in ,

“Estou muito mais confiante”, diz Manu Gavassi em 1º show da nova turnê

Em entrevista para o Portal POPline, cantora falou sobre essa nova experiência de sua carreira.

Foto: Nayara Leandro / Portal POPline

Foi ao som de “Eu nunca fui tão sozinha assim“, faixa presente no álbum “Gracinha“, de 2021, que Manu Gavassi deu início ao primeiro show da turnê “Eu Só Queria Ser Normal“. A artista subiu ao palco do Teatro Riachuelo, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, às 21h30 da noite de ontem (22). Após três anos longe dos palcos, ela estava bem nervosa e ansiosa em reencontrar o público, mas após ouvir os fãs cantando suas músicas a plenos pulmões, veio a doce sensação de alívio! Em entrevista para o Portal POPline, ela falou sobre essa nova experiência de sua carreira.

Leia mais:

Foram três anos longe dos palcos, e mais do que isso, né, foram três anos muito malucos. Então pra mim, foi uma montanha-russa de emoções, eu vivi muita coisa, minha vida mudou muito. Eu lancei muitos trabalhos diferentes, então eu tava até meio perdida quando eu comecei a criar essa turnê“, explica Manu Gavassi.

Foto: Nayara Leandro / Portal POPline

Em seguida, ela continua: “Eu falei ‘o que será que esperam de mim, e o que será que eu tenho para dar nesse momento?’. Foi muito louco, mas eu tenho a leve impressão de que será uma grande cura para mim, porque me fez olhar para todo o meu repertório, para toda a minha história, e entender que eu sou uma compositora há muito anos já, e que eu já escrevi muita coisa, que eu tenho muita coisa pra contar, muita coisa pra mostrar, e que agora eu estou muito mais confiante de quem eu sou“.

Tal postura mais confiante se reflete em seus vocais, que estão mais maduros do que nunca. “Eu me acostumei a conter a minha voz, a colocá-la num lugar de segurança, num lugar sem erros e talvez num lugar sem críticas. Quando eu comecei, quando eu era mais nova, eu soltava muito mais, só que também acho que fui muito criticada ao longo dos anos, então acho que algumas coisas eu nem tinha percebido e ficaram em mim“, avalia Manu.

Nesse show, eu falei: ‘quer saber? Eu vou me libertar de tudo isso. Eu sempre fui cantora, desde que eu nasci eu sempre cantei em casa, sempre foi minha paixão desde criança, então porquê eu me distanciei disso? Por que eu tenho tanto medo de lidar com isso?’. Então acho que não é por acaso que minha voz está muito mais solta, que eu não estou tendo medo de cantar“, declara Manu Gavassi.

O foco é a música

Sem bailarinos, sem efeitos especiais e poucas trocas de roupa. Uma das características do show deste primeiro show da turnê “Eu Só Queria Ser Normal” é a estética mais clean e minimalista. “O que eu pensei é: ‘eu quero que as cores falem, eu não quero muita informação, não quero vídeos no telão, não quero nada disso. Quero um show que seja sobre a música’, porque eu acho que eu nunca ousei fazer isso“, conta Manu.

Foto: Nayara Leandro / Portal POPline

Leia mais:

Eu sempre embalo o produto de um jeito tão 360, que às vezes o foco vai para várias outras coisas; e eu falei: ‘não, eu tenho que ter a confiança, do alto dos meus quase 30 anos, de honrar a minha história e de me apoiar só nisso, só nas minhas letras, só nas minhas músicas’, o que já é muita coisa. Então propositalmente eu não quis muita informação, eu quis que a informação ficasse nas canções, nas letras, queria que essa fosse a minha conexão com o público“, completa Manu Gavassi.

Contudo, apesar do desejo de não inserir muitas informações no telão, durante a última faixa da apresentação, o hit “Deve ser horrível dormir sem mim“, há uma espécie de mensagem bem rápida. Enquanto canta o verso “um claro posicionamento político, laço no cabelo e bom senso crítico“, uma estrela branca pisca sob um fundo vermelho.

Eu precisei honrar a letra dessa música“, declara a artista em meio a risos.

Com áudios que pareciam ter sido enviados pelo WhatsApp utilizados como interlúdios dos blocos, Manu Gavassi passeou pelas músicas de sua carreira ao escolher o setlist de seu show.

Confira o setlist completo do 1º show da turnê “Eu Só Queria Ser Normal”:

1 – Eu nunca fui tão sozinha assim
2- Direção
3 – Salvezeunemteame(tantoassim)

4 – Reggaeton triste
5 – Vício
6 – Sub.ver.si.va

7- GRACINHA

Acústico

8 – Catarina
9 – Música secreta
10 – Odeio
11 – Te assusta
12 – Bossa Nossa

MEDLEY

13 – Caminho de Volta
14 – Garoto Errado
15 – Planos Impossíveis

16 – Eu Te Quero
17 – CANSEI
18 – Áudio de desculpas

BIS

19 – Vienna (cover de Billy Joel)
20 – Deve ser horrível dormir sem mim

Foto: Amanda Faia / Portal POPline