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Meta lança Black Track: programa de marcas para ampliar equidade racial

Avon e Havaianas são as duas primeiras marcas a se aliarem ao programa
Foto: Daniel Thomas/Unsplash

Com o objetivo de conectar empresas a uma série de oportunidades em prol da equidade racial no mercado, a Meta (antigo Facebook) apresentou nessa quinta-feira (9) o programa Black Track no Brasil. O objetivo é apoiar clientes em suas jornadas nessa direção, oferecendo a eles uma forma estruturada de planejar e co-criar iniciativas com foco na comunidade negra ao longo do ano todo, gerando impacto, empoderamento econômico e oportunidades de inserção e desenvolvimento no mercado de trabalho.

Ao longo dos últimos anos, a Meta vem criando iniciativas para dar visibilidade e ferramentas a grupos sub-representados, como, por exemplo o Rise, programa gratuito de treinamento e capacitação para profissionais do mercado publicitário, ou ainda o Ads for Equality, que disponibiliza modelos analíticos e metodologias para que marcas criem campanhas com mais representatividade e protagonismo diverso.

O Black Track surge para consolidar essas e outras iniciativas dentro de uma prateleira única de possibilidades de atuação para empresas, com foco específico na população negra, que hoje representa cerca de 56% dos brasileiros e segue impactada pela desigualdade de oportunidades.

“Acreditamos no poder transformador das comunidades e na criação de conexões com propósito. Temos trabalhado lado a lado com a comunidade negra há vários anos, mas percebemos que havia ainda um potencial enorme ao unirmos nossos diversos programas em um modelo estruturado e centralizado, que permita às empresas cocriarem conosco ações intencionais e de longo prazo”, explica Vivi Duarte, Head de Connection Planning da Meta para América Latina.

E completa: “Sempre estive muito próxima da difícil realidade que ainda temos no Brasil e estou muito entusiasmada com o que poderemos criar no mercado por meio do Black Track”.

Vivi Duarte, Head de Connection Planning da Meta | Foto: Divulgação

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Grandes marcas já apostam no Black Track

O Black Track terá três grandes pilares de atuação – Empreendedorismo, Cultura e Transformação – e já nasce com duas grandes marcas aliadas. Avon e Havaianas se unem à Meta, em conjunto com suas agências de comunicação, com o compromisso de continuar construindo ações concretas e inclusivas.

“Essa parceria com a Meta veio na hora certa e tem total sinergia com o propósito da Avon, que é ser tão diversa quanto o Brasil, com ações práticas e amplificando a conscientização sobre o tema. Estamos apoiando o Black Track dentro do #EssaÉMinhaCor, movimento iniciado em 2020 com muita escuta e aprendizado por meio do estudo Descobertas, dados e olhares inéditos sobre a representatividade da mulher negra brasileira na indústria de maquiagem“, conta Viviane Pepe, diretora de Comunicação da Avon Brasil.

E completa: “Esse conhecimento compartilhado gerou o Black Paper e uma importante revisão do nosso portfólio para atender aos diversos tons e subtons de pele existentes no nosso país. Ao mesmo tempo, lançamos o nosso Compromisso Antirracista, que tem metas de ampliar a equidade racial dentro e fora da companhia. Como evolução desse movimento, acabamos de lançar o projeto DIVA (Diversidade + Avon), que engloba uma série de ações para atrair, reter e desenvolver talentos negros”.

Para Maria Fernanda Albuquerque, vice-presidente Global de Marketing Havaianas, ser uma marca democrática faz parte do DNA de Havaianas, que conversa com todos os brasileiros. “O programa Black Track vem para reforçar e fomentar ainda mais essas ações inclusivas e democráticas que já fazemos e acreditamos. Por isso, temos orgulho de sermos parceiros desse projeto desde o início”.

Maria Fernanda Albuquerque, vice-presidente Global de Marketing Havaianas | Foto: Raoni Maddalena

Com as duas marcas a bordo, o Black Track já pretende gerar impacto positivo no mercado a partir do início de 2022 e a Meta espera que outras empresas, de diferentes setores, também se unam à causa, aumentando ainda mais a rede e o potencial de cocriação da iniciativa.

“Não podemos mais ter empresas se relacionando com a comunidade negra apenas durante o Mês da Consciência Negra. Temos que evoluir para uma atuação permanente e com entregas que de fato nos levem a outro patamar. E ter as agências de publicidade como aliadas num projeto consistente de transformação como esse faz toda a diferença para a história das marcas. Estamos hoje em contato com criadores de conteúdo, organizações da sociedade civil e diversos outros atores que têm potencial para agregar valor a esse processo. O Black Track será o catalisador desse movimento, criando um ciclo virtuoso onde todos ganham”, finaliza Vivi.

Projetos da Meta que já fazem parte do Black Track

  • Ads for Equality: programa que dá às empresas o poder de agir e repensar sua abordagem em campanhas, buscando mais representatividade.
  • Black@Meta: grupo de afinidade da comunidade negra na Meta.
  • Blueprint: plataforma de treinamento e certificações das plataformas da Meta
  • Creative Kit: suporte criativo dos especialistas da Meta.
  • Creators: parcerias com criadores de conteúdo
  • Ela Faz História: programa global da Meta de suporte para mulheres empreendedoras.
  • Hackathons: consultoria e sprints criativos para geração de soluções inovadoras
  • Rise Potência Preta: programa gratuito de capacitação e certificação para crescimento e aceleração profissional da comunidade negra.
  • Treinamentos de RH: compartilhamento de boas práticas e ações de desenvolvimento com foco em diversidade, equidade e inclusão, além de mitigação de vieses inconscientes
  • Suporte em Campanhas: suporte dos especialistas da Meta no planejamento e execução de campanhas com foco na comunidade negra.

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