O mundo da música ficou mais triste. Morreu Elza Soares, aos 91 anos, nesta quinta-feira, 20/01, na cidade do Rio de Janeiro. Foi emitido um comunicado oficial confirmando a morte. Leia:
“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo.
Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”.
Leia Mais:
- Gilberto Gil, Elza Soares e BNegão se unem em live a favor da causa indígena
- Diretora da ONG da Beyoncé se encontra com Elza Soares
- Elza Soares agradece homenagem da Instituição de Beyoncé
- Álbuns de Elza Soares fora de catálogo chegam ao streaming
- Elza Soares mostra figurino de turnê ‘Planeta fome’, inspirado em sua estreia há 66 anos!
Elza Soares lançou seu primeiro álbum em 1960 e nunca mais parou. Como foi destacado em comunicado, ela cantou até o fim. Mesmo com complicações da idade, ela podia não ter a mesma força no corpo, mas isso aparecia com toda magnitude em sua voz.
A cantora afro-brasileira sempre fez questão de exaltar sua negritude, colocando temas sociais em suas letras que impregnavam na alma e no coração com suas interpretações intensas. Seus últimos discos foram “Planeta Fome” e “Deus É Mulher“, dando o tom já pelos títulos.
“A carne mais barata do mercado é a carne negra“, canta ela, em uma das suas músicas mais icônicas.
Elza Soares teve oito filhos – dois deles morreram ainda recém-nascidos. Outros cinco morreram em acidentes e por doença, sendo fases difíceis da vida da cantora. A única que está viva é Dilma, sequestrada quando tinha 1 ano de idade e encontrada 30 anos depois. A vida dela foi de muitas glórias, mas também de lutas e tristezas. Foi casada por duas vezes. Na primeira vez, foi forçada a se casar aos 13 anos. Depois, teve uma união com Garrincha.
Elza Soares morreu no mesmo dia que Garricha, com quem foi casada por mais de 17 anos. Ele faleceu em 20/01/1983. pic.twitter.com/Jljx3oYFZJ
— POPline 🎧 (@POPline) January 20, 2022