Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da União Brasileira de Compositores (UBC), o primeiro latino-americano eleito (2019) e reeleito (2022) por unanimidade como Presidente do Conselho de Administração da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), a principal rede mundial de sociedades de autores e gestoras de direitos autorais. A nomeação aconteceu na última quinta-feira (23), na primeira reunião do novo Conselho, em Paris.
Leia Mais:
- UBC homenageia Dona Onete na 2ª edição do ‘Troféu Tradições’
- Amazon Music lança documentário “Cantautoras” em parceria com a UBC
- Mulheres recebem apenas 9% dos direitos autorais distribuídos, diz UBC
- UBC 80 anos: Paulo Sergio Valle fala sobre suas mais de 1000 composições
- UBC promove ‘Impulso 2.0’ com capacitação e mentoria aos artistas
Durante a cerimônia, o executivo brasileiro afirmou: “Estou profundamente honrado por ser renomeado como Presidente do Conselho da CISAC. Com esta posição vem a enorme responsabilidade de trabalhar em conjunto com todos os meus colegas, e com a equipe CISAC, para lidar com as constantes e intermináveis mudanças no cenário da música global.”
“Nossa responsabilidade e olhar é para os quase quatro milhões de membros em todo o mundo, para quem a CISAC trabalha para construir um ambiente melhor e mais justo. Este é um momento de adaptabilidade, de um entendimento comum de como continuar melhorando e criando mais valor para comunidade de autores e criadores”, destaca Marcelo Castello Branco.
CISAC: proteção dos direitos e promoção dos interesses dos autores
Sediada em Paris, a quase centenária CISAC trabalha para proteger os direitos e promover os interesses dos criadores em todas as regiões do mundo em diversos campos artísticos que vão da música ao audiovisual, passando pelo teatro, literatura e artes visuais. A entidade representa quase 4 milhões de autores de todo o mundo.
O Conselho Administrativo é o órgão da CISAC responsável pelas decisões estratégicas e administrativas da confederação, que completa 96 anos em 2022 e congrega mais de 200 sociedades de gestão coletiva de direitos autorais, em 122 países. O mandato dos integrantes do Conselho de Administração é de três anos.
Por fim, a nomeação de Castello Branco contou com a presença de três novas sociedades-membros da CISAC: BMDA do Marrocos; DAMA da Espanha; e VG BILD-KUNST da Alemanha.