O Music Video Festival (m-v-f-) anunciou a abertura das inscrições de videoclipe e outros formatos unindo vídeo e música no Brasil e no mundo, para premiação deste ano. As inscrições para as 26 categorias seguem até o dia 10 de outubro, via Sympla.
As categorias são divididas em: 19 nacionais (com músicas de artistas brasileiros ou radicados no Brasil) e sete internacionais (com músicas de artistas estrangeiros ou brasileiros radicados no exterior), entre escolhas do júri e do público, incluindo novas categorias que acompanham movimentos e tendências do mercado de arte e vídeo, como “Efeitos Especiais em Vídeo“, e “Melhor Videoclipe para Marca ou Instituição“, que lança um olhar para o cruzamento do videoclipe e da publicidade.
> Diretora do m-v-f- fala sobre desafios do audiovisual musical
A categoria “Melhor Vídeo realizado na Cidade de São Paulo em parceria com a Spcine” premiará o melhor videoclipe, live, registro em vídeo de show, entre outros, que evidenciem paisagens da metrópole como cenário.
Apostando em temas importantes como diversidade e inclusão, o m-v-f award 2021 lança a categoria inédita “De Mina Pra Mina em parceria com a TPM”, que tem como recorte clipes dirigidos por mulheres, para artistas do gênero feminino.
Ainda sobre o assunto de inclusão, outra categoria que se mantém nesta edição é “Melhor Videoclipe Envolvendo Diversidade e Inclusão”, tendo como proposta do prêmio a mensagem social mais relevante. Além disso, há uma categoria dedicada à expressiva produção de primeiros trabalhos de jovens que estão criando uma nova comunidade criativa, a de “Melhor Videoclipe Estreante”.
Dentre as categorias estrangeiras, a novidade é “Melhor Videoclipe Latam” (Best Latam Music Video), que destaca videoclipes realizados para artistas latino-americanos, que não brasileiros, além das tradicionais “Best Music Video – Jury and Audience choices“, “Best Direction in a Music Video“, “Revelation in Direction in a Music Video“, “Best Animation“, e “Innovation in video in partnership with Menta Land“, categorias correspondentes também para inscrições nacionais.
Leia mais:
- Agência Atabaque foca no audiovisual e fala sobre Music Supervisor
- Giulia Be adia lançamento de álbum para se dedicar a projeto audiovisual
- Thiaguinho lançará projeto audiovisual pela Altafonte
Para concorrer, os vídeos deverão ter sido lançados ou com data de lançamento prevista entre 29 de novembro de 2020 a 10 de outubro de 2021. As inscrições são online com o valor de uma taxa de R$20,00 por clipe/categoria. As inscrições até 22/09 terão 50% de desconto, saindo por R$ 10,00. Os finalistas em cada uma das 26 categorias serão anunciados em 15/11/2021.
Com as incertezas da pandemia, o anúncio dos vencedores, segundo escolhas do público e do júri – esse ano composto por Ana Garcia, Criolo, Gustavo Von Ha, Maria Ângela Jesus, Rafael Kent e Suyane Ynaya – se dará em data a ser informada pela organização da premiação. Ainda, em uma parceria inédita com a Directors’ Library, os premiados terão um destaque editorial na plataforma dedicada aos melhores realizadores audiovisuais do mundo todo.
O m-v-f- awards 2021 é uma idealização da Cinnamon, com patrocínio da Spcine, apoio de UKMVAs, Buenos Aires Music Video Festival, Canadian Prism Prize, Mentaland, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e parceria de mídia do Canal Curta, Trip e Tpm, e Directors’ Library.