in ,

Oscar 2022: Homem-Aranha conseguirá indicação a melhor filme?

“Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” tem poucas chances.

Oscar 2022: Homem-Aranha conseguirá indicação a melhor filme?
(Foto: Divulgação)

A Sony Pictures e a Marvel finalmente terão sua resposta na terça (8/2): “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” conseguirá a tão sonhada indicação ao Oscar de melhor filme? Os estúdios se empenharam na campanha, e a Academia está prestes a anunciar sua lista de indicados. Mas as chances parecem escassas.

“Blockbusters como ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’ e ‘007 – Sem Tempo Para Morrer’ tem tentado indicações a melhor filme, mas se o populista Producers Guild Awards (PGA) não os indicou, eu não espero que os eleitores mais exigentes do Oscar o façam”, diz o colunista Kyle Buchanan, do The New York Times.

Oscar 2022: Homem-Aranha conseguirá indicação a melhor filme?
(Foto: Divulgação)

Leia mais:

Indicações nas categorias técnicas do Oscar

O PGA é um termômetro para o Oscar, porque o júri da premiação também vota no Oscar. E o PGA, tratando-se de filmes populares, optou por “Amor, Sublime Amor”, “tick, tick… Boom!”, “Duna” e “Não Olhe Para Cima”. Nada de Tom Holland. Segundo o site The Wrap, indicar “Homem-Aranha” seria uma forma de reconhecer seu mérito de levar as pessoas de volta para os cinemas.

O site The Hollywood Reporter acredita que “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” deve conseguir apenas indicações em categorias técnicas – como melhor som e melhores efeitos visuais. A colunista Jacqueline Coley, do Rotten Tomatoes, coloca o filme com chances apenas em melhores efeitos visuais.

Adiamento de Doutor Estranho 2 interferiu em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
(Foto: Divulgação)

Em dezembro, o crítico de cinema Owen Gleiberman, da revista Variety, defendeu que o longa-metragem estrelado por Tom Holland deveria sim ser nomeado. “O público adora ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’. Os críticos, com poucas exceções, adoram. O mundo inteiro adora”, ele diz no texto. Owen destaca também que a Academia tem o hábito de ignorar filmes de super-herói por não considerá-los arte: “em 2008, ‘O Cavaleiro das Trevas’, o maior filmes de super-heróis já feito, não conseguiu uma indicação de melhor filme”, lembra.