Rebeca Andrade é medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio! A ginasta brasileira, que já tinha competido ao som de “Baile de Favela” de MC João, repetiu o feito na final das provas individuais, bateu uma pontuação excelente e, de quebra, ainda conseguiu fazer o funk ser notado mundialmente na manhã desta quinta-feira (29).
Com 57,298 pontos, Rebeca de 22 anos se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha na ginástica artística dos Jogos Olímpicos. Ela só ficou atrás da norte-americana Sunisa Lee, que somou 57,433 pontos e manteve o domínio do país na prova. O bronze foi para a russa Angelina Melnikova, com 57,199 pontos.
As expectativas para brasileira na final da ginástica estavam altas, ainda mais depois que Simone Biles, atual melhor do mundo, decidiu abandonar a competição para cuidar de sua saúde mental. A norte-americana, inclusive, chegou a ser vista torcendo por Rebeca.
> Pitty cita Simone Biles e reflete: “Pressão de estar no topo”
SIMONE BILES VIBRANDO COM A APRESENTAÇÃO DA REBECA ANDRADE É SOBRE ISSO #Tokyo2020 pic.twitter.com/YYwIaIc9Ch
— Caio! 🇧🇷 (@finneasfolklore) July 29, 2021
> Justin Bieber homenageia Simone Biles, que desistiu das Olimpíadas
Incrível, né? Rebeca já vinha se destacando nas competições para além das Olimpíadas e foi durante o Pan-Americano de Ginástica, no Rio de Janeiro, que ela ganhou fama por unir o funk ao esporte. Na ocasião, ela também começou com um som de orquestra que logo se transformou na conhecida “Baile de Favela“.
Apesar de estarmos falando de um ritmo bastante popular, principalmente no Rio de Janeiro, o estigma que esse estilo musical carrega ainda é grande. Para se ter uma noção, em 2017, o Senado recebeu um projeto de lei que tinha o intuito de criminalizar o funk!
Não foi por menos então que MC João reconheceu a atitude de Rebeca na época. Com exclusividade ao POPline, o funkeiro agradeceu a homenagem, desejando muita “luz e paz” para a ginasta e sua equipe. Confira:
@poplineGinasta faz história e nós temos um recado de MC João! #POPlineNoTikTok #NotíciasTikTok