Menu
in ,

A globalização do Primavera Sound: de Barcelona para o mundo!

Em duas décadas, o festival saltou de 8 mil para mais de 200 mil pessoas e chegou a Porto, Los Angeles, Buenos Aires, Santiago e São Paulo

No auge da carreira, Dua Lipa (de costas) foi uma das headliners da última edição do Primavera Sound em Barcelona (Foto: Xavi Torrent/WireImage)

A cidade de São Paulo será palco da primeira edição brasileira do Primavera Sound entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro e os ingressos estão à venda! Além dos shows que acontecerão no Distrito Anhembi, a programação garante apresentações fora do ponto focal, conectando pessoas de diferentes faixas etárias, preferências musicais e poder aquisitivo diferentes. Mas o que você sabe sobre sua história? Acompanhe a timeline de um pequeno festival nascido em Barcelona e que agora ganha o mundo!

> Adquira aqui os ingressos para o Primavera Sound São Paulo

LEIA MAIS:

Os primeiros anos (2001 – 2004)

Tudo começa em Barcelona, na década de 1990, quando o Primavera Sound era um simples evento de pequeno porte. O primeiro grande passo aconteceu em 2001, quando o festival ganhou mais de um palco e foi levado ao Poble Espanyol. O local é um museu de arquitetura ao ar livre, que recria os melhores e mais famosos locais e culturas da Espanha. Esta edição de estreia não contou com grandes nomes para headliner em seu line-up, mas ainda assim atraiu aproximadamente 8 mil pessoas.

Em 2002, a principal mudança foi a adição de um segundo dia ao festival. Além de ter sido o primeiro ano a incluir apresentações não musicais. Sessenta bandas e DJs locais e internacionais tocaram em cinco palcos diferentes, incluindo Pulp, Tindersticks, Spiritualized, Echo & The Bunnymen, J Mascis, Aphex Twin, Luke Slater e mais.

Em sua terceira edição, o público já havia triplicado. Em 2003, 24 mil pessoas foram assistir nomes como Belle And Sebastian, Yo La Tengo, Teenage Fanclub, Sonic Youth, The White Stripes, Television e LCD Soundsystem. Já em 2004, o festival foi realizado em três dias e o público aumentou para 40 mil pessoas. Entre os headliners estavam PJ Harvey, Primal Scream, Wilco e Franz Ferdinand.

O tamanho da gravadora simultânea e da feira do setor também aumentou, com 30 estandes representando as principais gravadoras independentes espanholas, bem como a imprensa especializada e empresas associadas.

Mudança de local e crescimento do público (2005 – 2011)

Em constante crescimento, o Primavera Sound saiu do Poble Espanyol para o Parc del Fòrum, um local muito maior à beira-mar, em 2005. A natureza do festival (urbano e integrado à cidade) e a grande variedade de bandas representados o reafirmaram como um ponto de encontro de artistas e espectadores de todas as gerações. Nesta quinta edição, os destaques foram New Order, a volta aos palcos de Iggy Pop & The Stooges, Sonic Youth e Gang of Four.

Poucas alterações no layout dos palcos e melhorias na infra-estrutura marcam a edição de 2006, que contou com nomes como Lou Reed, Motörhead, Yo La Tengo, The Flaming Lips, Yeah Yeah Yeahs, Babyshambles e Animal Collective. Já em 2007, o público bateu os 60 mil espectadores – com 30% deles vindo de outros países. O line-up com 150 artistas incluiu Patti Smith, Wilco, Smashing Pumpkins, Buzzcocks, Grizzly Bear, Band Of Horses, Diplo e Sonic Youth tocando o lendário álbum “Daydream Nation” na íntegra.

Wayne Coyne “passando por cima” do público no show do Flaming Lips em 2011 (Foto: Robert Marquardt/WireImage)

2008 teve cerca de 160 artistas se apresentando em locais no Parc Del Fòrum e no centro da cidade de Barcelona. Portishead, MGMT, Public Enemy, Vampire Weekend, Cat Power e Bon Iver marcaram presença. Mais de 80 mil espectadores compareceram em 2009. O público se espalhou pelos 14 palcos do festival, seis dos quais no Parc del Fòrum (76 mil espectadores) e outros oito distribuídos pelo centro de Barcelona com a “Primavera na Cidade”, que atraiu mais 4.600 espectadores. Entre as atrações, My Bloody Valentine, Yo La Tengo, The Vaselines, Bloc Party, Sonic Youth e Neil Young.

Mais de 100 mil pessoas estiveram presentes em 2010. A décima edição do festival foi a primeira do “PrimaveraPro”, que reuniu mais de 400 profissionais da indústria musical de diversos países e áreas do setor como gravadoras, agencias de reservas, promotores ou programadores de festivais. O line-up contou com Pavement, The XX, Pixies, Pet Shop Boys e Grizzly Bear. Em 2011, 120 mil pessoas assistiram a Echo & The Bunnymen, The National, Nick Cave, Belle & Sebastian, The Flaming Lips, PJ Harvey, Animal Collective e Pulp.

LEIA MAIS:

Expansão do Primavera Sound (2012 – 2019)

O ano de 2012 foi especial para o Primavera Sound. Na 12ª edição em Barcelona, nomes como Franz Ferdinand, The xx, Grimes e The Cure foram destaques diante de 117 mil pessoas. Dias depois foi a vez da primeira edição do NOS Primavera Sound no Parque da Cidade, em Porto. “Depois de anos em Barcelona, organizamos esta edição em Porto para aproveitar os músicos em turnê. Mas é um tipo de evento diferente; o que fazemos em Portugal é uma ‘boutique Primavera’, mais cuidada, mais pequena e com personalidade própria“, disse à época o diretor do festival Alberto Guijarro.

Novo recorde de público em 2013, com 170 mil pessoas em quatro dias para verem Tame Impala, Blur, Wu-Tang Clan, My Bloody Valentine, Hot Chip e Solange Knowles entre os 260 shows programados. Para 2014 foi a vez do Arcade Fire, Pixies, The National, Kendrick Lamar, Nine Inch Nails, Disclosure, Queens Of The Stone Age, St. Vincent e até os brasileiros Rodrigo Amarante e Caetano Veloso.

Caetano Veloso levou o show da turnê “Abraçaço” ao Primavera Sound em 2014 (Foto: Jordi Vidal/Redferns via Getty Images)

Em 2015, o festival foi encabeçado por The Black Keys, Patti Smith, The Strokes, Interpol e Belle and Sebastian. Já em 2016 foi a vez do Radiohead, LCD Soundsystem, Sigur Ros, PJ Harvey, Tame Impala e The Last Shadow Puppets. A marca de 200 mil pessoas foi alcançada em 2017, que teve line-up encabeçado por Arcade Fire, Bon Iver, The xx, Run the Jewels, Grace Jones, Slayer e Elza Soares.

Em 2018, o festival passou a apostar em artistas mais urbanos e pop sem sair do seu estilo rock e indie. Esta edição foi encabeçada por Arctic Monkeys, Bjork, Nick Cave and the Bad Seeds, The National, Chvrches, Lorde, Bad Gyal, Arca e A$AP Rocky.

Equidade de gênero no line-up: o “novo normal”

Muitos estudos de line-ups de festivais nos últimos anos pintam um quadro temerário. A maioria dos headliners costumam ser formados por homens brancos e bandas masculinas brancas. E este é um dos detalhes que diferenciam o Primavera Sound de outros festivais: a busca por uma equidade de gênero. A presença feminina e não-binária na montagem do line-up traz novas perspectivas para as apresentações ao vivo.

A virada de chave veio na edição de 2019 do Primavera Sound, a cargo de uma campanha defendendo a escalação 50/50 como “The New Normal“. Desta forma estabeleceu um novo precedente de que os festivais podem se afastar da fórmula “pálida, masculina e obsoleta”. Ainda há um longo caminho a ser percorrido. Enquanto alguns festivais menores já atingiram a meta de equidade, outros apontam a dificuldade em encontrar atos femininos ou não-binários.

Atos femininos anunciados para o festival incluíram Janelle Monáe, Solange, Erykah Badu, FKA Twigs, Robyn, Courtney Barnett, Carly Rae Jepsen, Charli XCX, Lizzo, Cupcakke e Rosalía, cuja apresentação no palco principal foi classificada como uma das melhores e mais esperadas da história do festival. Cardi B cancelou sua aparição devido a conflitos de agenda e foi substituída por Miley Cyrus. Outros atos incluem Nas, Interpol, Tame Impala, Suede, J Balvin e Primal Scream.

Rosalía fez um dos shows mais celebrados da edição 2019 (Foto: Xavi Torrent/WireImage)

Quando a 19ª edição terminou, o Primavera Sound anunciou duas novas edições. Uma delas seria realizada no Parque Histórico de Los Angeles, na Califórnia, em setembro de 2020. Outra edição em Londres foi planejada para junho de 2020 em Drumsheds, mas foi suspensa devido a restrições de tempo e preocupações com autorizações e licenças. Em novembro de 2019, uma edição ‘pocket‘ do festival chamada “Primavera Weekender” começou no Magic Robin Hood Camp em Benidorm. Mais de 3.500 fãs compareceram ao local.

Problemas com a pandemia e chegada às Américas

O mundo foi pego de surpresa em março de 2020 com a pandemia de Covid-19. Ainda sem conhecimento dos reais impactos que viriam, a 20ª edição do Primavera Sound foi transferida para agosto de 2020 – e seria cancelada de vez na sequência. Lana del Rey, Massive Attack, The National, The Strokes, Kacey Musgraves, Tyler, the Creator, Bad Bunny e Pavement, que deveriam se reunir pela primeira vez desde seu hiato em 2010, eram os destaques.

Mediante o cancelamento, a edição de 2021 foi pensada sob o slogan #BestFestivalForever. Anunciado um ano antes de sua celebração, o line-up incluía a maioria dos artistas programados para tocar em 2020. Novas adições incluíam Gorillaz, Doja Cat, FKA Twigs, Rina Sawayama, Charli XCX e Pabllo Vittar. Porém, em março de 2021, o festival foi remarcado mais uma vez para o verão europeu de 2022.

A programação definitiva para o 20º aniversário foi apresentada como “a melhor da história do festival”. Novos headliners incluíram Dua Lipa, Lorde, Nick Cave & the Bad Seeds e Megan Thee Stallion. O vigésimo aniversário do Primavera Sound foi considerado um Evento de Excepcional Interesse Público pelo Ministério da Cultura e Desporto do Governo. É o primeiro festival internacional de música na Espanha com este distintivo cultural.

Mas o grande avanço do Primavera Sound está próximo de acontecer. Depois de Barcelona e Porto, edições em Los Angeles, Buenos Aires, Santiago e São Paulo acontecerão nesta reta final de 2022. A primeira edição em Los Angeles será encabeçada pelo Arctic Monkeys, Nine Inch Nails, Lorde e Kim Gordon. Já as edições sul-americanas de estreia terão Arctic Monkeys, Björk, Lorde e Travis Scott como headliners.

Tá chegando a hora do Primavera Sound São Paulo

O line-up completo do Primavera Sound já foi anunciado e os ingressos estão à venda. O Festival oferece a opção de Entrada Solidária, que são ingressos com 45% de desconto em relação ao preço inteiro, com o acréscimo de R$40,00, que serão doados a ONGs, disponível para todos os tipos de ingressos e todo mundo pode comprar. Arctic Monkeys, Björk, Interpol, Gal Costa, Travis Scott, Lorde, Charli XCX, Terno Rei e Mc Drika, por exemplo, são apenas alguns dos nomes presentes.

Três palcos fora do Distrito Anhembi receberão artistas de diversos gêneros musicais – dentro da programação do Primavera na Cidade. Boogarins, Céu, Dead Fish, Liniker, Juçara Marçal, Jup do Bairro, Ratos de Porão, Tuyo, Urias, por exemplo, fazem o grande esquenta para os fãs de música trazendo diversidade de sons e estética entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro.

Grandes nomes da música mundial e artistas emergentes do pop, rock, trap, rap, indie, r&b, techno, downbeat, MPB, funk e outros gêneros estarão presentes nesta edição de estreia no país. As vendas acontecem online e também na bilheteria oficial (Estádio do Morumbi – Bilheteria 5 / Portão 5 – em São Paulo).

Line-up do Primavera Sound São Paulo (Foto: Divulgação)

Compartilhe:

Sair da versão mobile