in

Meta Summit Latam: evento destaca inovação e criatividade com foco no metaverso

Iniciativa da Meta explorou as tendências em vídeo e realidade aumentada, além de temas diversidade e inclusão, e finalizou ontem (27) com pockets shows de Gloria Groove, Marina Sena e Dennis DJ

Meta Summit Latam evento destaca inovação e criatividade com foco no metaverso
Meta Summit Latam evento destaca inovação e criatividade com foco no metaverso. Foto: Divulgação/Meta

A Meta finalizou ontem (27) o Meta Summit Latam: uma série de eventos focados em inovação, criatividade e no caminho para o metaverso. O primeiro encontro presencial aconteceu no Pacubra – Pavilhão das Culturas Brasileira, no Parque do Ibirapuera, reunindo vários criadores de conteúdos para visitar algumas ativações da Meta. Além disso, os convidados curtiram um pocket show da Gloria Groove (@gloriagroove), Marina Sena (@amarinasena), Dennis DJ (@dennisdj) e outros artistas.

Leia Mais:

Em um breve momento, a Beatriz Bottesi, Diretora de Marketing da Meta no Brasil, explicou o motivo de toda essa festa e o POPline conferiu toda a celebração de perto! Ao longo de toda a programação, o evento também contou com uma série de experiências que potencializam a criatividade e inovação, como a Reels Stop (espaços para gravação de Reels com ambientações diferenciadas, mudanças em som, padrões de cores e animação da iluminação), entre outras ativações.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por POPline 🎧 (@portalpopline)

A série de encontros “Meta Summit Latam” conectou diversos públicos durante vários dias em eventos online e presenciais para falar sobre tendências em vídeo e realidade aumentada, diversidade e inclusão, e como embarcar na jornada que nos levará à próxima evolução da internet.

Para a Meta, o metaverso é o “próximo capítulo da tecnologia social e estamos apenas no início de seu desenvolvimento”. De acordo com a companhia, há um enorme potencial para a América Latina em comércio, educação, turismo e muito mais. O encontro objetivou ampliar essa conversa para a região.

Meta Summit Latam: o Impacto do Metaverso na América Latina

A consultoria econômica Analysis Group estima que, se o metaverso fosse adotado hoje e progredisse de forma semelhante à tecnologia móvel na América Latina, poderia contribuir com uma participação de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), ou US$ 320 bilhões, em 2031.

Prévias desse potencial já são visíveis na economia da região. Como o vice-presidente de Metaverso da Meta, Vishal Shah, destacou: “Ficamos surpresos ao ver que mais de 100 milhões de pessoas na América Latina estão usando efeitos de Realidade Aumentada (Augmented Reality, ou AR) todos os meses, o que é um reflexo da vibrante comunidade de criadores que existe na América Latina, com milhares deles usando Spark AR para desenvolver efeitos para Instagram e Facebook.”

Meta analisa os Criadores de Realidade Aumentada na América Latina
Meta analisa os Criadores de Realidade Aumentada na América Latina. Foto: Divulgação/Meta

No início da semana, os participantes do encontro ouviram alguns dos principais líderes da Meta: o vice-presidente de Metaverso, Vishal Shah; o vice-presidente de Experimentação de Novos Produtos, Ime Archibong, a vice-presidente de Diversidade, Maxine Williams; e a vice-presidente regional para a América Latina, Maren Lau. As outras iniciativas reuniram clientes, centenas de criadores e marcas para falar sobre o que vem por aí na evolução da tecnologia social.

Destaques apresentados no Meta Summit Latam:

Expandindo Avatares 3D na América Latina

Para oferecer às pessoas mais maneiras de se expressarem, a Meta expandiu os Avatares 3D para Argentina, Brasil e Colômbia, tornando o recurso disponível em toda a América Latina. Além disso, a empresa incluirá nas próximas semanas a capacidade de criar um avatar no Instagram e compartilhá-lo no Facebook e no Messenger.

O metaverso é um mundo digital interconectado, que une Realidade Virtual (Virtual Reality, ou VR)) e AR, juntamente com plataformas mais familiares, como seu telefone móvel e computador. A implantação de avatares em nossas plataformas é um passo inicial para tornar o metaverso uma realidade.

“Não apenas a sua cultura deve estar presente no metaverso, mas também uma representação autêntica de você mesmo. Para isso, é preciso alguma forma de se expressar e se fazer presente. Os avatares são fundamentais para permitir isso, diz Maxine, vice-presidente de Diversidade da Meta.

Meta expande Avatares 3D na América Latina
Meta expande Avatares 3D na América Latina. Foto: Divulgação/Meta

De acordo com a Meta, os usuários poderão se fazer presente com o seu avatar em sua foto de perfil do Facebook, em comentários, bate-papos, adesivos (stickers), stories e muito mais.

“Esperamos que seu novo eu virtual permita que você seja representado online da maneira que desejar. Há muitas combinações disponíveis para as pessoas criarem sua representação pessoal online. Também incluímos cadeiras de rodas e implantes cocleares e aparelhos auditivos em uma variedade de cores.”, afirma o comunicado da Meta.

Investindo em startups Seed na América Latina

Experimentação de Novos Produtos da Meta, ou NPE, que reúne um grupo de empreendedores da Meta dedicados a testar novas experiências independentes, está convidando startups do tipo Seed em toda a América Latina a se inscreverem para obter capital a partir do braço de investimentos, da Meta, o NPE Ignite.

A NPE reúne um grupo de empreendedores da Meta dedicados a testar novas experiências independente
A NPE reúne um grupo de empreendedores da Meta dedicados a testar novas experiências independentes. Foto: Divulgação/Meta

O NPE é construído com e para comunidades historicamente sub representadas ou negligenciadas, experimentando novas tecnologias para que elas um dia possam ser amplamente usadas no mundo. Além de criar produtos novos e independentes para essas comunidades, a NPE pretende apoiar o ecossistema global tentando fazer o mesmo, investindo em startups em estágio inicial que compartilham sua missão.

“O verdadeiro impacto da tecnologia na sociedade tem muito mais a ver com as pessoas que a moldam do que com a própria tecnologia. É por isso que é tão importante que as pessoas que constroem o metaverso representem as pessoas que o usarão”, diz Ime Archibong, chefe da NPE.

As startups interessadas podem conferir mais informações e se inscrever acessando o site.

A comunidade de Realidade Aumentada na América Latina

Para ajudar a impulsionar a aceleração de talentos e a profissionalização da comunidade de Realidade Aumentada na região, a Meta está trabalhando com a Organização dos Estados Americanos (OEA) para oferecer treinamento profissional e desenvolvimento de habilidades para estudantes, criadores e proprietários de pequenas empresas por meio de cursos gratuitos de RA online em português e espanhol.

Os cursos são divididos em três níveis de especialização para apoiar criadores emergentes e estabelecidos. Os dois primeiros, o treinamento para iniciantes “Spark AR Quickstart” e o “Spark AR Fundamentals” de nível médio, já estão disponíveis, e o módulo avançado “Spark AR Pro Course” será lançado em 30 de setembro, juntamente com o Certified Spark AR Programa Creator, que permitirá que criadores de toda a região solicitem um certificado.

“O metaverso é a maior oportunidade para empresas e criadores na América Latina desde a internet. Ele nos ajudará a sentir que estamos ali com outra pessoa ou em outro lugar, abrindo oportunidades reais para as pessoas e todo o ecossistema”, diz Maren Lau, vice-presidente regional da Meta para a América Latina.

Meta afirma que a comunidade de usuários e criadores da Realidade cresce a cada dia na América Latina
De acordo com levantamento da Meta, a comunidade de criadores de usuários de Realidade Aumentada cresce a cada dia na América Latina. Foto: Divulgação/Meta

A Meta também está colaborando com parceiros educacionais como Platzi na América Latina e Centro, no México. No total, entre todos os programas, mais de 13 mil vagas de treinamento para aprendizagem imersiva de Realidade Aumentada foram criadas na região nos últimos seis meses.