Foto: Divulgação
in ,

Ao celebrar “black album”, Metallica libera 250 faixas nas plataformas

Banda colocou no ar dois projetos simultâneos para celebrar os 30 anos do álbum homônimo de 1991.

O Metallica não poupou absolutamente nada no grande dia de comemoração aos 30 anos do álbum homônimo lançado em 1991 e mais conhecido como o “black album”. Nesta sexta-feira (10), a banda liberou quase 250 faixas (249 precisamente) nas plataformas de áudio. Isso mesmo!

Podem ser ouvidas as 53 músicas que integram o “The Blacklist”, projeto que recebeu convidados de diversos gêneros musicais para repaginarem os clássicos do álbum original, e mais 196 canções presentes na versão super deluxe do projeto em venda no site oficial da banda.

The Blacklist

O “Metallica Blacklist” foi apenas um dos projetos desenvolvidos pelo Metallica para os 30 anos do “black album” e algumas das versões vinham sendo apresentadas ao público há semanas. Ao todo, 22 nomes foram convidados para repaginarem as 12 canções do álbum original.

Nomes como Volbeat, Weezer, Cage the Elephant, Ghost, Corey Taylor, Rina Sawayama, The Neptunes, Dermot Kennedy, Chad Smith, J Balvin, Alessia Cara, Chris Stapleton, Phoebe Bridgers, Zoombies, Elton John, Miley Cyrus, Juanes, St. Vincent, entre outros, foram escalados.

Nesta sexta (10) o projeto saiu em sua totalidade: 53 versões. O lucro está sendo dividido entre uma instituição de escolha do artista convidado e a All Within My Hands, fundação do próprio Metallica.

Leia mais

Deluxe box set

O super box deluxe do álbum “Metallica” é um projeto audacioso. A caixa inclui o álbum remasterizado em três LPs, 14 CDs, 6 DVDs, card com acesso ao projeto no digital além de mimos como cards, palhetas, letras, um livro de 120 páginas com fotos até então nunca vistas, revistas e pôsteres.

Todas as faixas do deluxe também estão no digital. Ao todo, são 196 canções que incluem versões ao vivo dos anos de 1990, 1991, 1992 e 1993, versão remasterizada datada de 2021 além de demos, versões exclusivas e sessões feitas durante ensaios e composições. É um verdadeiro presente para fã.

Podcast

Dentre as comemorações, a banda ainda fechou parceria com a Vans e estreou seu próprio podcast. São 8 episódios com os detalhes das composições, produção, bastidores de gravação, curiosidade e, claro, o impacto cultural do álbum no heavy metal. Além dos integrantes da banda, 40 outros convidados estão no programa. Até o momento, quatro episódios estão no ar.

Escrito por Amanda Faia

Aerosmith, Lorde, Linkin Park, Green Day e outros vencedores de Melhor Clipe de Rock no VMA

A Fazenda: Como estão os 12 campeões atualmente?