Foto: Divulgação
in ,

Metallica: “Black Album” volta ao top 10 da Billboard 200 após relançamento

O clássico álbum comemorou 30 anos de seu lançamento neste mês.

O “Black Album” está de volta ao top 10 da Billboard 200 pela primeira vez em 29 anos! Isso aconteceu por conta do relançamento do clássico disco do Metallica de 1991, que completou 30 anos de lançado neste mês.

O álbum, que emplacou grandes sucessos como “Enter Sandman”, “Sad But True”, “Through The Never” e “Nothing Else Matters”, escalou incríveis 149 posições na principal parada da álbuns da Billboard e apareceu em nono lugar nesta semana. O “Black Album” vendeu 37 mil cópias equivalentes nos Estados Unidos na última semana, registrando um aumento de 397%, de acordo com a MRC Data.

Essa subida meteórica se deve ao relançamento do disco, que ganhou uma edição comemorativa de 30 anos. Além das faixas originais remasterizadas, a celebração do aniversário do “Black Album” ainda contou com o lançamento de um disco de releituras, o “The Metallica Blacklist”, onde mais de 50 artistas de todo o mundo regravaram os clássicos do Metallica ao seu modo.

Capa do álbum “The Metallica Blacklist”. Foto: Divulgação

Leia mais:

Black Album x Billboard 200

A última vez que o Metallica havia aparecido no top 10 da Billboard 200 foi em 22 de agosto de 1992, na décima posição. Já a melhor colocação dos caras no chart foi em 11 de abril do mesmo ano, quando o “Black Album” apareceu na sexta posição.

Na ocasião do seu lançamento, o “Black Album” se tornou o primeiro trabalho de James Hetfield e cia a alcançar o primeiro lugar da parada. A estreia do disco na Billboard 200 foi no dia 31 de agosto de 1991 e ele se manteve no topo por quatro semanas consecutivas. Hoje, no total, o disco soma 625 semanas na Billboard 200, sendo este o quarto melhor desempenho de um álbum desde que o chart passou a ser publicado em 1956 e também o maior número de semanas para todos os álbuns desde maio de 1991, quando a MRC Data assumiu o controle da parada.

Escrito por Mari Pacheco

Membros do BTS são descritos como heróis nacionais por jogador de futebol

Membros do BTS são descritos como heróis nacionais por jogador de futebol

KISS anuncia boxset com raridades de “Destroyer”, clássico álbum de 1976