com sua comunidade. Lembre-se: os Reels não servem apenas para entreter, mas também para convidar à participação e à colaboração criativa.

6. Deixe de lado seus medos

Lembre-se de que não existe uma maneira “certa” de criar um Reels. O seu jeito é o jeito certo. Se você está se divertindo, é provável que os espectadores também.

 

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7. Aproveite as ferramentas

Use ferramentas criativas como texto, filtros ou efeitos. Mesmo algo tão pequeno quanto uma transição interessante pode fazer as pessoas assistirem mais de uma vez. E encontre essa boa iluminação: a luz natural é ideal, evite ficar sob luz solar direta (você vai apertar os olhos e haverá sombras). Também evite a luz diretamente acima ou logo atrás de você, pois a “luz de fundo” pode esconder seu rosto.

8. Biblioteca de música FTW

Defina a cena usando ferramentas de música e áudio em Reels. Na biblioteca de música, use o navegador para encontrar músicas para o seu Reels. Pesquise por artista, álbum ou música, ou navegue por músicas categorizadas por gênero, humor e temas. Como alternativa, você pode narrar seu vídeo ou usar áudio original de outros criadores.

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9. Vá na vertical

O conteúdo vertical (9:16) ajuda a garantir que os Reels sejam imersivos, de acordo com a Meta. O vídeo horizontal normalmente não é tão fácil de recriar e pode não ser mais distante.

10. Faça testes

O Reels é um formato que celebra a experimentação. Experimente abordagens novas, interessantes e diferentes para ver o que funciona para você e o que sua comunidade responde. É humor? Afirmações? Esquetes? Como fazer? O céu é o limite!

11. Compartilhe!

Depois de postar seu Reels, não se esqueça de compartilhar em seus Stories. Você também vai querer compartilhar do Instagram para o Facebook para exposição máxima. Os criadores do Instagram podem alcançar novos públicos no Meta, recomendando seus Reels diretamente para o Facebook, sem necessidade de criação de conta extra.

Dica profissional: considere adicionar uma foto de capa antes de compartilhar no Instagram.

12. Evite conteúdo de baixa qualidade

Não publique Reels visivelmente recicladas de outros aplicativos: evite fontes e marcas d’água de terceiros.

Algumas outras proibições comuns incluem: vídeo desfocado (devido à baixa resolução) e conteúdo que viola as diretrizes da comunidade. Da mesma forma, evite interrupções, exageros ou enganos ou iscas, pois os usuários afirmaram a Meta que não gostam de postagens com spam no Facebook e no Instagram.

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Escrito por Láisa Naiane

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