A cantora e compositora Luísa Sonza assinou contrato com a gravadora Sony Music. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18) nas redes sociais da artista e por meio de um comunicado da companhia enviado para a imprensa. Com o acordo, a gravadora promete investir na imagem da artista no país e também no exterior, dispondo de uma equipe internacional para cuidar dessa gestão, que inclui lançamentos em outras línguas, como inglês e espanhol.
Entretanto, no início da semana o jornalista Leo Dias antecipou o comunicado e afirmou que o contrato firmado foi no valor de US $20 milhões (cerca de R $100 milhões). Com quase cinco anos de carreira, a negociação que é uma das maiores reveladas na história do mercado musical brasileiro, movimentou a indústria: afinal, quais fatores fundamentam a valorização tão expressiva da carreira da Luísa Sonza?
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Estratégia e Projeções de Mercado
Com o olhar estratégico, Luísa Sonza abraçou todos os elementos de uma carreira Pop, desde o início da sua transição musical. O período de criação de vídeos cover no YouTube serviu como base para a artista encontrar a sua identidade. Entre os principais fatores, estão: a estética, conceito e investimento em produções musicais que dialogam diretamente com o Pop mainstream e a sua vida pessoal.
“Estou feliz em começar essa parceria com a Sony Music Brasil, uma das principais gravadoras do Brasil e do mundo. Tenho trabalhado arduamente nos últimos anos com uma equipe muito competente e tenho certeza que este novo time acrescentará demais e fará toda a diferença. Agradeço o carinho de todo o público e fãs que me apoiam e que sempre acreditaram no meu trabalho. Planejo muita coisa na minha carreira e junto com a Sony vocês podem esperar muitas novidades”, disse Luísa.
Além da criação de eras musicais bem detalhadas, Luísa soube trabalhar a sua imagem atrelada aos diálogos sobre a representatividade feminina, posicionamentos políticos e visão social igualitária. Além de estar presente, cada vez mais, como uma jovem empreendedora em eventos sobre negócios.
Questionada pelo POPline.Biz é Mundo da Música sobre os diferenciais que apoiam a valorização da carreira da Luísa Sonza, a CEO da Mynd e também empresária da artista, Fátima Pissarra, ressaltou:
“Para mim, a carreira da Luísa Sonza é valiosa, porque é uma carreira coordenada, pensada, testada e desenvolvida por ela. Toda a equipe trabalha para fazer acontecer o que está na cabeça dela. Ela é uma artista e pessoa extremamente inteligente e visionária, que desenvolve a música de acordo com o que ela acredita que vai dar certo.”, afirma a empresária.
De acordo com Fátima, Luísa possui uma visão clara sobre a sua trajetória artística e opinião em relação aos próximos passos que devem ser executados.
“Não somos nós que falamos o que vai funcionar, mas sim ela, porque é o que ela faz com o coração e pensando no desenvolvimento da carreira dela como um todo.”, revela Fátima.
Além de “Doce 22”
O catálogo musical de Luísa Sonza traz os seus trabalhos que vão além do sucesso inquestionável de “Doce 22”, considerado um dos principais álbuns do Pop Brasileiro de 2021. A produção possui mais de 1 bilhão de streams e todas as faixas com estreia no Top 70 do Spotify Brasil, além de ter conquistado o número 1 no iTunes Brasil.
No Spotify Brasil atualmente, a artista possui cerca de 9 milhões de ouvintes mensais. São mais de 3 bilhões de streams em todas as plataformas de áudio e 1.7 bilhão de views no YouTube.
Se traçarmos uma linha do tempo entre o EP “Luísa Sonza”, passando pelo álbum “Pandora” até o período de “Doce 22”, há uma série de intersecções de singles em parcerias, com os mais variados gêneros musicais. Recentemente, a artista entrou no “Top 50” no ranking mundial do Spotify com o single “senta(DONA) Remix”.
Dessa forma, Luísa começou a trabalhar a valorização da sua imagem e música em outros nichos artísticos e em paralelo, sua marca era fortalecida na mídia offline, como no programa “Dança dos Famosos” da TV Globo e mais recentemente como apresentadora do “Queen Stars” da HBO Max Brasil, e online, em veículos de comunicação, entre outros formatos.
A sua chegada na Sony Music foi celebrada pelos executivos da companhia da América Latina e no Brasil.
“Estamos mais do que felizes em receber a fantástica Luísa Sonza na família Sony Music. Desejamos a ela tudo de melhor para os projetos que estão por vir. Nos sentimos honrados por trabalharmos juntos com sua equipe incrível. Bem vinda Luísa!! Você é incrível!! E… O melhor ainda está por vir. Obrigado por sua confiança. VAMOS!!”, disse Afo Verde, Presidente e CEO Região Latin Iberia da Sony Music.
“Luísa Sonza é um fenômeno da cultura pop brasileira, um dos grandes nomes que despontaram nos últimos anos, a verdadeira Braba. Ficamos honrados e felizes em trazer sua autenticidade e talento para a família Sony Music, esse é apenas o começo”, disse Paulo Junqueiro, Presidente da Sony Music Brasil.
Força Publicitária
Um bom discurso baseado em verdades artísticas, nicho bem delimitado nos jovens e com o trabalho cada vez mais reconhecido em escala nacional, fortalecem os argumentos de Luísa Sonza para grandes contratos publicitários.
A artista, que faz parte do casting da agência Mynd, firmou parceria com diversas companhias, seja em formato de Product Placement – presença das marcas nos clipes, como Hotéis.com, Trident, por exemplo – ou, em campanhas regulares, como para a marca Pandora.
“Toda a estratégia, seleção das músicas, escolha dos feats e aprovação são 100% feitas por ela, e o nosso papel é fazer tudo isso estourar, explodir e acontecer, como uma equipe de gestão da marca Luísa Sonza.”, afirma Fátima Pissarra, CEO da Mynd.
A empresária fala sobre a sua percepção sobre o conceito de sucesso na atualidade a partir do desempenho de Luísa Sonza.
“Isso, para mim, é o sucesso de hoje. Não é mais o empresário que toma a decisão da música, do local e de como vai ser o show, e o artista simplesmente entra e canta. No caso da Luísa, ela é a mente da carreira dela e faz acontecer, pensando no começo, meio e fim, e idealizando para onde ela tem que ir. Nós, como equipe, fazemos acontecer da forma mais orquestrada possível, como especialistas de marca que somos.”
O impacto dos “Sonzers”
Na música, uma estratégia só ressoa de forma positiva se ela possuir adesão dos fãs. A força do fandom é inquestionável e o ponto central para qualquer carreira, e para a Luísa Sonza, não é diferente.
“Eu realmente acredito que o novo modelo é esse em que o artista coloca o que ele quer fazer, acredita e vai dar o sangue para fazer dar certo”, conta Fátima Pissarra, CEO da Mynd.
A artista possui 7 certificados de diamante, 5 de platina e 4 de ouro, quase 29 milhões de seguidores no Instagram e mais de 61 milhões na somatória das redes sociais, shows lotados pelo Brasil e feats internacionais com Katy Perry, Mariah Angeliq e Danna Paola.
A coragem de abrir aspectos particulares da sua vida, em um discurso simples e verdadeiro, atinge o ponto principal: a conexão com os “Sonzers”, sua forte base de fãs. Todos esses elementos compõem o ecossistema orgânico da sua trajetória que ganha novos valores e desdobramentos a cada dia.
Por fim, sejam através dos prêmios, números bilionários nos streamings, shows lotados e parcerias com marcas, Luísa tem nas mãos uma plataforma, com inúmeras possibilidades para ecoar a sua verdade e arte, agora, com ares internacionais. Que seja Doce.