Manu Gavassi deu um passo à frente em sua carreira lançando o álbum visual “Gracinha” em novembro de 2021. O projeto foi muito elogiado e tem a chance de render à cantora algo inédito para ela: uma indicação ao Grammy Latino.
Por ser um álbum que contém um filme, disponível no Disney Plus, é um representante brasileiro em potencial para a categoria “Best Music Film”, que em tradução livre é algo como “Melhor Filme de Música”. Será que ela teria esse mimo?
Leia Mais:
- Entrevista: Manu Gavassi diz que o álbum “Gracinha” mudou o jeito de encarar sua carreira
- Manu Gavassi é processada após apoio a Lula em show: “showmício disfarçado”
- Linn da Quebrada revela desejo de colaborar com Manu Gavassi: “meu sonho”
- Capa de revista, Manu Gavassi lamenta: “Reduzida à aparência”
- “Estou muito mais confiante”, diz Manu Gavassi em 1º show da nova turnê
Brasileiros sempre são indicados ao Grammy Latino, desde que se encaixem nas categorias da premiação. Mesmo que “Gracinha” não tenha não tenho atingido a presença internacional em termos comerciais a qualidade é inegável, e isso pode ser levado em consideração pela bancada votante.
O filme cria todo o universo que roda em torno da personagem “Gracinha“, interpretada por uma Manu Gavassi ruiva. Ela é uma artista que se sente pressionada em ter que entreter e mostrar o que o povo quer, enquanto é tomada pela vontade de se libertar e ser quem realmente é. De alguma forma, é um paralelo com a própria vida da cantora.
Em entrevista ao Portal POPline, Manu Gavassi falou que o “Gracinha” foi uma virada em sua carreira.
“Eu lembro de uma conversa que eu tive com meu empresário, que eu falei para ele: eu nunca mais vou voltar para a música porque minha carreira musical no momento está pautada em fazer gracinha. Eu sou faço gracinha comigo mesma! Então, como eu vou lançar um álbum que não pode ser pautado só em gracinha?“, lembrou.
Foi o momento de Manu Gavassi se reafirmar como artista:
“Eu não conseguia assumir que eu sei fazer essa música, que eu acredito em mim… Então foi um processo muito difícil, mas muito transformador. A música ‘Gracinha’ fala dessa dor, de sentir que você tem que entreter, mas você está quebrada por dentro‘, comentou.
A ousadia de Manu Gavassi
Até por não querer só fazer “gracinha”, ela foi corajosa por fugir das tendências do mercado. Em um tempo em que a principal estratégia comercial de artista pop é emplacar alguns segundos com dancinhas para o TikTok, ela teve a ousadia em nadar contra a corrente e lançar um filme e um álbum completo. Afinal, ela queria mostrar seu lado artístico e não simplesmente emplacar hits.
Manu Gavassi saiu de um momento em alta quando participou da vigésima edição do reality show Big Brother Brasil 20. Quando ela saiu, poderia aproveitar o “hype” e lançar uma série de singles. Mas ela não fez isso… Foi só um, “Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim“, com Gloria Groove. O sucesso foi muito satisfatório, mas a carreira musical dela deu uma outra longa pausa.
Ela explicou sua decisão: “Eu não lancei nada, porque eu não tinha que lançar. Eu não queria lançar só mais um… ‘Ah, toma gente, hits’. Isso não me diz nada pessoalmente. Para mim, tem que ter um porquê“, explicou.
Os últimos ganhadores de “Best Music Film” foram “Summer of Soul” (Vários Artistas), “The Sound of My Voice” (Linda Ronstadt) e “Homecoming: A Film by Beyoncé” (Beyoncé). Seria uma honra ter Manu Gavassi nessa lista, não é mesmo?