O episódio 4 da série “Obi-Wan Kenobi”, do Disney+, estreita sua conexão com títulos anteriores de “Star Wars”. Uma das cenas, inclusive, trouxe de volta o debate sobre se Mace Windu (Samuel L. Jackson) morreu ou não no filme “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith” (2005).
Alerta de spoiler!
Como a história de “Obi-Wan Kenobi” se passa depois de “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith”, a série é perfeita para esclarecer o tópico. Mas, na verdade, ela deixou mais dúvidas. Embora uma das cenas esteja sendo interpretada como a “comprovação” da morte de Mace Windu, não é bem assim.
I’m a bit colourblind but could it be…
Mace Windu#ObiWan #ObiWanKenobi #StarWars pic.twitter.com/ZIpNc4nBOU
— Kenobi Central (@KenobiCentral) June 8, 2022
Leia mais:
- “Obi-Wan Kenobi” bate um bilhão de minutos assistidos na estreia
- Moses Ingram, de “Obi-Wan Kenobi”, mostra ataques racistas de fãs de “Star Wars”
- “Obi-Wan Kenobi”: Hayden Christensen aceitaria fazer spin-off de Darth Vader
De fato, um dos cadáveres que Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) vê na tumba parece Mace Windu – o que poderia mesmo ser uma maneira de confirmar a morte. Mas há um detalhe que derruba essa teoria. O site Screen Rant lembra que a mão de Mace Windu foi cortada por Anakin durante a luta com Palpatine. Na série, o cadáver tem sua mão, ou seja, não é Mace Windu.
A dúvida sobre a morte de Mace Windu permanece
Essa, então, continua sendo uma questão. Em março, inclusive, o ator Samuel L. Jackson disse ao “Happy, Sad, Confused” que amaria retornar ao personagem. “Há um grande histórico de personagens com só uma mão voltando para Star Wars”, brincou.
“A única pessoa com quem já conversei foi Bryce Dallas Howard [diretora], porque acabamos de fazer um filme e ela dirige episódios de ‘O Mandaloriano’. Eu disse ‘então, você acha que poderia ajudar um irmão? Quer dizer, você gosta de mim, certo?’. E ela ficou tipo ‘amo você, você é incrível!’. ‘Então me coloca de volta! Me põe no jogo, treinadora. Estou pronto! Vou aprender a usar o Sabre de Luz com a mão esquerda. Vamos lá’”.