banner com link para rádio globo
O que se sabe até agora sobre a tragédia no Festival do Travis Scott
(Foto: Getty Images)
in ,

O que se sabe até agora sobre a tragédia no Festival do Travis Scott

Pelo menos oito pessoas morreram.

Na noite de 5 de novembro um caos tomou conta da multidão que estava assistindo ao show do Travis Scott no festival Astroworld, promovido por ele próprio em Houston, Texas. Na hora do show do cantor, as pessoas começaram a correr descontroladamente para a frente do palco, causando uma histeria coletiva. Pelo menos oito mortes foram registradas e centenas de feridos.

Ficou uma dúvida sobre o que gerou essa histeria, já que é difícil imaginar isso acontecendo “do nada”. Investigações foram feitas para tentar entender.

“A multidão começou a se apertar em direção à frente do palco e isso causou pânico e começou a causar alguns ferimentos”, explicou Sam Peña, capitão do corpo de bombeiros local.

Veja fotos do memorial feito no local da Tragédia:

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Leia Mais:

Madeline Eskins, uma enfermeira que estava na plateia, contou o que viu: “desmaiei porque as pessoas estavam me empurrando tanto que eu não conseguia respirar”, falou ela, continuando a explicar que seu namorado conseguiu fazer com que as pessoas ao seu redor a segurassem para onde os seguranças pudessem proporcionar ajuda.

Nick Johnson e Angel Rodriguez, outros que estavam no show, relataram ao CNN que não conseguiam respirar. “Foi tão difícil mover os braços e tão difícil respirar, eu estava lá entrando empurrar quem estava na minha frente, apenas para tentar respirar, apenas para respirar“, lembrou o momento de desespero.

Vídeos chocantes circulam na internet. Por serem fortes, preferimos não replicar. Em um dos vídeos, Travis Scott continuava a se apresentar enquanto a plateia pedia para parar o show.

Segurança foi ferido com agulha

O caos era tanto que nem os seguranças que tentaram conter o tumulto se libraram. O chefe de polícia de Houston, Troy Finner, confirmou que um policial recebeu uma picada de agulha (contendo algum tipo de droga) por uma pessoa desconhecida.

“Temos o relato de um oficial de segurança, de acordo com a equipe médica que o atendeu na noite passada, que ele estava se esticando para conter ou agarrar um cidadão e sentiu uma picada no pescoço”, disse Finner.

O segurança chegou a ficar inconsciente e foi tratado com Narcan, que reverte o efeito de drogas. Ele ficou bem.

Travis Scott e promotora do evento estão sendo processados

Com toda essa tragédia, Travis Scott e a promotora do evento, Live Nation, estão recebendo múltiplos processos judiciais. A Billboard relata um processo específico movido por Manuel Souza, uma das pessoas que estavam na plateia. O processo afirma que o desastre foi o resultado direto de “uma motivação para o lucro em detrimento da saúde e segurança dos frequentadores do show” e do “incentivo à violência”.

Os réus não planejaram adequadamente e conduziram o show de maneira segura”, acusou o advogado de Souza, Steve Kherkher, responsável pelo caso. “Em vez disso, eles ignoraram conscientemente os riscos extremos de danos aos frequentadores dos concertos e, em alguns casos, encorajaram e fomentaram ativamente comportamentos perigosos”.

Equipe do festival de Travis Scott se pronunciou

A equipe do festival Astroworld escreveu em suas redes sociais:

Nossos corações estão com as famílias do festival Astroworld, com aqueles que perdemos e seus amados. Estamos focados no apoio a polícia local no quanto podemos. Com isso em mente, o festival não se realizará mais no sábado como as autoridades anunciaram em conferência antecipada. Eles estão investigando a série de ataques cardíacos que foram registrados. Se você tiver alguma informação relevante sobre isto, informe à polícia. Obrigado aos 70 nossos parceiros no departamento de bombeiros do departamento de polícia de Houston. E ao NRG Park para sua resposta e apoio“, afirma.

Todos os presentes ganharão reembolso dos ingressos

Por conta da tragédia, os outros dias do festival foram cancelados. Então é natural que haja um reembolso. Fontes da Variety confirma que todos vão receber, mesmo quem esteve na noite do show traumático. Travis Scott também cancelou sua participação no Day N Vegas Festival, que aconteceria no próximo final de semana.

 

Escrito por Caian Nunes

A Fazenda: Aline e Marina se fortalecem por rusgas com Dayane

Dave Grohl fala sobre a infância com escoliose: “eu era diferente e gostava disso”