O filme “Blonde”, aposta da Netflix para contar a história de Marilyn Monroe, estreou na plataforma já mal avaliado por críticos especializados. Poderia ser um daqueles casos em que críticos odeiam e o público ama, mas desta vez há um consenso. Os comentários nas redes sociais são, em geral, negativos.
> “Blonde”: Ana de Armas tem chance no Oscar como Marilyn Monroe?
No site Rotten Tomatoes, por exemplo, a taxa de aprovação da crítica é de 42%, com base em 242 profissionais. Já a taxa de aprovação do público, no mesmo site, é ainda menor: 32%. E, neste caso, mais de mil usuários deram nota. No site IMDB, o filme também não está bem avaliado: ganhou nota média de 5,6 (de um total de 10 possível), com base na opinião de 26 mil usuários.
Leia mais:
- “Blonde”: Vídeo mostra transformação de Ana de Armas em Marilyn Monroe
- Espírito, túmulo e medo de engavetamento: as falas de Ana de Armas para divulgar “Blonde”
- Ana de Armas fala sobre cenas de nudez em “Blonde”
Por que o filme “Blonde” desagrada tanto?
Para descobrir o motivo de tanta reprovação, basta dar uma olhada no Twitter. Uma simples busca por “Blonde Netflix” aponta algumas razões. Muitos usuários reclamam que o filme se apresenta como uma cinebiografia, mas na verdade é uma ficção, baseada em especulações e distorções. De fato, “Blonde” é uma ficção, baseada no livro “Blonde”, de Joyce Carol Oates. O livro imagina como teriam sido momentos da vida da estrela de Hollywood.
Muitos espectadores também reclamam que o filme sexualizou excessivamente a sex symbol Marilyn Monroe, limitando-se apenas a isso e ignorando outros aspectos de sua vida, incluindo a carreira. Há muitos elogios para a atuação de Ana de Armas, mas reclamações sobre o roteiro e a direção. O público feminino, sobretudo, terminou o filme bastante incomodado.
Veja alguns exemplos de comentários:
A atuação da Ana de Armas em #BlondeNetflix é impecável, mas a única coisa que o filme retratou foi a Marilyn sendo sexualizada, e abusada, esqueceram completamente a grande estrela que ela foi!
— Marcieli! ✨ (@morganweg13) September 28, 2022
Blonde, o novo filme da Netflix: um desrespeito pela mulher talentosíssima que foi Marilyn Monroe. Uma pornografia barata, juro, foram 3 horas de filme indignada.
— Ju Barbaroto (@BarbarotoJu) October 4, 2022
Eu nas cenas de Blonde que fizeram a Marilyn chamar os homens de “paizinho” ☠️☠️☠️ esse filme devia ser proibido em diversos países pelo crime de ser horrível e escroto e desrespeitoso a memória da Marilyn #BlondeNetflix pic.twitter.com/ZskChdzY7o
— Winter Elowyn ☾ Targaryen (@Winterriver12) September 29, 2022
vale lembrar ao público (já que a netflix não o faz) que blonde é uma FICÇÃO inspirada na vida de Marilyn. NÃO É UMA CINEBIOGRAFIA PAUTADA NA REALIDADE! pic.twitter.com/4rzPAuFlUp
— will (adorável cinéfilo ) (@cineadoravel) September 28, 2022
Se fizeram no filme de Evelyn Hugo o que fizeram em Blonde eu desisto da Netflix pic.twitter.com/sVHOtPjmPj
— Corno do olho verde (@semi__bruxo) September 30, 2022
me desculpem mas esse filme “blonde” tá péssimo! o formato dele me deixou extremamente incomodado, netflix tinha a faca e o queijo na mão, deixou o queijo apodrecer e enfiou a faca no cu. fiquei um mês ansioso atoa, ruim demais. pic.twitter.com/LNbv2hsiwe
— má ferreira (@MaferreiraF) September 28, 2022