Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

O que é o ‘shadowbanning’ do Instagram?

“Reconhecemos que nem sempre fizemos o suficiente para explicar o motivo da remoção e da recomendação ou não de determinados conteúdos”, diz o Instagram
O que é o 'shadowbanning' do Instagram?
O que é o 'shadowbanning' do Instagram? Foto: Instagram

Já ouviu falar no “shadowbanning” do Instagram? Popularmente conhecido por profissionais de Social Media, esse termo é utilizado quando os usuários acreditam que foram silenciados, como uma espécie de “punição” por terem infringido alguma regra que compõe as Diretrizes de Recomendações. Dessa forma, possuíam o engajamento orgânico reduzido nas publicações de feed, stories e Reels.

Instagram paga para criadores por visualizações do Reels

Esse sistema nunca foi claro, então, sempre haviam dúvidas sobre como esse processo era feito, se existem hashtags que são realmente proibidas ou algum outro tipo de publicação na qual o usuário seja colocado “na sombra” como uma forma punitiva. Diante disso, o Instagram emitiu um comunicado explicando um pouco melhor sobre esse recurso.

“Muitas vezes, somos acusados de silenciar ou banir pessoas do Instagram sem o conhecimento delas. Isso é conhecido como “shadowbanning”, um termo genérico que descreve experiências muito diversas no Instagram. Reconhecemos que nem sempre fizemos o suficiente para explicar o motivo da remoção e da recomendação ou não de determinados conteúdos, além de como o Instagram funciona de maneira geral. Sabemos que isso leva as pessoas a tirarem as próprias conclusões sobre a experiência que tiveram, e elas podem se sentir confusas ou injustiçadas”, disse o Instagram em comunicado.

O que é o 'shadowbanning' do Instagram?

O que é o ‘shadowbanning’ do Instagram? Foto: Unsplash

Leia Mais:

“Essa nunca foi a nossa intenção e estamos fazendo o possível para melhorar. Além disso, lidamos com milhões de denúncias por dia. Então, cometer um erro em apenas uma pequena parcela delas pode afetar milhares de pessoas”, adiciona a plataforma.

De acordo com o Instagram, receber menos curtidas ou comentários diante de um padrão que o usuário possua, não significa que seja um “shadowbanning”.

Não podemos prometer que todas as publicações sempre alcançarão o mesmo número de pessoas. Na verdade, a maior parte dos seus seguidores não verá o que você compartilha, pois a maioria deles olha menos da metade do que aparece no Feed. Porém, podemos ser mais transparentes em relação ao motivo da remoção de determinado conteúdo, reduzir a incidência de erros e corrigi-los o mais rápido possível, além de explicar melhor como funcionam os nossos sistemas”, aponta o Instagram.

Apesar de não deixar muito claro, quais são os fatores que podem ocasionar o Shadowbanning, o Instagram diz: “estamos desenvolvendo notificações melhores no aplicativo, para que as pessoas saibam instantaneamente o motivo pelo qual o conteúdo delas foi removido, por exemplo. Também estamos explorando maneiras de avisar as pessoas quando elas publicarem algum conteúdo que viola as Diretrizes de Recomendações”, finaliza a plataforma.

Como você pode influenciar o que vê no Instagram

A maneira como você usa o Instagram influencia bastante o conteúdo que aparece ou não na sua tela. Você ajuda a aprimorar a sua experiência simplesmente ao interagir com os perfis e as publicações de que gosta. Porém, há algumas maneiras mais explícitas de influenciar o que é exibido.

  • Escolha os seus Amigos Próximos: no Stories, você pode selecionar amigos próximos. Essa possibilidade foi criada para que você pudesse compartilhar stories somente com os seus amigos mais próximos. No entanto, o Instagram dá preferência a essas pessoas no Feed e no Stories.
  • Silencie as pessoas irrelevantes para você: é possível silenciar uma conta caso não queira mais ver o conteúdo que ela compartilha, mas não deseja deixar de segui-la. A pessoa dona dessa conta não saberá que foi silenciada.
  • Marque publicações recomendadas como “Não tenho interesse”: quando vir uma recomendação, seja no Explorar ou no Feed, você poderá informar que não tem interesse nela. O Instagram diz que fará “o possível para não mostrar mais recomendações parecidas no futuro.”

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo musical? Conheça agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Destaques

#Noticias

Agora é oficial: o X está de volta! Gradualmente, nesta quarta-feira (9), o antigo Twitter foi voltando para os usuários após o ministro do...

#Geek

Eugenio Franceschini, o Marcello da 4ª temporada de "Emily em Paris", experimenta 'boom' de popularidade no Instagram.

#Noticias

Depois de ter um avião apreendido pela polícia na semana passada, Gusttavo Lima viu as contas de sua empresa “Balada Eventos – que somam...