O Universo Cinematográfico Marvel, atualmente em sua Fase 4, está cada vez mais amplo, levando aos cinemas ainda mais personagens já consagrados nos quadrinhos, mas uma questão ainda permanece sem resposta: Por que Doutor Estranho entregou a Joia do Tempo para Thanos em “Vingadores: Guerra Infinita”?
> “Doutor Estranho 2”: quem são os Illuminati da Marvel?
Leia mais:
- “Doutor Estranho 2”: confira as primeiras reações do filme
- Marvel queria que “Doutor Estranho 2” fosse um filme de terror
- “Doutor Estranho 2”: Rachel McAdams está ou não na cena editada?
Vamos relembrar: Em “Vingadores: Guerra Infinita”, Stephen Strange afirma que nenhum ato heroico é maior do que sua responsabilidade com a Joia do Tempo, inclusive afirmando que prefere deixar o Homem de Ferro morrer ao lado do Homem-Aranha do que entregar a Joia a Thanos. Mas aí, ao final, Doutor Estranho se contradiz e entrega ao Titã Louco a Joia do Tempo, salvando, inclusive, a vida de Tony Stark.
Mas por que?
As teorias dos fãs
Enquanto, oficialmente, a Marvel não explicou detalhadamente os motivos para o Doutor Estranho ter entregado a Joia do Tempo para Thanos, os fãs possuem suas próprias teorias, baseadas em cenas dos dois últimos filmes dos Vingadores: “Guerra Infinita” e “Ultimato”.
Para começar, vale lembrar que antes da batalha contra Thanos, Doutor Estranho fez uma viagem onde viu diversos futuros alternativos e afirmou que dentre as mais de 14 milhões de possibilidades, em apenas uma os Vingadores venceriam o Titã Louco.
Os fãs, em diversos fóruns na internet, pensam que a decisão de entregar a Joia do Tempo veio dessa única possibilidade de futuro onde Thanos é derrotado, que essa era a ação que deveria ser feita para esse futuro se tornar realidade.
Além disso, o estalar de dedos de Thanos, segundo a interpretação dos fãs, é considerado um ato único entre as possíveis realidades alternativas, já que Eitri, anão responsável pela construção da manopla, teve suas mãos danificadas pelo próprio Thanos, impossibilitando que uma nova seja construída.
Leia mais:
- Chegou a hora! 6 spoilers de “Doutor Estranho 2”
- Spoiler! Deadpool está ou não em “Doutor Estranho 2”?
- O que é preciso ver antes de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”?
A teoria é, de certa forma, confirmada em “Ultimato”, quando Doutor Estranho levanta um dedo apenas ao olhar para o Homem de Ferro antes de Tony Stark partir para cima de Thanos para roubar as Joias do Infinito. O número 1, segundo interpretam os fãs, refere-se à única realidade em que o Titã é derrotado, prevista por Doutor Estranho em sua viagem pelas realidades.
Ligação com os Eternos?
O filme “Eternos”, que chegou aos cinemas em 2021, também alertou os fãs para um possível segundo motivo para Doutor Estranho ter entregado a Joia do Tempo para Thanos.
O filme com os seres conhecidos como Celestiais, estrelado por nomes como Angelina Jolie e Salma Hayek, apresenta novas perspectivas para o futuro do planeta, e aqui, mais uma vez, entra Stephen Strange.
Em suas visão de milhões de possibilidades de futuro, pode-se considerar, também, que Doutor Estranho precisava que Thanos dizimasse metade da população da Terra para dificultar o nascimento de Tiamut, o Celestial que coleta energia vital da Terra para destruí-la.
Vale ressaltar que nenhuma dessas teorias é 100% confirmada pela Marvel.
“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, mais uma produção da Fase 4 do MCU, estreia nos cinemas nesta quinta-feira, dia 5 de maio.