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Facebook lança “Sexta Preta” com shows de Ludmilla e Teresa Cristina

Apresentada por Jessica Ellen e Ana Paula Xongani, a série semanal de Lives contará a história de empreendedores negros

Ludmilla, Teresa Cristina, Ana Paula Xongani e Jéssica Ellen | Fotos: Reprodução/Instagram

Como parte de sua programação voltada ao Mês da Consciência Negra, que ocorrerá ao longo de todo novembro, o Facebook inicia nesta sexta-feira (5) a exibição da “Sexta Preta”, série de Lives criada para aumentar a visibilidade de empreendedores negros, ao mesmo tempo que incentiva a compra de seus produtos.

Como o próprio nome já sugere, os episódios serão exibidos sempre às sextas-feiras, com transmissão nos dias 5, 12, 19 e 26 deste mês. As transmissões também serão marcadas por uma celebração da cultura negra, com shows das cantoras Ludmilla (19/11) e Teresa Cristina (26/11).

A apresentação da série de Lives ficará a cargo de Jessica Ellen e Ana Paula Xongani. No primeiro evento, em 5/11, elas receberão Adriana Barbosa (@adrianapreta), criadora da Feira Preta, para uma conversa sobre a importância do empreendedorismo. Mas as grandes estrelas do evento serão os empreendedores Natalia Camargo, da Estilo 4 Olhos, e José Radames, da Pente Garfo, que compartilharão suas histórias e produtos com o público.

José Radamés e Antonieta Araújo, da Pente Garfo | Foto: Divulgação

A “Sexta Preta” é parte do movimento #BuyBlack, uma iniciativa global do Facebook que tem como objetivo celebrar o momento da compra de empreendedores negros. O empreendedorismo é uma importante ferramenta de empoderamento econômico e por isso o Facebook incentiva o consumo de produtos feitos por membros da comunidade negra não apenas em novembro, mas durante todo o ano.

No Brasil, a realização da “Sexta Preta” acontece em parceria com a Feira Preta, como parte de toda a programação que está sendo criada em conjunto, fruto da co-realização da 20a edição do Festival Feira Preta.

Leia mais:

Toda a programação do mês passa por três grandes pilares:

  1. Suporte, com workshops, treinamentos e debates disponíveis a empreendedores, criadores de conteúdo e à sociedade em geral;
  2. Comércio, dando visibilidade a afro-empreendedores e incentivando a compra de seus produtos;
  3. Cultura, promovendo artistas, influenciadores e movimentos culturais da comunidade negra. E todo esse movimento converge por meio da co-realização da 20ª edição da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina.

Programe-se para a Sexta Preta

Conheça quem participará da primeira Live, dia 5/11, com transmissão às 20h30 no perfil de @jessicaellen:

Convidada: Adriana Barbosa é fundadora e CEO do Instituto Feira Preta. Com pouco mais de 20 anos de idade, criou a maior feira de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. Celebrando 20 anos de existência em 2021, o evento percorreu os estados de PE, MA, AL, BH, SP, RJ, MA e DF, já reuniu mais 200 mil pessoas, 3 mil artistas, 1800 empreendedores e mais de R$ 6,5 milhões em vendas de produtos e serviços de afro-empreendedores. Em 2012, foi uma das primeiras representantes da América Latina a participar do programa Global Women’s Leadership Network da Santa Clara University nos EUA.

Empreendedores convidados:

Estilo 4 olhos (@estilo4olhos), Porto Alegre – RS
Loja de óculos que se diferencia por investir em estilos diferentes e nas vendas online, especialmente pelas redes sociais. A proprietária, Natalia Camargo, acabou saindo do trabalho que tinha e contou com a ajuda do marido na parte de divulgação, até estruturar um negócio de sucesso. Hoje, ela usa o Instagram, Facebook, WhatsApp Business não só para divulgar seus produtos, mas também para conquistar novos consumidores e contratos.

Pente Garfo (@pentegarfo), Recife – PE

Empresa especializada na venda de produtos com confecção artesanal: T-shirt, camisas de botão, ecobags, doleiras a prova d’água, entre outros. Seus fundadores são Antonieta Araújo e José Radames, que começaram o negócio apenas com a ideia de gerar renda extra.

No carnaval, saíram às ruas para apresentar o produto e, com o sucesso das vendas, aproveitaram para divulgar na internet. Após o carnaval e satisfeitos com a experiência, diversificaram os produtos e chamaram a atenção dos amigos com camisetas com estampas minimalistas.