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Como os NFTs podem contribuir para criadores de conteúdo?

Segundo a Meta, os NFTs serão cruciais para a forma como as pessoas comprarão, usarão e compartilharão objetos e experiências virtuais

Como os NFTs podem contribuir para criadores de conteúdo?
Foto: Unsplash

Os tokens não fungíveis (NFTs) possibilitam que os criadores de conteúdo tenham mais controle sobre seu trabalho, seu relacionamento com suas comunidades e como podem gerar monetização.

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No futuro, os NFTs serão cruciais para a forma como as pessoas comprarão, usarão e compartilharão objetos e experiências virtuais. A Meta anunciou uma maneira de as pessoas exibirem NFTs com colecionáveis digitais.

Saiba mais sobre conceitos básicos do NFT:

O que são NFT?

NFT é a sigla token não fungível. “Não fungível” significa que algo é único e que não pode ser substituído. NFTs são ativos digitais que representam coisas como arte, avatares virtuais, GIFs, vídeos, cartões comerciais e até memes.

O que impede de fazer capturas de tela ou baixar NFTs?

Existe a possibilidade de fazer uma captura de tela de uma imagem NFT, da mesma forma que é possível tirar uma foto da Mona Lisa original. No entanto, isso não fará de você o proprietário original do NFT ou da Mona Lisa.

Cada NFT tem uma assinatura única que verifica a autenticidade e todas as transações relacionadas ao item – quem o criou, quem o possui, quem o vendeu e por quanto, etc. A criação de um NFT é chamada de cunhagem. Quando um arquivo digital é cunhado, um NFT é gerado e armazenado em um Blockchain.

A tecnologia Blockchain fornece um registro de propriedade em um banco de dados público e distribuído, no qual qualquer pessoa pode ver. Esse registro de propriedade também permite que o criador original sempre seja creditado e receba royalties, não importa quantas vezes um NFT seja vendido ou quem o possua. O histórico de propriedade, do criador ao proprietário atual, é chamado de proveniência, e é um conceito já usado no mundo da arte.

Como comprar um NFT?

As transações NFT são feitas usando criptomoeda, mas alguns sites permitem que você use cartões de crédito ou débito. Para comprar NFTs com criptomoeda,  é preciso configurar uma carteira digital. 

Além disso, há uma variedade de carteiras digitais disponíveis dependendo do local onde o comprador reside e de quais Blockchains deseja usar. Por exemplo, a Meta está testando a capacidade de criadores e colecionadores selecionados no Instagram de exibir NFTs oriundas de carteiras de terceiros compatíveis, como Rainbow, MetaMask e Trust Wallet, com Coinbase Wallet, Dapper e Phantom serão disponibilizados em breve. Em seguida, é preciso conectar a carteira digital a algum marketplace de NFT, onde você pode navegar e comprar NFTs.

Como fazer um NFT?

  • 1) Escolha um ativo digital exclusivo (arte, música, meme etc.) que você deseja vender.
  • 2) Decida qual tecnologia Blockchain você deseja usar.
  • 3) Configure sua carteira digital.
  • 4) Selecione o marketplace de NFT que desejar.
  • 5) Carregue seu arquivo no marketplace para cunhar seu NFT.
  • 6) Depois de ter seu NFT, você pode optar por mantê-lo, vendê-lo por um preço fixo ou iniciar um leilão, ou doá-lo aos seus fãs mais fiéis – assim como um ativo físico, há muitas oportunidades de uso para o seu NFT.

Por que alguns NFTs são mais valiosos que outros?

Os NFTs podem ser raros e valiosos assim como peças de arte no mundo físico. Geralmente, quando um NFT é vendido em um marketplace, há um processo de leilão em que o preço do NFT é determinado pelo tamanho da demanda que existe por ele.

Por que tantas pessoas estão falando sobre NFTs?

Os NFTs são um aspecto importante do potencial econômico e de construção de comunidade do metaverso. Por isso, os NTFs podem ser uma parte essencial para a formação de identidades online, acessar novas experiências e o envolvimento com outras pessoas no metaverso.

 Na próxima década, é esperado que o metaverso alcance um bilhão de pessoas, hospede centenas de bilhões de dólares em comércio digital e ofereça empregos para milhões. Isso beneficiará a Meta e, também, outros criadores, desenvolvedores e empreendedores.

Os riscos e desafios associados aos NFTs

Desde o início, Meta está trabalhando para construir produtos de forma responsável, sustentável e inclusiva. É fundamental que nossos esforços iniciais neste espaço empoderem vozes diversas, sejam seguros, ajudem a proteger as pessoas contra fraudes e considerem o impacto ambiental. Confira como os desafios são enfrentados pela empresa.

O que vem a seguir para Meta e NFTs?

A Meta está expandindo o teste de colecionáveis digitais no Instagram para mais criadores globais e alguns países adicionais. Os criadores e colecionadores poderão compartilhar seus colecionáveis digitais no Facebook e no Instagram. No entanto, o recurso ainda será  lançado no Facebook para criadores selecionados dos EUA.

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