Foto: Solen Feyissa/Unsplash
in

Lançamento do iOS 14 pode afetar em até 10% a conversão de anúncios no Facebook

A Apple anunciou alterações no iOS 14 que afetarão a maneira como o Facebook, e outros diversos aplicativos, recebem e processam as campanhas de anúncio de conversão. De acordo com a empresa, essas mudanças afetarão as companhias que anunciam aplicativos para celular, bem como aquelas que usam as ferramentas para empresas para otimizar anúncios de conversão na web, registrá-los ou defini-los como o objetivo.

Desde que foi divulgada a atualização, o POPline.Biz é Mundo da Música vem acompanhando de perto o movimento causado pelo recente anúncio da Apple, com o objetivo de trazer à tona todos os detalhes que podem impactar a forma como o setor da música desenvolve suas estratégias dentro do Facebook. Recentemente, inclusive, noticiamos que a questão está prestes a parar na justiça.

Direto ao ponto

Nesta quinta-feira (04), o Facebook apresentou um webinar voltado para anunciantes para mostrar os impactos que a mudança do iOS 14 trará para a rotina dos anúncios.

Em suma, a Apple começará a exigir que todos os aplicativos na App Store mostrem um aviso desenconrajador aos usuários de dispositivos iOS 14, conforme definido pela estrutura AppTrackingTransparency, em que proibirá a coleta e o compartilhamento de alguns dados, a menos que, quando o aviso aparecer, as pessoas aceitem que a atividade de dispositivos iOS 14 seja rastreada.

De acordo com o Facebook, à medida que mais usuários desativem o rastreamento em dispositivos iOS 14, a personalização de anúncios e os relatórios de desempenho apresentarão limitações para anúncios de conversão em aplicativos e na web. Segundo Renato Maria, líder de Marketing de Produto do Facebook no Brasil, a previsão é que diminua em pelo menos 10% a conversão dos anúncios.

A empresa garante que fornecerá atualizações e recursos adicionais para oferecer suporte às empresas que anunciam na plataforma assim que estiverem disponíveis. Além de criar a Central de Recursos, uma nova guia que ficará no gerenciador de anúncios e vai agrupar uma lista de tarefas e informações que vão guiar os usuários por etapas necessárias para melhorar e otimizar o desempenho dos seus anúncios com base na configuração atual da conta.

Mudanças

De acordo com o Facebook, a nova política do iOS 14 terá um impacto nocivo em muitas pequenas empresas que estão lutando para se manter operando. A Apple está criando uma política — aplicada por meio do AppTrackingTransparency do iOS 14 — que, segundo o Facebook, diz respeito ao lucro e não à privacidade.

“Isso forçará as empresas a recorrerem a assinaturas e outros tipos de pagamentos em aplicativo para obter receita, o que significa que a Apple irá lucrar em cima disso e muitos serviços gratuitos terão que começar a cobrar ou então sair do mercado”, revelam.

Para a Rede Social de Mark Zuckerberg, a gigante da tecnologia está prejudicando pequenas empresas e publishers, que já estão com dificuldades na pandemia. “Essas mudanças afetarão diretamente sua capacidade de usar seus orçamentos de publicidade de forma eficiente e eficaz. Nossos estudos mostram que, sem anúncios personalizados alimentados por seus próprios dados, as pequenas empresas poderiam ter um corte de mais de 60% nas vendas em seus sites vindas de anúncios”, afirma o Facebook.

A empresa também alertou que não prevê que as mudanças propostas pelo iOS 14 causem uma perda total de personalização, mas que há, sim, um movimento nessa direção, em longo prazo.

“Eles não estão jogando de acordo com suas próprias regras. A plataforma de anúncios personalizados da Apple não está sujeita à nova política”, revelam.

O Facebook tem sido contundente em dizer que não concorda com a abordagem da Apple, mas que não tem escolha a não ser exibir o seu aviso. Do contrário, é possível que ela enfrente retaliação, o que poderia prejudicar ainda mais as empresas. “Não podemos correr esse risco”, afirma.

Clique aqui e acesse o guia de ações mais técnicas que os anunciantes devem fazer para não serem pegos de surpresa na transição das ferramentas.

Escrito por Rafa Ventura

O clipe vem! Ariana Grande posta fotos com Doja Cat e Megan Thee Stallion

O clipe vem! Ariana Grande posta fotos com Doja Cat e Megan Thee Stallion

Anderson Leonardo, do grupo Molejo, confirma “relação sexual consentida” com MC